A ministra da Justiça demitiu-se esta quarta-feira alegadamente por estar contra a vontade do Governo em retirar a cidadania francesa a condenados por terrorismo.
A ministra da Justiça, Christiane Taubira, apresentou a demissão esta quarta-feira, no dia em que começa o debate sobre novas alterações à Constituição ligadas à política da nacionalidade francesa.
Segundo a TSF, Taubira estará contra a vontade do Governo francês em avançar com a nova política que retira a cidadania a condenados por atos terroristas, caso estes possuam dois passaportes.
A ministra desde sempre se mostrou contra esta medida, que começou a ser discutida depois dos ataques na capital francesa, por considerá-la discriminatória.
A socialista já reagiu na sua conta do Twitter a esta decisão, afirmando que “às vezes resistir é ficar, outras vezes resistir é ir embora”.
O Governo francês já anunciou o seu sucessor, tendo a pasta da Justiça passado para Jean-Jacques Urvoas, um dos próprios responsáveis por esta polémica proposta.
ZAP
Às vezes, as pessoas fazem bem em ir embora.
Outras vezes, também.
Os franceses estavam fartos de ser atacados por …franceses …agora acabou-se
Há políticos com carácter por ai.
Mme la ministre, si elles sont considérées comme des terroristes et condamnés pour des crimes terroristes, d’être victimes de discrimination est un euphémisme, car seulement méritent d’être traités comme des personnes, des gens civilisés et pas des terroristes.