Hackers iranianos espiaram líderes políticos em todo o mundo

Pierre-Henry Muller / Wikimedia

-

Um grupo de cibercriminosos iranianos, ao longo de três anos, espiou líderes políticos e militares de alta patente de várias nações, incluindo os Estados Unidos e Israel, através da criação de perfis de Facebook falsos e de um portal noticioso fictício com o nome NewsOnAir.org, numa operação de espionagem cibernética sem precedentes.

A empresa de segurança informática iSight Partners, que revelou a campanha, avançou que os hackers alvejavam, entre outros, um almirante da Marinha norte-americana, legisladores e embaixadores dos Estados Unidos, membros do lobby israelo-americano e oficiais britânicos, da Arábia Saudita, da Síria, do Iraque e do Afeganistão.

A iSight recusou-se a identificar as vítimas e a divulgar a natureza da informação furtada, declarando somente que os espiões digitais procuravam adquirir credenciais para acesso a redes informáticas governamentais e corporativas, e infetar equipamentos com software nocivo.

Tifanny Jones, vice-presidente da iSight, afirmou que se a operação, que a empresa apelidou de Newscaster, esteve ativa durante tanto tempo é porque foi bem-sucedida.

Segundo consta, os criminosos cibernéticos iranianos criaram seis falsas identidades para trabalharem na organização noticiosa e fictícia NewsOnAir. Foram ainda, de acordo com a iSight, concebidas outras oito personagens que se conseguiram imiscuir em organizações governamentais de defesa.

Os ciberespiões arquitetaram contas ilusórias no Facebook e noutras redes sociais para estas 14 personagens, enchendo os seus perfis com desinformação pessoal, e tentaram travar amizade com os seus alvos.

A iSight disse que a operação, em curso pelo menos desde 2011, é a mais elaborada que recorre a técnicas de engenharia social descoberta até à data.

Dando vida às suas personas, os criminosos cibernéticos iranianos começaram por estabelecer contacto com os amigos, familiares e colegas das suas vítimas primárias, diluindo-se, assim, nos seus círculos mais íntimos, através das mais variadas redes sociais.

Numa fase inicial, os hackers enviavam conteúdos inofensivos para os seus alvos, numa tentativa de criar um relacionamento relativamente credível e confiável. Mais tarde, então, os predadores mostravam as garras, disseminando malware nos sistemas das suas vítimas, furtando informações confidenciais e dados de acesso a infraestruturas governamentais.

Jay Nancarrow, um porta-voz do Facebook, afirmou que a empresa tinha já eliminado os perfis falsificados relativos à organização NewsOnAir da sua rede, e acrescentou que esta situação veio mostrar as recentes melhorias nos sistemas da rede social que detetam contas falsas e malware.

Doug Madey, porta-voz do LinkedIn, assegurou que a empresa estava a escrutinar a sua base de contas, mas que nove dos 14 perfis estavam já inativos.

A ser provado que esta operação foi financiada pelo governo iraniano, Hassan Rouhani, o presidente do Irão, que tão veementemente advoga que a Internet deve ser vista como uma ferramenta do progresso e não como uma ameaça, cairá certamente em descrédito.

Podemos então ter diante de nós uma razão para a defesa da liberalização da Grande Rede no Irão.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …