Há um pequeno hábito que o fará dormir melhor e acordar cheio de energia

Do desempenho cerebral ao humor, passando pela saúde intestinal, o sono desempenha um papel importante no bem-estar.

Segundo Dan Ford, psicólogo do sono da Better Sleep Clinic, pode estar a faltar uma peça para melhorar seu o sono e fazer com que acorde cheio de energia – e tem a ver com a sua rotina matinal.

De acordo com o especialista, citado pela She Finds, acordar à mesma hora todas as manhãs é crucial. O seu tempo de despertar desempenha um papel fundamental na regulação do ritmo circadiano e na libertação de hormonas importantes para o sono.

Quando se pensa em bons hábitos de sono, pensa-se no que se faz antes de ir para a cama, como desligar equipamentos eletrónicos e beber um chá. Mas, embora estes sejam hábitos que promovem um sono melhor, Dan Ford disse que uma boa rotina de acordar também pode ajudar.

“Embora os artigos na Internet recomendem uma rotina na hora de ir dormir, a ironia é que o hábito mais importante em toda a medicina do sono é levantar-se à mesma hora todos os dias e tentar não variar em mais de uma hora”, referiu.

“Primeiro, quando se levanta sempre à mesma hora, isto ajuda a equilibrar o ritmo circadiano”, explicou. Este é o “relógio mestre” do cérebro, que deteta a quantidade de luz que o corpo recebe para regular o organismo – sabendo então quando libertar hormonas, por exemplo.

“Quando mudas a hora de despertar, mudas os sinais” captados pelo ciclo circadiano, “atiras para fora de sincronia, e o resultado é semelhante aos sintomas do ‘jet lag’, de fadiga, náuseas, falta de energia”, indicou o especialista.

Dormir e acordar mais tarde do que o corpo está habituado pode ter, de facto, impacto no bem-estar, fazendo com que sinta menos energia ao longo do dia.

Mas acordar a mesma hora não melhora somente os níveis de energia. Pode também ajudá-lo a dormir melhor. “A razão para isto é que a duração do tempo de vigília determina a acumulação da adenosina no corpo. A acumulação da adenosina influencia o sono e a sua profundidade”, disse igualmente Dan Ford.

Quanto mais tempo estiver acordado, mais adenosina acumula – e mais fácil será adormecer. Em alternativa, se dormir para tentar “recuperar o sono”, o seu dia será mais curto do que o habitual, e provavelmente terá dificuldade em adormecer – o que significa que também terá menos energia pela manhã.

“A maioria dos adultos precisará de cerca de 16-17 horas de atividade de vigília antes de ter adenosina suficiente para dormir durante sete horas (a quantidade de horas mais saudável para um adulto)”, acrescentou o especialista.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.