Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

Joshua Stevens / NASA Earth Observator

Mineração de ouro em Aldan, na Rússia, vista do Espaço

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço.

A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, revela um confuso labirinto no leste da Rússia, criado por humanos e pelas suas máquinas.

Na verdade, estes “rabiscos” representam um local que faz parte do campo de minério de Kuranakh, que se estende por mais de 1.550 quilómetros quadrados e representa um dos maiores depósitos de ouro do país.

Segundo o Atlas Obscura, as operações de mineração na área, localizada no distrito de Aldan, na República de Sakha (Yakutia), decorrem desde a descoberta do depósito, em 1947.

Desde meados da década de 1960, a mineração a céu aberto em grande escala gravou uma assinatura na paisagem. Mas o labirinto irregular representa uma outra abordagem: mineração de placer com dragas de ouro.

Não é por acaso que os “rabiscos” da imagem seguem o curso de um antigo afluente do rio Aldan. Esta forma de mineração de ouro baseia-se na recolha de pedaços deste mineral que se acumulam, normalmente, em leitos de rios e riachos.

Quando um filão sofre erosão, as peças de ouro podem ficar concentradas em rios e riachos em depósitos de placer – depósitos de minerais densos e de longa duração, que se encontram onde a corrente de água em que são transportados se torna muito lenta.

Tal implica que os mineiros usem equipamento de dragagem.

As dragas de ouro desenterram os sedimentos e separam grandes rochas e outros materiais indesejáveis, deixando para trás longas filas desenhadas à medida que as máquinas se movem. O trajeto é visível do Espaço.

A mineração a céu aberto em grande escala continua até hoje. Técnicas de corte, perfuração e detonação são agora usadas para ter acesso ao minério, que é, depois, processado numa central local.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Ventura "muito confiante" nos resultados do Chega

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …