Grandes herbívoros podem ajudar a salvar o permafrost que ainda resta

Cavalos, bisontes e outros grandes herbívoros podem ser usados para ajudar a salvar a grande parte do permafrost que ainda resta. 

De acordo com a revista Newsweek, o novo estudo sugere que 80% do permafrost pode ser preservado, até 2100, com a intervenção de animais como, por exemplo, cavalos, bisontes e renas.

Segundo os cientistas, cujo estudo foi publicado, esta terça-feira, na Scientific Reports, estes grandes herbívoros podem ajudar a proteger as regiões cobertas de permafrost, porque os seus cascos espalham e comprimem a cobertura de neve.

Anteriormente, estudos observacionais mostraram que a profundidade da cobertura de neve pode ser significativamente reduzida apenas com a presença de animais em pastoreio. Cem herbívoros num quilómetro quadrado de terra, por exemplo, podem reduzir pela metade a profundidade média da neve. Mas, agora, os cientistas da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, olharam para o que aconteceria se isso fosse aplicado a todo o círculo do Ártico.

Modelos computacionais baseados nessas observações, bem como em dados sobre fatores como a profundidade da neve, a temperatura da superfície e a cobertura do solo, foram usados para calcular quanto permafrost poderia ser economizado.

Os investigadores descobriram que, num cenário em que as emissões de gases de efeito estufa permanecem sem controlo (RCP 8.5), as temperaturas do permafrost devem aumentar 3,8°C.

Mas este número pode ser reduzido 44% para 2,1°C se a área for repovoada com grandes herbívoros. O estudo sugere que isso seria suficiente para economizar 80% do permafrost nos dias de hoje.

Os cientistas consideraram os efeitos colaterais adversos da introdução de animais em pastoreio, mas afirmam que os aspetos positivos superam os negativos. No entanto, apontam que, como se trata de um primeiro experimento, o estudo não considera necessariamente todos os processos ecológicos e físicos e, por isso, requer uma investigação mais aprofundada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …