Há uma nova explicação científica para o misterioso buraco da Sibéria

CV Bulka / YouTube

A cratera de grande dimensão que foi descoberta por pilotos russos há cerca de um ano em Yamal, na Sibéria, tem espantado os cientistas, tendo-se suposto até que teria sido causada por um meteorito. Mas, afinal, poderá ter uma origem termo-gasosa.

Uma nova expedição ao local onde se encontra este buraco misterioso, liderada pelo geólogo Vasili Bogoyavlenski, do Instituto de Petróleo e Gás da Academia de Ciências da Rússia, levou à conclusão de que o fosso foi provocado por uma explosão causada pela acumulação da excessiva pressão subterrânea.

Segundo os geólogos puderam apurar, o buraco terá assim sido causado pelo aumento das temperaturas numa zona onde o solo está habitualmente congelado.

O calor derreteu o gelo e levou à formação de orifícios com gás de alta pressão, conforme dados divulgados pela Administração da Região Autónoma de Yamal-Nenets, citados pelo RT.

A cratera tem-se enchido de água nos últimos tempos e é agora uma espécie de lago idêntico à maioria dos que existem na Península de Yamal.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa explicação! Se este buraco aparecesse nos EUA, seriam ET’S ou forças Islamitas. Daria para mais uma guerra, como eles tanto gostam!!

  2. Quanto a mim foi buraco mandado construir pelo Estaline para desaparecer com os milhões de russos que mandou abater e pelos vistos o buraco ainda poderá servir para novos lideres comunistas satisfazerem os seus prazeres.

  3. Gases…pois, já ouvi chamarem outras coisas! Na Sibéria, perto de um dos pólos gavitacionais da Terra, neste caso o Pólo Norte, seria bom de rever algumas teorias e até mesmo relatos ditos “fantásticos” de pessoas idóneas no seu saber e conhecimentos, aliás, existem bons livros sobre o tema. Experimentem pesquisar sobre a teoria da “Terra Oca”. Vão ficar surprendidos…

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …