Helicópteros do INEM não podem aterrar nos hospitais de Lisboa à noite

Tiago Petinga / Lusa

Nenhum dos hospitais da capital está preparado para receber os helicópteros do INEM durante a noite. Para piorar a situação, a Academia Militar deixou agora de ser usada como plano B.

Os hospitais de Lisboa não têm certificação da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para receber os helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) à noite, avança jornal Público na edição desta quarta-feira. Além disso, a Academia Militar deixou agora de ser uma opção para receber os doentes em emergência hospitalar.

Assim, e desde o dia 14 de janeiro, os helicópteros do INEM só têm o Aeroporto Militar de Figo Maduro para aterrar à noite, em Lisboa.

O problema é que nenhum dos hospitais da capital tem certificação da ANAC para receber as aeronaves durante a noite e, durante o dia, só o Hospital de Santa Maria o pode fazer.

Agora, a empresa operadora dos meios aéreos do INEM, a Babcock, apenas admite aterrar à noite na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa. Os restantes sítios de aterragem que funcionam durante todo o dia e noite estão localizados fora de Lisboa: no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, no Hospital de Cascais, no Hospital de Vila Franca de Xira e no heliporto de Salemas.

“No passado dia 14 de Janeiro de 2019, a empresa operadora dos meios aéreos do INEM, a Babcock, no âmbito da revisão de processos que fez a propósito do novo contrato, informou o INEM que a Academia Militar não podia ser utilizada para aterragem do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM)”, respondeu o INEM ao Público, acrescentando que a empresa apresentou as alternativas descritas em cima.

Durante os últimos anos, os helicópteros do INEM usaram a Academia Militar – apesar de não o poderem fazer – por se tratarem de situações de emergência e excecionais. Contudo, a excecionalidade foi-se tornando regra.

A empresa e a própria academia já pediram a autorização especial ao regulador “cuja conclusão estará para breve”, acredita o INEM.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Continua a pessegada do costume.
    Continua-se com o ‘desenrasca’ e o ‘definitivamente provisório’, sem estratégia nem soluções orgânicas.

RESPONDER

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …