Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe.

De acordo com a CNET, sem violar os sistemas do Spotify, um grupo de hackers conseguiu ter acesso a cerca de 350.000 contas no serviço de streaming de música através de uma cache de credenciais de login roubadas noutras violações de dados.

Como os titulares das contas do Spotify estavam a reutilizar as palavras-passe de outras contas que possuíam, os piratas informáticos só tiveram de experimentar as combinações no serviço de streaming e procurar correspondências. Esta técnica é conhecida como credential stuffing.

Apesar de terem tido pouco trabalho a roubar as passwords, os hackers acabaram por cair no próprio erro de segurança e o feitiço virou-se contra o feiticeiro: isto porque acabaram por armazenar os registos numa base de dados na cloud não segura, ou seja, qualquer pessoa podia ter acesso aos dados sem precisar de uma palavra-passe.

Ran Locar e Noam Rotem, investigadores de segurança, encontraram os registos expostos como parte de um projeto de procura de dados não protegidos. Os especialistas publicaram as suas descobertas no site de segurança vpnMentor na segunda-feira.

Ainda não se sabe quem são os hackers por trás do banco de dados nem o que pretendiam fazer com ele.

A CNET sugere dois usos possíveis para justificar o roubar contas de Spotify: alugar as contas premium roubadas a outras pessoas por um preço inferior ou abastecer redes de robôs para manipular os serviços de streaming, usando técnicas obscuras para ganhar mais dinheiro de direitos de autor e melhorar a posição de artistas e bandas nas listas das músicas mais ouvidas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo já admite transferir doentes com covid-19 para outros países

A ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu que o Governo está a "equacionar" pedir ajuda internacional para eventualmente transferir doentes com covid-19 para hospitais de outros países. "O Governo português está a accionar todos os mecanismos …

Milhões de estrelas-do-mar morreram transformadas em gosma. Cientistas já sabem porquê

Cientistas descobriram finalmente o culpado por trás da morte de milhões de estrelas do mar, que apareceram em várias regiões do mundo transformadas numa espécie de gosma. Em 2013, milhões de estrelas-do-mar morreram de forma estranha, …

Os sete planetas do tamanho da Terra da estranha estrela TRAPPIST-1 podem ser feitos de material semelhante

O sistema estelar TRAPPIST-1 é o lar do maior lote de planetas aproximadamente do tamanho da Terra já encontrado fora do nosso Sistema Solar. Descobertos em 2016 a cerca de 40 anos-luz de distância, estes …

Sem nuvens ou neblina. Descoberto o primeiro planeta semelhante a Júpiter com uma atmosfera límpida

Foi descoberto o primeiro planeta semelhante a Júpiter sem nuvens ou neblina, que é também o segundo mundo já identificado de atmosfera límpida, segundo uma nova investigação levada a cabo por astrónomos do do Harvard-Smithsonian …

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …