Há vestígios de ouro nesta imagem de satélite

Joshua Stevens / NASA Earth Observator

Mineração de ouro em Aldan, na Rússia, vista do Espaço

As operações de mineração num dos maiores depósitos de ouro da Rússia, em Aldan, incluem um método que deixa rastos na paisagem. E são visíveis do Espaço.

A imagem de satélite, tirada em setembro de 2019, revela um confuso labirinto no leste da Rússia, criado por humanos e pelas suas máquinas.

Na verdade, estes “rabiscos” representam um local que faz parte do campo de minério de Kuranakh, que se estende por mais de 1.550 quilómetros quadrados e representa um dos maiores depósitos de ouro do país.



Segundo o Atlas Obscura, as operações de mineração na área, localizada no distrito de Aldan, na República de Sakha (Yakutia), decorrem desde a descoberta do depósito, em 1947.

Desde meados da década de 1960, a mineração a céu aberto em grande escala gravou uma assinatura na paisagem. Mas o labirinto irregular representa uma outra abordagem: mineração de placer com dragas de ouro.

Não é por acaso que os “rabiscos” da imagem seguem o curso de um antigo afluente do rio Aldan. Esta forma de mineração de ouro baseia-se na recolha de pedaços deste mineral que se acumulam, normalmente, em leitos de rios e riachos.

Quando um filão sofre erosão, as peças de ouro podem ficar concentradas em rios e riachos em depósitos de placer – depósitos de minerais densos e de longa duração, que se encontram onde a corrente de água em que são transportados se torna muito lenta.

Tal implica que os mineiros usem equipamento de dragagem.

As dragas de ouro desenterram os sedimentos e separam grandes rochas e outros materiais indesejáveis, deixando para trás longas filas desenhadas à medida que as máquinas se movem. O trajeto é visível do Espaço.

A mineração a céu aberto em grande escala continua até hoje. Técnicas de corte, perfuração e detonação são agora usadas para ter acesso ao minério, que é, depois, processado numa central local.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …

Vídeo da TAP a contratar em Espanha gera revolta. Companhia já abriu inquérito disciplinar

Numa altura em que o cenário do despedimento colectivo na TAP está na agenda política nacional, há um vídeo que revela o director de Recursos Humanos da companhia numa acção de recrutamento de trabalhadores em …

Defesa alega que Salgado tem “lapsos de memória” e “desgaste físico e emocional”

Os advogados apresentam um apanhado do que chamam do perfil psicológico do arguido, bem como as condições físicas em que atualmente se encontra. A contestação conta com 191 páginas. Tendo em conta o escrutínio público a …

"Errar é humano". Rui Moreira defende Medina das críticas (mas garante que no Porto não aconteceria algo semelhante)

Depois de Fernando Medina se ver envolvido no casos dos dados dos ativistas russos, Rui Moreira vem defender o seu homólogo dizendo que este não deverá abandonar a autarquia lisboeta. Em entrevista à TVI24, o Presidente …

"Cena de Kafka ou de Orwell". Bielorrússia exibe Protasevich em conferência de imprensa

As autoridades bielorrussas exibiram, esta segunda-feira, o jornalista Roman Protasevich, numa conferência de imprensa descrita pela oposição como uma "cena kafkiana" e realizada sob "coação". Esta segunda-feira, Roman Protasevich esteve presente numa conferência de imprensa do …

Pipa conhece interesse do Sporting e não descarta transferência

Gonzalo Ávila Gordon, mais conhecido por Pipa, tem sido observado pelo Sporting CP como opção para concorrer pelo lugar de Pedro Porro. "Vi as notícias, sei que o Sporting é o campeão português e um grande …

Fatura da luz vai aumentar já no próximo mês

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou um aumento nos preços da luz para as cerca de 954 mil famílias que são abastecidas no mercado regulado. A revisão entra em vigor a 1 de julho …

Num dia "incrivelmente positivo", Biden lançou avisos a Putin e teve uma reunião "muito boa" com a Turquia

O presidente dos EUA, Joe Biden, considerou a cimeira da NATO, realizada esta segunda-feira em Bruxelas, um dia "incrivelmente positivo", naquela que foi a sua primeira deslocação internacional desde que tomou posse. Joe Biden destacou, durante …

Portugal enfrenta a Hungria à procura de retomar onde Éder nos deixou

A seleção portuguesa de futebol inicia esta terça-feira a defesa do título no Euro2020, com o objetivo de superar a Hungria, 'outsider' do Grupo F, em Budapeste, antes dos complicados embates frente às favoritas Alemanha …

Duarte Cordeiro admite que Lisboa corre o risco de recuar no desconfinamento

O coordenador para a covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo revelou, esta segunda-feira, que o concelho de Lisboa "já está acima do limite" de 240 casos por 100 mil habitantes. "Estamos a sentir um nível …