A cratera de grande dimensão que foi descoberta por pilotos russos há cerca de um ano em Yamal, na Sibéria, tem espantado os cientistas, tendo-se suposto até que teria sido causada por um meteorito. Mas, afinal, poderá ter uma origem termo-gasosa.
Uma nova expedição ao local onde se encontra este buraco misterioso, liderada pelo geólogo Vasili Bogoyavlenski, do Instituto de Petróleo e Gás da Academia de Ciências da Rússia, levou à conclusão de que o fosso foi provocado por uma explosão causada pela acumulação da excessiva pressão subterrânea.
Segundo os geólogos puderam apurar, o buraco terá assim sido causado pelo aumento das temperaturas numa zona onde o solo está habitualmente congelado.
O calor derreteu o gelo e levou à formação de orifícios com gás de alta pressão, conforme dados divulgados pela Administração da Região Autónoma de Yamal-Nenets, citados pelo RT.
A cratera tem-se enchido de água nos últimos tempos e é agora uma espécie de lago idêntico à maioria dos que existem na Península de Yamal.
ZAP
surfista prateado, chame o Fantastic 4
São portanto gases! OK.
Boa explicação! Se este buraco aparecesse nos EUA, seriam ET’S ou forças Islamitas. Daria para mais uma guerra, como eles tanto gostam!!
Extrapolação recheada de fértil imaginação que é como quem diz “deitei as cartas e…”
Quanto a mim foi buraco mandado construir pelo Estaline para desaparecer com os milhões de russos que mandou abater e pelos vistos o buraco ainda poderá servir para novos lideres comunistas satisfazerem os seus prazeres.
Gases…pois, já ouvi chamarem outras coisas! Na Sibéria, perto de um dos pólos gavitacionais da Terra, neste caso o Pólo Norte, seria bom de rever algumas teorias e até mesmo relatos ditos “fantásticos” de pessoas idóneas no seu saber e conhecimentos, aliás, existem bons livros sobre o tema. Experimentem pesquisar sobre a teoria da “Terra Oca”. Vão ficar surprendidos…