Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

Joshua Stevens / NASA Earth Observator

Mineração de ouro em Aldan, na Rússia, vista do Espaço

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço.

A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, revela um confuso labirinto no leste da Rússia, criado por humanos e pelas suas máquinas.

Na verdade, estes “rabiscos” representam um local que faz parte do campo de minério de Kuranakh, que se estende por mais de 1.550 quilómetros quadrados e representa um dos maiores depósitos de ouro do país.



Segundo o Atlas Obscura, as operações de mineração na área, localizada no distrito de Aldan, na República de Sakha (Yakutia), decorrem desde a descoberta do depósito, em 1947.

Desde meados da década de 1960, a mineração a céu aberto em grande escala gravou uma assinatura na paisagem. Mas o labirinto irregular representa uma outra abordagem: mineração de placer com dragas de ouro.

Não é por acaso que os “rabiscos” da imagem seguem o curso de um antigo afluente do rio Aldan. Esta forma de mineração de ouro baseia-se na recolha de pedaços deste mineral que se acumulam, normalmente, em leitos de rios e riachos.

Quando um filão sofre erosão, as peças de ouro podem ficar concentradas em rios e riachos em depósitos de placer – depósitos de minerais densos e de longa duração, que se encontram onde a corrente de água em que são transportados se torna muito lenta.

Tal implica que os mineiros usem equipamento de dragagem.

As dragas de ouro desenterram os sedimentos e separam grandes rochas e outros materiais indesejáveis, deixando para trás longas filas desenhadas à medida que as máquinas se movem. O trajeto é visível do Espaço.

A mineração a céu aberto em grande escala continua até hoje. Técnicas de corte, perfuração e detonação são agora usadas para ter acesso ao minério, que é, depois, processado numa central local.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …