Haaland: 13 lesões em três anos

(dr) BVB

Erling Braut Haaland

Aos 62 minutos do jogo entre Hoffenheim e Borussia Dortmund, o goleador saiu. Deixou de ser novidade nos últimos tempos.

Quando se fala nos possíveis sucessores de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi (e agora Robert Lewandowski) como melhores futebolistas do mundo, e olhando para os jogadores que nasceram no século XXI, ou lá perto, dois atletas surgem logo nas conversas: Kylian Mbappé e Erling Haaland.

A questão é que, para Ronaldo e Messi conseguirem a continuidade que conseguiram, sempre no topo, foi essencial não acumular lesões. Nenhum dos dois “desapareceu” dos relvados com frequência por causa de problemas físicos. Haaland ainda tem 21 anos mas não está a conseguir seguir esse percurso.

Neste sábado, num dos encontros da 20.ª jornada de Bundesliga, o Borussia Dortmund sofreu mas conseguiu vencer no terreno do Hoffenheim por 3-2. Haaland até foi o autor do primeiro golo dos visitantes, antes dos golos de Marco Reus e de David Raum (na própria baliza).

No entanto, faltava pouco menos de meia hora para o final do duelo quando o norueguês saiu. Desta vez por causa de problemas nos adutores.

Isto poderia ser uma notícia de relevo, uma grande novidade em Dortmund – mas o maior problema é que não é.

Olhando para o histórico de lesões, disponibilizado no portal Transfermarkt, verifica-se que, desde que chegou ao Borussia (Janeiro de 2020), esta é a oitava vez que o jovem apresenta problemas físicos que o obrigam a ficar fora dos relvados.

Olhando para um panorama geral, Haaland já se lesionou 13 vezes – sendo que a primeira lesão registada remonta a Outubro de 2018; por isso o avançado lesionou-se 13 vezes em pouco mais de três anos.

É certo que, nas sete primeiras situações em que teve problemas físicos, só falhou, ou um jogo, ou dois jogos. Mas no final de 2020 uma ruptura muscular originou uma ausência de sete encontros. Já nesta época falhou, ao todo, 10 compromissos do Borussia Dortmund – sempre por causa de lesões musculares.

Até chegar ao Borussia, Haaland tinha estado ausente em apenas sete jogos, devido a lesões. Desde que se mudou para a Alemanha, já falhou 22 partidas, em apenas dois anos.

As indicações que chegam da Alemanha é que esta lesão, contra o Hoffenheim, é semelhante à que sofreu em Dezembro de 2020, quando falhou sete jogos.

O jornal Bild lembra: por medir 1,94 metros e por pesar 88 quilos, é mais provável que sofra lesões, comparando com futebolistas mais baixos e menos pesados.

Mesmo sem o goleador sempre presente, o Borussia Dortmund vai segurando o segundo lugar no campeonato alemão, com menos seis pontos do que o líder Bayern Munique.

E nesta temporada Haaland já acumula…23 golos, em 20 jogos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.