Hollande recua na revisão que previa perda de nacionalidade para terroristas

Parti socialiste / Flickr

O presidente da França, François Hollande

O presidente da França, François Hollande

O presidente francês anunciou esta quarta-feira que, por falta de apoio da oposição de direita, vai retirar o projeto de revisão constitucional apresentado depois dos atentados em Paris, que previa a perda de nacionalidade para terroristas.

Quatro meses depois de ter anunciado uma revisão constitucional para reforçar o combate antiterrorista, apresentada depois dos atentados na capital francesa em novembro do ano passado, François Hollande admitiu a derrota.

O presidente francês revelou esta quarta-feira que vai retirar o projeto de revisão constitucional, muito por causa da falta de apoio da oposição de direita.

“Decidi, depois de me reunir com os presidentes da Assembleia Nacional e do Senado, encerrar o debate constitucional”, declarou o chefe de Estado francês.

Entre as várias medidas estava, sobretudo, a retirada da nacionalidade francesa a condenados por terrorismo, um compromisso que, segundo Hollande, estava longe de ser alcançado.

Esta medida causou grande incompatibilidade dentro do governo francês e teve como maior expressão a demissão da ministra da Justiça, Christiane Taubira, no final de janeiro.

Além disso, o projeto também suscitou várias críticas por prever a inclusão na Constituição da Lei do Estado de Emergência.

“Noto também que parte da oposição é hostil a qualquer revisão constitucional”, acrescentou, numa breve declaração no Palácio do Eliseu, sede da Presidência da República francesa.

Apesar da renúncia, Hollande assegurou que não se vai desviar dos compromissos assumidos para garantir a segurança da nação.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.