Herdeiro da Samsung libertado após um ano de prisão

samsungtomorrow / Flickr

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

O vice-presidente da Samsung Electronics e filho do presidente do grupo Samsung tinha sido condenado em agosto a cinco anos de prisão, devido a um escândalo de suborno. Lee Jae-yong foi agora libertado, depois de um tribunal de instância superior ter suspendido a sentença.

Esta segunda-feira, um tribunal de recurso de Seul decretou esta segunda-feira a libertação do herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong.

Em agosto, o vice-presidente da Samsung Electronics e filho do presidente do grupo Samsung tinha sido condenado a cinco anos de prisão, no âmbito do escândalo que levou à destituição da ex-chefe de Estado sul-coreana Park Geun-hye.

No recurso, a pena de Lee Jae-yong foi reduzida para dois anos e meio, mas, como já cumpriu uma parte, foi libertado e não terá de cumprir o resto da pena.

O herdeiro afirmou que o ano passado atrás das grades foi passado em “preciosa auto-reflexão. “Mais uma vez sinto muito por não ter mostrado um lado melhor. Foi um tempo realmente precioso para refletir sobre mim mesmo durante um ano”, afirmou esta segunda-feira depois de ser libertado, citado pela Reuters.

Lee Jae-yong, de 49 anos, reconheceu ser culpado de várias infrações, nomeadamente corrupção, branqueamento de capitais ou ainda perjúrio. O caso tratava dos pagamentos feitos pela Samsung à amiga e confidente de Park, Choi Soon-sil, que o Ministério Público afirmou tratar-se da compra de favores políticos do governo.

No entanto, o tribunal de apelo não considerou algumas infrações pelas quais Lee foi dado como culpado e comutou a pena de prisão que ainda tinha a cumprir numa pena suspensa de dois anos e meio de cadeia.

“Park Geun-hye e Choi Soon-sil devem ser consideradas como os principais atores deste escândalo”, de acordo com a decisão do tribunal lida por um dos juízes.

A sentença de quatro outros responsáveis da Samsung Electronics, condenados ao mesmo tempo que Lee, também foram encurtadas. Dois deles, condenados a prisão efetiva, ficaram com penas suspensas.

De acordo com o Público, esta decisão significa que Lee pode voltar ao seu papel de vice-presidente da Samsung Electronics. O herdeiro abandonou o estabelecimento prisional, no qual estava detido desde 17 de fevereiro do ano passado, sem prestar declarações aos jornalistas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …