/

Afinal, a “história verdadeira” que valeu um Óscar a Sandra Bullock é mentira

 

“The Blind Side” conta a alegada história verdadeira de Michael Oher, ex-jogador da NFL, a Liga de futebol americano, e da sua família adoptiva. Mas, afinal, o filme que valeu a Sandra Bullock o Óscar de Melhor Actriz conta uma mentira.

Quem viu “The Blind Side” (Um Sonho Possível na tradução para Português) sabe que relata a história biográfica de Michael Oher e da sua caminhada desde a pobreza ao sucesso como jogador de futebol americano na principal Liga da modalidade, a NFL.

Contudo, a verdade não é exactamente como foi contada, segundo alega Oher num processo judicial que apresentou, nesta semana, na justiça do Tennessee, acusando a sua família adoptiva de se ter aproveitado dele para fazer dinheiro.

Michael Oher nunca foi adoptado

O filme conta como Sean e Leigh Anne Tuohy, os pais adoptivos de Oher, o acolheram em casa, adoptando-o depois como um elemento da família e ajudando-o a chegar à NFL.

Mas o ex-jogador da NFL, actualmente com 37 anos, alega que nunca foi adoptado pelos Tuohy que têm dois filhos biológicos.

Os Tuohy terão apenas assinado um “acordo de tutela” três meses depois de Oher ter feito 18 anos. Desse modo, ficaram com o controlo legal sobre todas as transacções financeiras de Oher, como se refere no processo legal a que a Vanity Fair teve acesso.

Michael Oher descobriu essa mentira, para seu desgosto e constrangimento, em Fevereiro de 2023, quando soube que a tutela com a qual consentiu, com base no facto de que isso o tornaria num membro da família Tuohy, na verdade, não lhe fornecia nenhum relacionamento familiar com os Tuohy“, destaca-se no processo.

Assim, Oher pede ao tribunal para acabar com a tutela dos Tuohy e para os proibir de usarem o seu nome e imagem.

Além disso, quer que o casal lhe pague a parte dos lucros a que tem direito pela exploração da sua imagem nos últimos anos, bem como uma indemnização por danos não especificados.

O ex-jogador chegou a dizer em entrevistas que o filme prejudicou a sua vida profissional, não permitindo às pessoas verem as suas “habilidades” enquanto atleta.

No livro recentemente lançado – “When Your Back’s Against the Wall” [Quando tens as costas contra a parede] – , Oher conta a sua história e refere como o filme foi “uma grande fonte de algumas das [suas] mágoas e dores mais profundas“. Até porque terá sido o princípio do fim da sua relação com a família adoptiva.

O advogado de Oher, J. Gerard Stranch IV, revela que “o relacionamento de Mike com a família Tuohy começou a declinar quando ele descobriu que foi retratado, no filme, como pouco inteligente“, cita a Vanity Fair.

Em 2016, numa entrevista da família Tuohy à CBS Miami, o casal e os dois filhos comentaram notícias sobre o facto de Oher não gostar da forma como é retratado em “The Blind Side”. Justificaram que ele estaria apenas “cansado” do filme.

“Oher era o único membro da família que não recebia cheques do filme”

No processo judicial apresentado por Oher contra os Tuohy, o ex-jogador afirma ainda que nunca recebeu qualquer dinheiro pelo filme biográfico que arrecadou mais de 300 milhões de dólares nas bilheteiras de cinema.

Os Tuohy e os seus dois filhos biológicos receberam 225 milhões de dólares e mais 2,5% da “receita líquida definida” do filme, de acordo com o processo legal.

No livro “In a Heartbeat: Sharing the Power of Cheerful Giving” [[Num piscar de olhos: partilhando o poder de doar com alegria], lançado em 2010, pelos Tuohy, estes escrevem que os lucros do filme foram divididos em cinco partes por toda a família, isto, é, pelos dois elementos do casal, pelos seus dois filhos biológicos e por Oher.

Sean Tuohy também reforçou, em declarações a jornais locais, que “todos na família receberam uma parte igual” dos lucros de “The Blind Side”, “incluindo Michael”.

Contudo, o advogado de Oher assegura que este “era o único membro da família que não recebia cheques de royalties do filme“.

J. Gerard Stranch IV acrescenta, contudo, que a gota de água na relação com os Tuohy foi o facto de ter percebido que “não era adoptado e que não fazia parte da família” ao contrário da mensagem que o filme passa.

Já querem tirar o Óscar a Sandra Bullock

“The Blind Side” foi realizado por John Lee Hancock e valeu a Sandra Bullock o Óscar de Melhor Actriz, em 2009, pelo seu desempenho como a mãe adoptiva de Michael Oher, Leigh Anne Tuohy.

Depois das polémicas revelações de Michael Oher, há quem queira “tirar” o Óscar à actriz de 59 anos. Mas Quinton Aaron, actor que faz de Oher em “The Blind Side”, já saiu em defesa de Sandra Bullock, sublinhando que a actriz “não tem nada a ver com a história real”.

Entretanto, uma pessoa próxima da actriz refere ao The Daily Mail que Sandra Bullock “odeia que uma história tão maravilhosa, um filme espectacular e um momento espectacular na sua vida, tenham sido contaminados“.

Agora, assistindo ao filme, as pessoas vão ter “uma reacção completamente diferente à sua intenção original“, acrescenta a mesma fonte, notando que houve muito “trabalho duro” envolvido e que “todos pensaram” que a história era “a verdade”.

Note-se que Sandra Bullock vive, nesta altura, uma situação pessoal difícil após a morte do namorado Bryan Randall, de 57 anos, que sofria de esclerose lateral amiotrófica.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.