/

Os habitantes de Banguecoque estão a “espirrar sangue” (e a culpa é da poluição)

4

Narong Sangnak / EPA

Uma frota de drones pulverizou água sobre Banguecoque na semana passada depois de níveis sem precedentes de poluição forçarem escolas a fechar e deixaram moradores a espirrar sangue.

O Ministério da Saúde da Tailândia aconselhou os moradores a evitar atividades ao ar livre, enquanto a crise de saúde continua a aumentar. As pessoas que se aventuravam ao ar livre frequentemente usavam máscaras.

Asawin Kwanmuang, o governador da cidade, aceitou que drones não seriam uma solução de longo prazo para os níveis de poluição de Banguecoque, mas convidou académicos e trabalhadores do setor privado a contribuírem com ideias para acabar com a crise de poluição.

“Aqueles que são conhecedores sobre este problema, não opinem às outras pessoas, mas a mim. Sou eu que estou a trabalhar nesta situação, por favor, deem-me conselhos“, apelou o político, citado pelo The Independent.

Banguecoque começou a distribuir máscaras e preparar chuvas artificiais para limpar o ar poluído. Porém, os críticos avisaram que a água não vai reduzir os níveis de poluição.

O governador declarou a cidade como uma “zona de controlo de poluição”, impondo o encerramento de rodovias e os limites de queima externa, construção e exaustão de diesel. As medidas propostas abordam as causas percebidas da poluição de Bangkok, particularmente na forma de emissões veiculares.

Nutthawut Sirichainarumit, um empregado de escritório na capital tailandesa, partilhou uma fotofragia do que parece ser sangue na sua mão.

จากข่าวมลภาวะในอากาศค่าฝุ่น P.M 2.5 ที่เพิ่มขึ้นทุกวันและไม่มีวี่แววจะลดลงเมื่อ 2…

Publicado por Nutthawut Sirichainarumit em Segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

 

“Fiquei completamente chocado porque nunca tinha espirrado sangue na minha vida inteira”, escreveu o tailandês.

Eventos meteorológicos que aprisionam a poluição nociva em Banguecoque exacerbaram a crise da poluição. Estes incluem uma inversão térmica, que retém partículas perto do solo, combinada com ventos fracos que não conseguem afastá-las.

O primeiro-ministro da Tailândia, Prayuth Chan-ocha, ordenou que sejam feitas inspeções a fábricas para medir a quantidade de poluição que estão a emitir.

ZAP //

4 Comments

  1. “mas convidou académicos e trabalhadores do setor privado a contribuírem com ideias para acabar com a crise de poluição.”
    Dicas, ideias já existem muitas, há muito tempo, o difícil é a sua aplicação
    Será que foi preciso chegar a este ponto, para tomarem medidas?
    Ou ainda é preciso mais?
    Veremos

    • E cuidado que o pior está para vir. A China está envelhecida pelo que a poluição neste país deverá manter-se tal como está nos próximos tempos. No entanto, a Índia está em forte crescimento. População jovem, economia assente em conhecimento, grandes expetativas para as próximas décadas… Será o próximo gigante económico. E se há sítio porco neste mundo é precisamente a Índia.

  2. A poluição em bangkok tem sido elevada de facto (eu estou cá)… mas não anda ninguém a espirrar sangue.
    Andam sim, é a espalhar algumas notícias falsas para lucrar com publicidade… ainda há dias, um blogger foi preso por “denegrir” a imagem da cidade ao dizer que uma pessoa morreu por causa da poluição (morreu sim, mas por acidente, nada relevante).

  3. A humanidade está louca, pergunto só quantos milhões de seres humanos habitarão em Banguecoque e quantas cidades pelo mundo fora estão nas mesmas condições, população a mais para espaço a menos, adeus mundo que vais de mal a pior.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.