Há hipermercados a cobrar mais na caixa do que o preço indicado na etiqueta

14

Envato Elements

A ASAE já detetou várias grandes superfícies a fugir à lei e abriu processos para a aplicação de multas. A maioria dos hipermercados em causa fica no Sul do país, mas também há instâncias no Norte e no Centro.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) já apanhou vários hipermercados a cobrar mais aos clientes na caixa do que os preços que estão indicados nas etiquetas das prateleiras.

O inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, revela ao JN que já foram abertos cinco processos para a aplicação de multas aos estabelecimentos em questão, que são todos grandes superfícies e se encontram maioritariamente no Sul, apesar de também haver casos no Norte e no Centro.

Estes casos foram descobertos durante uma grande operação das autoridades que está a apurar se houve um aumento especulativo dos preços e que já foi levada a cabo em mais de 100 estabelecimentos por todo o país.

A ASAE está também a elaborar um relatório sobre as causas destes aumentos nos preços que vai analisar “em que momento da cadeia de valor” se dá a subida. Já há vários meses que a autoridade está a acompanhar a evolução dos preços dos cabazes.

Pedro Portugal Gaspar garante que estas oscilações de preços já tinham começado com a covid-19. A ASAE está também a acompanhar de perto as variações nos preços dos combustíveis e alerta para os vários casos de práticas especulativas ilegais.

Numa bomba de gasolina em Vila Pouca de Aguiar, por exemplo, a autoridade os comerciantes em flagrante delito a cobrar 1,65 euros aos clientes ainda antes de estes começaram a abastecer o depósito.

ZAP //

14 Comments

  1. Só agora é que se deram conta, carago?
    É que eu já vou com mais de trinta anos de batalhas com alguns dos ditos cujos, por causa do referido tipo de abusos.
    E mesmo assim só instauraram cinco processos?!…
    Fica demonstrado que andamos a ser ludibriados ( comidos por parvos) também por aqueles a quem asseguramos um salário público no fim de cada mês. E mais dois de bónus em cada ano.

      • Se isso for verdade, então deve poder dizer que “grande superfície comercial” é essa. Quanto mais não seja para mostrar que é m´-língua.

  2. Desde o inicio do ano que é norma… Cá ja dei conta de imensas vezes no Lidl e Continente.
    La fora também ja me apercebi deste roubo em cadeias comop o Aldi, Netto e Lidl

    O cliente confia, mal olha para o talão, e no final de contas são muitos “lapsos”.
    Especialmente em promoções que estão marcadas na prateleira e depois vai-se a ver e nada.

    Tem carta branca para roubar

  3. Mas isso esta sempre a acontecer só agora é que descobriram? As pessoas tem que estar atentas aos precos e depois verificar o talão a desculpa mtas vezes e que se esqueceram de atualizar o preço

    • Os doutores de marketing, formados pela Sonae são barras nisso.
      A Sonae apoiou instituições de ensino superior para ensinar como roubar os portugueses.

  4. Pois a mim ja sao algumas vezes tem de abrir os olhos sao cada vez mais sufusticados na roubalheira como por ex: na ultima compra que fiz a uns dias comprar um produto que tem 35 % de desconto no pingo doce e na conta final so aparece o desconto de 10% facam as contas depois de comprarem.

  5. Mais de uma vez chegas à caixa para pagar e cobram não o preço marcado na prateleira,mas muito mais. Mais de uma vez deixei esses produtos na propria caixa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.