Herdeiro da Samsung libertado após um ano de prisão

samsungtomorrow / Flickr

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

O vice-presidente da Samsung Electronics e filho do presidente do grupo Samsung tinha sido condenado em agosto a cinco anos de prisão, devido a um escândalo de suborno. Lee Jae-yong foi agora libertado, depois de um tribunal de instância superior ter suspendido a sentença.

Esta segunda-feira, um tribunal de recurso de Seul decretou esta segunda-feira a libertação do herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong.

Em agosto, o vice-presidente da Samsung Electronics e filho do presidente do grupo Samsung tinha sido condenado a cinco anos de prisão, no âmbito do escândalo que levou à destituição da ex-chefe de Estado sul-coreana Park Geun-hye.

No recurso, a pena de Lee Jae-yong foi reduzida para dois anos e meio, mas, como já cumpriu uma parte, foi libertado e não terá de cumprir o resto da pena.

O herdeiro afirmou que o ano passado atrás das grades foi passado em “preciosa auto-reflexão. “Mais uma vez sinto muito por não ter mostrado um lado melhor. Foi um tempo realmente precioso para refletir sobre mim mesmo durante um ano”, afirmou esta segunda-feira depois de ser libertado, citado pela Reuters.

Lee Jae-yong, de 49 anos, reconheceu ser culpado de várias infrações, nomeadamente corrupção, branqueamento de capitais ou ainda perjúrio. O caso tratava dos pagamentos feitos pela Samsung à amiga e confidente de Park, Choi Soon-sil, que o Ministério Público afirmou tratar-se da compra de favores políticos do governo.

No entanto, o tribunal de apelo não considerou algumas infrações pelas quais Lee foi dado como culpado e comutou a pena de prisão que ainda tinha a cumprir numa pena suspensa de dois anos e meio de cadeia.

“Park Geun-hye e Choi Soon-sil devem ser consideradas como os principais atores deste escândalo”, de acordo com a decisão do tribunal lida por um dos juízes.

A sentença de quatro outros responsáveis da Samsung Electronics, condenados ao mesmo tempo que Lee, também foram encurtadas. Dois deles, condenados a prisão efetiva, ficaram com penas suspensas.

De acordo com o Público, esta decisão significa que Lee pode voltar ao seu papel de vice-presidente da Samsung Electronics. O herdeiro abandonou o estabelecimento prisional, no qual estava detido desde 17 de fevereiro do ano passado, sem prestar declarações aos jornalistas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …