Hackers roubaram milhares de milhões em criptomoedas no ano passado

No ano passado, durante a pandemia, hackers fizeram grandes desvios relacionados com criptomoedas, faturando cerca de 3,78 mil milhões de dólares (aproximadamente 3,1 mil milhões de euros), segundo um relatório da Atlas VPN.

De acordo com um artigo do ZD Net, embora as perdas sejam enormes, não estão no nível do relatório da Atlas VPN, visto que para a sua elaboração foram utilizados valores de meados de janeiro de 2021, ao invés dos dados relativos aos momentos em que esses desvios foram efetuados.

Dados coletados pelo Slowmist Hacked mostraram que houve 122 ataques em 2020, visando três áreas principais: aplicações descentralizadas em execução na plataforma Ethereum (47 ataques, 437 milhões de dólares); trocas de criptomoedas (28 ataques, 300 milhões de dólares) e 27 ataques a carteiras ‘blockchain’.

As carteiras eram o alvo mais lucrativo, com 3 mil milhões de dólares em perdas e uma média de 112 milhões de dólares por evento de ‘hacking’, em comparação com cerca de 10 milhões de dólares por ataque em aplicações ou trocas na Ethereum.

O ZD Net avançou que houve uma ligeira diminuição no número de ataques relacionados ao ‘blockchain’, com uma queda de 8% em relação aos 133 ataques em 2019, e esse número deve cair ainda mais em 2021.

Contudo, a escala das perdas pode aumentar dramaticamente se o valor das ‘bitcoins’ e de outras criptomoedas mantiverem o crescimento, como fizeram em 2020.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

João Ferreira começou o dia a falar de habitação. E acabou a distribuir exemplares da Constituição aos mais jovens

O candidato presidencial apoiado pelo PCP defendeu, este domingo, que o Presidente da República deve usar de todos os seus poderes para tentar que seja criada uma nova lei da habitação, tema que considera ser "um …

Louçã rouba o protagonismo a Marisa Matias e tenta "desviar" votos socialistas

Marisa Matias acusou as autoridades e os poderes públicos em Portugal de terem falhado na preparação da nova vaga da pandemia. No entanto, foi Francisco Louçã quem roubou o protagonismo. O oitavo dia de campanha de …

Despachos do Governo regularizaram provisoriamente mais de 356 mil imigrantes

Mais de 356 mil imigrantes com processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ficaram regularizados de forma provisória em 2020, ao abrigo de dois despachos publicados na sequência do estado de calamidade devido …

Ex-diretor do FBI compara Donald Trump a "chefe da máfia"

James Comey, antigo diretor do FBI, disse que os Estados Unidos enfrentam "dias perigosos" perante a saída do atual Presidente, Donald Trump. O ex-diretor do FBI James Comey disse, este domingo, que os Estados Unidos enfrentam …

UE pede libertação imediata de Navalny. Opositor impedido de contactar defesa

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou no domingo "inaceitável" a detenção do opositor Alexei Navalny pelos serviços prisionais russos (FSIN) à sua chegada a Moscovo, apelando às autoridades daquele país para o libertarem …

Há três portugueses na corrida ao prémio de Melhor Autarca do Mundo

Os presidentes das Câmaras de Lisboa, de Cascais e de Braga integram a lista de 81 nomeados ao prémio de Melhor Autarca do Mundo. Fernando Medina, Carlos Carreiras e Ricardo Rio correm contra os autarcas …

"É um triunfo da vida contra os negacionistas". Brasil inicia vacinação e fala-se em impeachment de Bolsonaro

O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, aplicou este domingo a primeira dose da vacina contra a doença, em São Paulo, após a aprovação de duas vacinas pela entidade reguladora brasileira. A …

Comunidade cigana rende-se a Ana Gomes (e a candidata culpa Marcelo pela subida dos "adeptos de Trump")

Este domingo, Ana Gomes andou na zona metropolitana de Lisboa a ouvir as queixas dos bombeiros e a receber o apoio em massa da comunidade cigana de um bairro social. No quarto dia de campanha eleitoral, …

Portugal é o país da UE com mais casos por dia por milhão de habitante. Em termos de mortes, fica em 4.º lugar no mundo

Portugal é o país da União Europeia com a maior média de novos casos de covid-1 por milhão de habitantes. A nível mundial, apenas Israel supera a marca portuguesa neste momento. Depois de um crescente número …

FC Porto quer trazer Bruno Costa de volta ao Dragão

O FC Porto está de olho em Bruno Costa, médio do Portimonense que está por empréstimo no Paços de Ferreira. Os portistas estão a ponderar recomprar o médio de 23 anos. Outrora um excedentário do FC …