Harvey Weinstein condenado a 23 anos de prisão

Jason Szenes / EPA

Harvey Weinstein

O ex-produtor norte-americano foi condenado, esta quarta-feira, pelo Tribunal de Nova Iorque, a 23 anos de prisão pelos crimes de violação e assédio sexual.

Depois de mais de dois meses de julgamento, o veredito: Harvey Weinstein, famoso ex-produtor de Hollywood e o principal visado do movimento #MeToo, foi condenado, esta terça-feira, pelo Tribunal de Nova Iorque, a 23 anos de prisão, avança o The Guardian.

No passado dia 24 de fevereiro, Weinstein foi considerado culpado de ato sexual criminoso em primeiro grau e de violação em terceiro grau. O ex-produtor fugiu, porém, às duas acusações mais graves que enfrentava, de agressão sexual predatória. Weinstein, de 67 anos, enfrentava uma pena máxima que podia chegar aos 25 anos de prisão.

O caso é relativo à violação de Jessica Mann, cabeleireira e aspirante a atriz, que acusava o ex-produtor de, em 2013, a ter violado num quarto de hotel. O julgamento também visou Miriam Haleyi, uma assistente de produção forçada a receber sexo oral em 2006.

“Estou muito confuso. Acho que os homens estão confusos com tudo isto… com este sentimento de que milhares de homens e de mulheres estão a perder os seus processos. Estou preocupado com este país. Os Estados Unidos não estão a viver o ambiente certo”, afirmou o produtor à saída do tribunal, citado pelo jornal Observador.

Na terça-feira, o tribunal revelou mil páginas de documentos relacionados com o caso, entre os quais um email do ex-produtor no qual se lia que “Jennifer Aniston devia ser assassinada”, cita a revista Variety.

Essa foi a sua resposta a um jornalista do jornal National Enquirer, que entrou em contacto com um dos seus representantes para confirmar a história de também ter agredido sexualmente a atriz da série “Friends”.

Em 2019, a própria confirmou que não tinha sido assediada pelo ex-produtor, mas que este teve com ela comportamentos questionáveis como, por exemplo, quando se tentou sentar ao seu lado, em 2005, durante as gravações do filme “Derailed”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …