/

Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

Joshua Stevens / NASA Earth Observator

Mineração de ouro em Aldan, na Rússia, vista do Espaço

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço.

A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, revela um confuso labirinto no leste da Rússia, criado por humanos e pelas suas máquinas.

Na verdade, estes “rabiscos” representam um local que faz parte do campo de minério de Kuranakh, que se estende por mais de 1.550 quilómetros quadrados e representa um dos maiores depósitos de ouro do país.

Segundo o Atlas Obscura, as operações de mineração na área, localizada no distrito de Aldan, na República de Sakha (Yakutia), decorrem desde a descoberta do depósito, em 1947.

Desde meados da década de 1960, a mineração a céu aberto em grande escala gravou uma assinatura na paisagem. Mas o labirinto irregular representa uma outra abordagem: mineração de placer com dragas de ouro.

Não é por acaso que os “rabiscos” da imagem seguem o curso de um antigo afluente do rio Aldan. Esta forma de mineração de ouro baseia-se na recolha de pedaços deste mineral que se acumulam, normalmente, em leitos de rios e riachos.

Quando um filão sofre erosão, as peças de ouro podem ficar concentradas em rios e riachos em depósitos de placer – depósitos de minerais densos e de longa duração, que se encontram onde a corrente de água em que são transportados se torna muito lenta.

Tal implica que os mineiros usem equipamento de dragagem.

As dragas de ouro desenterram os sedimentos e separam grandes rochas e outros materiais indesejáveis, deixando para trás longas filas desenhadas à medida que as máquinas se movem. O trajeto é visível do Espaço.

A mineração a céu aberto em grande escala continua até hoje. Técnicas de corte, perfuração e detonação são agora usadas para ter acesso ao minério, que é, depois, processado numa central local.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.