A empresa de monitorização de crédito Equifax revelou que dados sobre segurança social e outra informação pessoal relativa a 143 milhões de cidadãos norte-americanos foram pirateados.
A empresa, baseada em Atlanta, adiantou que “criminosos” exploraram uma aplicação num dos seus websites para aceder a ficheiros, ataque que terá ocorrido entre meados de maio e meados de julho este ano. A quebra de segurança foi detectada a 29 de julho pela própria Equifax, que “não tardou a eliminá-la”.
Segundo a PR Newswire, Richard F. Smith, presidente e CEO da Equifax, empresa global de soluções de informação de crédito que compila dados de consumidores de todo o mundo, já “apresentou desculpas pelo sucedido”, e garantiu que será realizada uma “detalhada investigação interna para apurar responsabilidades”.
Como consequência do ataque, terão sido expostos os nomes de 143 milhões de consumidores, os seus números da segurança social, datas de nascimento, moradas e, em alguns casos, números de cartas de condução. Também foram consultados os números dos cartões de crédito de cerca de 209 mil consumidores norte-americanos.
A companhia afirma que os piratas informáticos acederam também a informação pessoal limitada de residentes canadianos e britânicos. Segundo a Equifax, no entanto, nenhum consumidor de qualquer outro país terá sido afectado.
ZAP // Lusa