Hezbollah é capaz de destruir a Cúpula de Ferro, o sistema de defesa aéreo de Israel

3

Combatente do Hezbollah em exercício na aldeia de Aaramta, Jezzine, sul do Líbano.

Ação libanesa poderá “causar enormes danos em cidades como Telavive”, salienta o diário britânico The Times.

O movimento xiita libanês Hezbollah está muito à frente do grupo palestiniano Hamas em número de projéteis, o que lhe permitiria eventualmente causar sérios danos nas principais cidades israelitas, inclusive Telavive, avança o The Times este domingo.

“O Hezbollah, apoiado pelo Irão, tem um arsenal de foguetes e mísseis muito maior do que o Hamas, e os especialistas sugerem que um ataque em grande escala a Israel poderia inicialmente sobrecarregar o sistema de defesa antimíssil Cúpula de Ferro, causando enormes danos a cidades como Telavive”, refere o jornal britânico.

No contexto da escalada de tensões entre Israel e o Líbano, “com dois adversários fortemente armados a enfrentarem-se numa região à beira do abismo, uma guerra que ninguém quer pode facilmente tornar-se realidade”, lê-se no artigo.

As preocupações surgem na sequência do ataque com rockets que atingiu um campo de futebol na aldeia de Majdal Shams, nos Montes Golã ocupados por Israel, no sábado, matando pelo menos 12 pessoas, incluindo crianças, e ferindo outras 30.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros israelita afirmou no mesmo dia que “o Hezbollah ultrapassou todas as linhas vermelhas”.

“Estamos perante uma guerra total“, disse Israel Katz.

O representante sénior do Hezbollah na comunicação social, Mohammad Afif, negou a responsabilidade do grupo no ataque a Majdal Shams. A organização xiita também emitiu uma declaração oficial na qual “nega categoricamente” o envolvimento na ação.

Recorde-se que o Cúpula de Ferro é um dos melhores sistemas de defesa aérea a nível mundial. Foi criado em 2006 na altura do conflito no Líbano com o Hezbollah – que matou dezenas de israelitas através de ataques aéreos. Israel tem 10 sistemas Cúpula de Ferro a funcionar.

ZAP // RT

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Israel, se julgar necessário em qualquer momento menos favorável, tem capacidade para arrasar completamente o Líbano.

  2. A Israel tudo é Permitido ate se quiser em pouco tempo arrasa portugal e so querer podem fazer o que quiserem e são sempre uns santinhos

    2
    1
  3. Israel que se lasque ! Já assassinou milhares de mulheres e crianças, e continua a faze-lo numa guerra insana. Então, que arque com as consequências dos desatinos de seu líder de extrema direita e extrema violência, e extrema burrice também.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.