A verdadeira história da fotografia que deu a volta ao mundo (quase literalmente)

(dr)

A fotografia verdadeira de uma mãe a dormir abraçada ao filho numa rua de Lisboa tornou-se viral. Mas afinal não era Lisboa e a história era mentira.

No dia 7 de novembro de 2017, a Sud Radio francesa publicou uma fotografia que tinha sido partilhada 90 mil vezes em apenas quatro dias. A foto mostra uma mulher, a dormir no chão de uma rua pedonal, abraçada a uma criança. Ambas estão tapadas por um cobertor.

A rádio identifica como local a Rue de Sainte-Catherine, em Bordéus. Não é uma rua qualquer, mas sim uma das mais longas ruas exclusivamente pedonais da Europa, com mais de um quilómetro e faz parte da zona classificada como património mundial pela UNESCO.

De 2017 para 2018 e de Bordéus para Lisboa: a fotografia chegou a Portugal. Desde segunda-feira, já foi partilhada mais de 38 mil vezes por pessoas que acreditaram que aquela rua pertencia à capital portuguesa.

Numa das ruas de (Lisboa?). Uma mãe com a sua criança. Qual é o programa de apoio que tem para eles, Sr. Ministro?…

Publicado por Ana Kandsmar em Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Mas bastava olhar com atenção para ver que não era Lisboa, nota o DN. Há, bem à vista, numa esquina, um restaurante da cadeia KFC. Mas não há nenhum restaurante KFC no centro histórico de Lisboa.

Durante o ano que demorou a chegar a Lisboa, a fotografia deu a volta ao mundo. John Clinton denunciou, com a fotografia, a situação dos sem-abrigo na Irlanda. Ciáran Bolger denunciou-o, acusando o partido Sinn Fein de ter uma “mentalidade doentia”. Bolger pertence ao partido rival irlandês Fianna Fáil.

Há duas semanas, a foto surgiu no site Spotted in Yorkshire (“Encontrado em Yorkshire”), lamentando que a mulher e a criança, agora inglesas, tivessem de dormir na rua.

Uns dias antes do Natal do ano passado, a mulher, afinal, estava a dormir numa rua na Sícilia, garantiu o jornal italiano You Reporter. “Ajudem-nos, são seres humanos”, escreveu.

Uma breve pesquisa no Google Image Reverse Search mostra que a foto foi publicada na Indonésia, na Tailândia, na Tunísia. Serviu para criticar o autarca de Bordéus – o ex-primeiro-ministro de direita Alain Juppé -, para acusar um ministro português do PS de não fazer nada, para apontar França como exemplo de falta de acolhimento a refugiados e para apontar à esquerda irlandesa uma falha moral.

Entretanto, ninguém sabia a história verdadeira das duas pessoas fotografadas. Na realidade, a mãe que aparece na foto chama-se Marie-Sophie e é uma francesa da região vinhateira do Médoc. Tem duas crianças e, desde dezembro do ano passado tem uma casa. As associações Habitat e Humanisme Bordeaux, conseguiram disponibilizar-lhes um T3 na zona de Chartrons.

A imagem que começou a circular recentemente em Portugal é do seu passado em versão viral. Muita gente usou a foto para protestar contra a desumanidade de haver pessoas a dormir na rua. Muitos outros fizeram-nos para criticar politicamente aqueles de quem não gostam. Outros terão ganho dinheiro com os cliques, que remuneram a publicidade online, à custa de quem seguiu a desinformação.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …