Hackers iranianos espiaram líderes políticos em todo o mundo

Pierre-Henry Muller / Wikimedia

-

Um grupo de cibercriminosos iranianos, ao longo de três anos, espiou líderes políticos e militares de alta patente de várias nações, incluindo os Estados Unidos e Israel, através da criação de perfis de Facebook falsos e de um portal noticioso fictício com o nome NewsOnAir.org, numa operação de espionagem cibernética sem precedentes.

A empresa de segurança informática iSight Partners, que revelou a campanha, avançou que os hackers alvejavam, entre outros, um almirante da Marinha norte-americana, legisladores e embaixadores dos Estados Unidos, membros do lobby israelo-americano e oficiais britânicos, da Arábia Saudita, da Síria, do Iraque e do Afeganistão.

A iSight recusou-se a identificar as vítimas e a divulgar a natureza da informação furtada, declarando somente que os espiões digitais procuravam adquirir credenciais para acesso a redes informáticas governamentais e corporativas, e infetar equipamentos com software nocivo.

Tifanny Jones, vice-presidente da iSight, afirmou que se a operação, que a empresa apelidou de Newscaster, esteve ativa durante tanto tempo é porque foi bem-sucedida.

Segundo consta, os criminosos cibernéticos iranianos criaram seis falsas identidades para trabalharem na organização noticiosa e fictícia NewsOnAir. Foram ainda, de acordo com a iSight, concebidas outras oito personagens que se conseguiram imiscuir em organizações governamentais de defesa.

Os ciberespiões arquitetaram contas ilusórias no Facebook e noutras redes sociais para estas 14 personagens, enchendo os seus perfis com desinformação pessoal, e tentaram travar amizade com os seus alvos.

A iSight disse que a operação, em curso pelo menos desde 2011, é a mais elaborada que recorre a técnicas de engenharia social descoberta até à data.

Dando vida às suas personas, os criminosos cibernéticos iranianos começaram por estabelecer contacto com os amigos, familiares e colegas das suas vítimas primárias, diluindo-se, assim, nos seus círculos mais íntimos, através das mais variadas redes sociais.

Numa fase inicial, os hackers enviavam conteúdos inofensivos para os seus alvos, numa tentativa de criar um relacionamento relativamente credível e confiável. Mais tarde, então, os predadores mostravam as garras, disseminando malware nos sistemas das suas vítimas, furtando informações confidenciais e dados de acesso a infraestruturas governamentais.

Jay Nancarrow, um porta-voz do Facebook, afirmou que a empresa tinha já eliminado os perfis falsificados relativos à organização NewsOnAir da sua rede, e acrescentou que esta situação veio mostrar as recentes melhorias nos sistemas da rede social que detetam contas falsas e malware.

Doug Madey, porta-voz do LinkedIn, assegurou que a empresa estava a escrutinar a sua base de contas, mas que nove dos 14 perfis estavam já inativos.

A ser provado que esta operação foi financiada pelo governo iraniano, Hassan Rouhani, o presidente do Irão, que tão veementemente advoga que a Internet deve ser vista como uma ferramenta do progresso e não como uma ameaça, cairá certamente em descrédito.

Podemos então ter diante de nós uma razão para a defesa da liberalização da Grande Rede no Irão.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …