Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe.

De acordo com a CNET, sem violar os sistemas do Spotify, um grupo de hackers conseguiu ter acesso a cerca de 350.000 contas no serviço de streaming de música através de uma cache de credenciais de login roubadas noutras violações de dados.

Como os titulares das contas do Spotify estavam a reutilizar as palavras-passe de outras contas que possuíam, os piratas informáticos só tiveram de experimentar as combinações no serviço de streaming e procurar correspondências. Esta técnica é conhecida como credential stuffing.

Apesar de terem tido pouco trabalho a roubar as passwords, os hackers acabaram por cair no próprio erro de segurança e o feitiço virou-se contra o feiticeiro: isto porque acabaram por armazenar os registos numa base de dados na cloud não segura, ou seja, qualquer pessoa podia ter acesso aos dados sem precisar de uma palavra-passe.

Ran Locar e Noam Rotem, investigadores de segurança, encontraram os registos expostos como parte de um projeto de procura de dados não protegidos. Os especialistas publicaram as suas descobertas no site de segurança vpnMentor na segunda-feira.

Ainda não se sabe quem são os hackers por trás do banco de dados nem o que pretendiam fazer com ele.

A CNET sugere dois usos possíveis para justificar o roubar contas de Spotify: alugar as contas premium roubadas a outras pessoas por um preço inferior ou abastecer redes de robôs para manipular os serviços de streaming, usando técnicas obscuras para ganhar mais dinheiro de direitos de autor e melhorar a posição de artistas e bandas nas listas das músicas mais ouvidas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …