“Herói anónimo” gastou 44 mil euros em 100 geradores e alimentos para ajudar vítimas do Dorian nas Bahamas

O momento foi testemunhado por uma pessoa num supermercado na Florida. O homem, que não quer ser conhecido, pagou 44 mil euros por 100 geradores. O equipamento vai chegar às pessoas afetadas de barco.

O homem norte-americano não divulgou o nome e dispensa a atenção. Entrou num supermercado em Jacksonville, Florida, na quarta-feira, e saiu com uma fatura de 49,285.70 dólares (cerca de 44 mil euros). Comprou 100 geradores, que vão agora ser distribuídos nas ilhas Ábaco e Grand Bahama em barcos para ajudar os afetados. A compra incluiu ainda alimentos e outros bens de primeira necessidade.

É importante ajudarmo-nos uns aos outros. É melhor do que ficar de braços cruzados. Vemos alguém que precisa de ajuda e ajudamos”, disse o homem, citado pela CNN.

A boa ação deste “herói anónimo” só foi conhecida porque alguém que também estava no supermercado testemunhou a compra dos geradores e partilhou-a nas redes sociais. Cada gerador custava 450 dólares (cerca de 407 euros).

“Tive de ir lá e agradecer. Fico tão contente por ver alguém fazer algo como isto”, contou Alec Sprague. “Dei-lhe um aperto de mão e agradeci-lhe. Ainda há boas pessoas no mundo”, acrescentou Sprague na legenda que acompanha a publicação que mostra o homem e os geradores.

Was just in Cosco off Collins getting a generator (at $450 each) and this guy right here is purchasing over 100…

Publicado por Alec Sprague em Quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Um agricultor disse à CNN que se vai encarregar de armazenar os equipamentos na Florida. Depois, a carga vai seguir até às Bahamas de barco, através de um capitão amigo do agricultor, chamado Errol Thurston.

Thurston tem enviado mantimentos para as vítimas do Dorian e diz que fazer chegar os geradores às ilhas vai ser um verdadeiro desafio, porque o oceano está bastante agitado. Ainda assim, garante que tem vários amigos que podem ajudá-lo e, se a via marítima falhar, o plano B passa por transportar os materiais de avião.

O balanço do número de mortos da passagem do furacão Dorian pelas Bahamas subiu de 20 para 30, um registo que pode ainda aumentar. Os corpos das vítimas foram encontrados nas ilhas Ábaco e ilha da Grande Bahama.

A principal cidade das Ábaco ficou destruída. O aeroporto ficou sob a água, com a pista inundada, e toda a zona parecia um lago. Os ventos fortes e as águas castanhas e lamacentas destruíram ou danificaram gravemente milhares de casas, incapacitando a atividade de hospitais e deixando muitas pessoas presas em sótãos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …