“Helena” causa mais de mil incidentes (mas depois da tempestade, vem a bonança)

Hugo Delgado / Lusa

Uma estação de serviço que ficou danificada devido ao mau tempo provocado pela depressão “Helena”, em Esposende

Mais de mil ocorrências foram registadas em Portugal continental devido ao mau tempo, em especial quedas de árvores e de estruturas e inundações, disse fonte da Autoridade Nacional de proteção Civil (ANPC), adiantando que não existem feridos.

A Protecção Civil registou, nesta sexta-feira, até às 20h00, 1039 ocorrências relacionadas com o mau tempo em vários distritos de Portugal continental que está a ser afectado pelos efeitos da depressão “Helena”, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, Espanha.

Segundo fonte da ANPC, o litoral Norte e Centro foram as zonas mais afetadas pela depressão. “Coimbra foi o distrito com mais ocorrências, seguido de Lisboa, Viseu, Porto e Aveiro. Não existem feridos a registar até ao momento”, acrescentou.

A ANPC adiantou ainda que foram mobilizados 2435 operacionais e 919 veículos. A grande maioria das ocorrências é relativa a queda de árvores, queda de elementos de construção em estruturas edificadas e a inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal estiveram, entre as 12 e as 21 horas de sexta-feira, sob aviso vermelho, devido ao vento e à agitação marítima na costa ocidental.

Este sábado, toda a costa do Continente está abrangida pelo aviso vermelho do IPMA, devido à previsão de agitação marítima. Foram também accionados avisos laranja e amarelo, devido ao vento, para todos os distritos de Portugal continental, excepto Évora, e devido a neve para Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

De acordo com o Público, a ANPC refere, porém, que é esperada uma melhoria do estado tempo nas próximas horas, apesar de o alerta continuar ativo.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da depressão “Helena”, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, Espanha. Esta depressão está a afetar Portugal continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitido vários avisos meteorológicos.

Depois da tempestade, vem a bonança

Segundo informação disponível no site do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a Costa Norte da Madeira​ estão em aviso amarelo até às 18h00 devido à agitação marítima.

O IPMA prevê para este sábado nas regiões Norte e Centro períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir do meio da tarde. São ainda previstos aguaceiros fracos até ao meio da tarde, em especial no litoral e no extremo norte, que serão de neve acima de 800/1000 metros até meio da manhã.

O vento soprará fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora (km/h) de noroeste, soprando até final da tarde, moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral, e forte (35 a 50 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.

Para a região sul, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado a partir do meio da tarde, e aguaceiros fracos até ao início da manhã e em especial no litoral oeste.

Segundo o IPMA, o vento estará fraco a moderado (até 30 km/h) de noroeste, soprando até meio da tarde, moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral oeste, e forte (35 a 50 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas. Prevê-se ainda uma pequena descida da temperatura mínima.

Relativamente ao estado do mar, o IPMA prevê para a costa ocidental ondas de noroeste com quatro a cinco metros, sendo de cinco a sete metros até meio da manhã, diminuindo para 2,5 a 3,5 metros no final do dia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra e ao Algarve" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …