/

Hitler é cidadão honorário de uma cidade austríaca há 87 anos

Adolf Hitler (1889-1945) é cidadão honorário da cidade austríaca de Wolfsberg há 87 anos, avança a agência espanhola EFE. A distinção deverá ser retirada esta sexta-feira, 20 de dezembro, em plenário municipal.

“Eu sabia, naturalmente, que Hitler tinha cidadania honorário (…) O que eu não sabia é que [a distinção] nunca tinha sido revogada”, disse o autarca local, o social-democrata Hans-Peter Schlagholz, em declarações ao jornal regional Unterkärntner Nachrichten.

Tal como recorda a EFE, a cidade de Reisberg, que mais tarde se tornou no município de Wolfsberg, foi pioneira na Áustria a homenagear o ditador alemão.

Hitler recebeu a distinção de cidadão honorário em junho de 1932, sete meses antes de ser nomeado chanceler da Alemanha e seis anos antes de o Reich alemão anexar a Áustria.

“Assumimos que a distinção foi anulada com a morte de Hitler”, explica Schlagholz, autarca da cidade de Wolfsberg, a cerca de 250 quilómetros ao sul de Viena.

Os serviços municipais explicaram que a distinção nunca foi formalmente retirada ou anulada. A anulação deverá ocorrer esta sexta-feira, quando o plenário municipal aprovar a retirada da cidadania de honra, 87 anos após a sua atribuição e 74 anos após a sua morte.

A agência espanhola explica ainda que o processo vai ocorrer ao abrigo da regulamentação municipal que define que o título deve ser revogado “se a pessoa condecorada provar ser indigna da distinção” em causa.

Hitler suicidou-se em 1945, pouco depois de ter sido derrotado na II Guerra Mundial.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.