/

Hillary propõe plano de saúde que abrange imigrantes ilegais

marcn / Flickr

Hillary Clinton

Hillary Clinton

A candidata democrata às eleições presidenciais, Hillary Clinton, apresentou hoje uma proposta para um plano de saúde, que inclui medidas para pessoas com 65 anos, imigrantes indocumentados e mais apoio financeiro para centros de saúde comunitários.

A proposta de plano, que já recebeu os aplausos do seu rival nas primárias, Bernie Sanders, foi negociada com a equipa do senador norte-americano, que também se candidatou à nomeação para as presidenciais de novembro.

O plano recupera não só propostas antigas de Hillary Clinton, mas também traz novas iniciativas, como parte da sua estratégia para conquistar os apoiantes do seu adversário democrata, que se define como socialista democrático.

“Temos muito trabalho para fazer para conseguirmos completar a nossa longa luta por uma saúde universal, de qualidade e acessível para todos os cidadãos norte-americanos”, disse a candidata, em comunicado.

A proposta de Clinton prevê alargar o Medicare, programa de saúde do Governo às pessoas com 65 anos, com uma opção também para os cidadãos com 55 anos ou mais.

Define igualmente que os imigrantes indocumentados possam ter acesso a serviços de saúde, além de querer reduzir o custo dos medicamentos por prescrição.

Hillary Clinton propõe ainda duplicar o financiamento para os cuidados de saúde primários nos centros de saúde comunitários, dos quais beneficiam as pessoas com menos recursos financeiros.

A ideia é dar a estes centros cerca de 36,2 mil milhões de euros em financiamento, durante dez anos, uma proposta negociada com a equipa de Sanders.

“A Lei do Cuidado de Saúde Acessível, promulgada por Obama, em 2010, foi um passo importante na direção do objetivo de uma saúde universal, oferecendo cobertura a mais 20 milhões de norte-americanos”, sublinhou a campanha de Clinton, no comunicado hoje divulgado.

A candidata acrescenta que, atualmente, 90% dos cidadãos norte-americanos têm seguro de saúde – “a maior percentagem na história do país”.

Entretanto, Bernie Sanders aplaudiu a proposta de Clinton, defendendo que se trata de um “significativo passo no sentido de garantir o acesso à saúde a todos os norte-americanos”.

As equipas de Clinton e Sanders estão a negociar, em Orlando, na Florida, o programa político para a Convenção Nacional Democrata, que se realiza nos dias 25 a 28 de julho, em Filadélfia, na Pensilvânia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.