Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe.

De acordo com a CNET, sem violar os sistemas do Spotify, um grupo de hackers conseguiu ter acesso a cerca de 350.000 contas no serviço de streaming de música através de uma cache de credenciais de login roubadas noutras violações de dados.

Como os titulares das contas do Spotify estavam a reutilizar as palavras-passe de outras contas que possuíam, os piratas informáticos só tiveram de experimentar as combinações no serviço de streaming e procurar correspondências. Esta técnica é conhecida como credential stuffing.

Apesar de terem tido pouco trabalho a roubar as passwords, os hackers acabaram por cair no próprio erro de segurança e o feitiço virou-se contra o feiticeiro: isto porque acabaram por armazenar os registos numa base de dados na cloud não segura, ou seja, qualquer pessoa podia ter acesso aos dados sem precisar de uma palavra-passe.

Ran Locar e Noam Rotem, investigadores de segurança, encontraram os registos expostos como parte de um projeto de procura de dados não protegidos. Os especialistas publicaram as suas descobertas no site de segurança vpnMentor na segunda-feira.

Ainda não se sabe quem são os hackers por trás do banco de dados nem o que pretendiam fazer com ele.

A CNET sugere dois usos possíveis para justificar o roubar contas de Spotify: alugar as contas premium roubadas a outras pessoas por um preço inferior ou abastecer redes de robôs para manipular os serviços de streaming, usando técnicas obscuras para ganhar mais dinheiro de direitos de autor e melhorar a posição de artistas e bandas nas listas das músicas mais ouvidas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …

Multimilionário oferece 1 milhão em prémios por evidências de vida após a morte

Um empresário de Las Vegas, nos Estados Unidos, está a oferecer um milhão de dólares em prémios em troca de evidências de que existe vida após a morte. O investidor imobiliário e empresário espacial Robert Bigelow, …

Marcelo reeleito com 55% a 62% dos votos. Ana Gomes em segundo lugar

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito para um segundo mandato como Presidente da República, após vencer as eleições deste domingo com 55% a 62% dos votos.  Segundo as primeiras projeções, Ana Gomes deverá ficar em …

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …