Holanda torna-se o primeiro país a proibir os Hells Angels

Um tribunal de Utrecht, na Holanda, baniu o clube de motards Hells Angels, devido à sua cultura de violência, que considerou pôr em risco a ordem pública e o Estado de direito.

A Holanda é o primeiro país a banir o grupo Hells Angels, fundado na Califórnia e presente em todo o mundo, com cerca de 470 ramos locais em 56 países, incluindo Portugal.

Os Hells Angels são sobretudo homens, reconhecíveis pelo gosto por motas Harley-Davidson, bem como a profusa utilização de ganga e coletes de cabedal, onde cosem os seus emblemas, representantes do estatuto na organização.

O grupo tem sido recorrentemente relacionado com crimes violentos, extorsão, tráfico de armas e estupefacientes, sendo descritos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos como organização criminosa.

Segundo o Sol, um tribunal de Utrecht, na Holanda, baniu esta quarta-feira o clube devido à sua cultura de violência, que o tribunal considerou pôr em risco a ordem pública e o Estado de direito. Esta decisão põe fim a anos de ações judiciais.

“O tribunal aceita que não se pode simplesmente banir uma associação. Tem de haver uma necessidade real de o fazer”, disse o porta-voz Hans Zuurmond, citado pelo DutchNews.nl. A decisão foi tomada devido à “violência inerente dentro do clube”, acrescentou o jornal.

Esta é a primeira vez que os Hells Angels são banidos num país, apesar de algumas secções locais já serem proibidas em determinadas zonas da Alemanha.

O Ministério Público holandês tentou, pela primeira vez, em 2007, que a organização fosse considerada ilegal. No entanto, a defesa alegou que o grupo não poderia ser banido como um todo, uma vez que não há uma administração central para as 16 secções holandesas. Ainda assim, o tribunal deliberou que há evidentes linhas nacionais e internacionais de comando.

Em Portugal, o grupo estive envolvido num ataque contra um grupo rival num restaurante em Loures, em março de 2018. Numa megaoperação em todo o país, a Polícia Judiciária deteve, na semana passada, mais 17 suspeitos do ataque que foram ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

Os Hells Angels acabaram por ficar em liberdade, mas obrigados a apresentarem-se todos os meses às autoridades. Além disso, estão proibidos de contactar entre si e com outros elementos ligados ao grupo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Apoiadíssimo. Acabem com essa quadrilha quanto antes. Da América só vem m*** e essa é uma delas. O banana do Costa, é claro, vai ficar de boca aberta e braços cruzados à espera que esses mânfios matem alguém.

RESPONDER

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …