Poupança de energia. Hipermercados e centros comerciais recusam fechar mais cedo

4

foto: Mauritsvink / wikimedia

Os comerciantes recusam fechar as portas mais cedo para pouparem energia e sugerem alternativas como a aposta na auto-suficiência energética dos edifícios.

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal sugeriu que houvesse uma redução na iluminação noturna pública e das montras, à semelhança do que aconteceu em Espanha, para a poupança de energia.

No entanto, a proposta para a redução de horários do comércio está a ser muito mais contestada. Carla Salsinha, presidente da União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa, explica ao jornal i que esta deve medida só deve ser tomada em último caso e lembra que os centros comerciais e hipermercados têm de ser incluídos.

“Os centros comerciais poderiam fechar ao domingo às 20h, o que já representaria uma redução significativa, ou em alternativa, durante a semana em vez de fecharem à meia-noite poderiam encerrar às 23h”, sugere.

A responsável lembra que a grande maioria do comércio de rua já fecha entre as 19 e as 20 horas, mas mesmo assim, propõem que as lojas fechem uma hora mais cedo para poderem ajudar na poupança de eletricidade.

Já Rodrigo Moita de Deus, diretor executivo da Associação de Centros Comerciais, também não é adepto da ideia e lembra o impacto que o setor já sofreu com os confinamentos impostos pela pandemia.

O responsável sugere medidas alternativas, como garantir que os edifícios possam autoproduzir a energia que consomem com a instalação de painéis solares, mas realça que “para isso é preciso agilizar os processos de licenciamento que demoram imenso tempo”.

Carla Salsinha também aponta responsabilidades aos hipermercados, mas Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), considera que a redução de horários é uma “ideia populista e não contribui para a redução eficaz de consumo de energia” e que não se aplica ao contexto português.

A União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa defende ainda que o Governo apoie as empresas com um corte nos impostos caso estas medidas de contenção do consumo de energia avancem.

ZAP //

4 Comments

  1. Quando vou aos centros comerciais de verão é quase necessário vestir 1 camisola e de inverno dá para andar de manga curta…
    Nos bancos ainda pior…
    4 ou 5 ºC fazem muita diferença nos consumos porque não começar por ai?

    • Concordo!!
      E com o horário de Inverno, como é que fazem? não se muda, ou fica o país às escuras às 17h para poupar energia!!

  2. E fazem muito bem. Como é possível mandarem os centros comerciais fechar mais cedo para poupar energia, e ao mesmo tempo incentivar a compra de carros elétricos, que precisam de ser carregados 8 a 10 horas para andar 300 kms? Onde está a razão e a moral para mandar os outros poupar energia? Isto é um absurdo, ridículo, impensável, uma desnorte e uma hipocrisia tremenda.

  3. Isto é mesmo uma desorientação pegada
    Primeiro incentivão a usar tudo elétrico por causa do carbono
    Agora há que deixar o elétrico
    No meu caso tenho painéis solares que para colocar 4 foi uma guerra porque nao podia produzir mais de 20%0do que consumia.
    Afinal em que ficamos?
    Já alguém fez algum estudo credível do impacto no consumo do fecho dos centros comerciais ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.