“Herói anónimo” gastou 44 mil euros em 100 geradores e alimentos para ajudar vítimas do Dorian nas Bahamas

O momento foi testemunhado por uma pessoa num supermercado na Florida. O homem, que não quer ser conhecido, pagou 44 mil euros por 100 geradores. O equipamento vai chegar às pessoas afetadas de barco.

O homem norte-americano não divulgou o nome e dispensa a atenção. Entrou num supermercado em Jacksonville, Florida, na quarta-feira, e saiu com uma fatura de 49,285.70 dólares (cerca de 44 mil euros). Comprou 100 geradores, que vão agora ser distribuídos nas ilhas Ábaco e Grand Bahama em barcos para ajudar os afetados. A compra incluiu ainda alimentos e outros bens de primeira necessidade.

É importante ajudarmo-nos uns aos outros. É melhor do que ficar de braços cruzados. Vemos alguém que precisa de ajuda e ajudamos”, disse o homem, citado pela CNN.

A boa ação deste “herói anónimo” só foi conhecida porque alguém que também estava no supermercado testemunhou a compra dos geradores e partilhou-a nas redes sociais. Cada gerador custava 450 dólares (cerca de 407 euros).

“Tive de ir lá e agradecer. Fico tão contente por ver alguém fazer algo como isto”, contou Alec Sprague. “Dei-lhe um aperto de mão e agradeci-lhe. Ainda há boas pessoas no mundo”, acrescentou Sprague na legenda que acompanha a publicação que mostra o homem e os geradores.

Was just in Cosco off Collins getting a generator (at $450 each) and this guy right here is purchasing over 100…

Publicado por Alec Sprague em Quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Um agricultor disse à CNN que se vai encarregar de armazenar os equipamentos na Florida. Depois, a carga vai seguir até às Bahamas de barco, através de um capitão amigo do agricultor, chamado Errol Thurston.

Thurston tem enviado mantimentos para as vítimas do Dorian e diz que fazer chegar os geradores às ilhas vai ser um verdadeiro desafio, porque o oceano está bastante agitado. Ainda assim, garante que tem vários amigos que podem ajudá-lo e, se a via marítima falhar, o plano B passa por transportar os materiais de avião.

O balanço do número de mortos da passagem do furacão Dorian pelas Bahamas subiu de 20 para 30, um registo que pode ainda aumentar. Os corpos das vítimas foram encontrados nas ilhas Ábaco e ilha da Grande Bahama.

A principal cidade das Ábaco ficou destruída. O aeroporto ficou sob a água, com a pista inundada, e toda a zona parecia um lago. Os ventos fortes e as águas castanhas e lamacentas destruíram ou danificaram gravemente milhares de casas, incapacitando a atividade de hospitais e deixando muitas pessoas presas em sótãos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …