Há uma nova explicação científica para o misterioso buraco da Sibéria

CV Bulka / YouTube

A cratera de grande dimensão que foi descoberta por pilotos russos há cerca de um ano em Yamal, na Sibéria, tem espantado os cientistas, tendo-se suposto até que teria sido causada por um meteorito. Mas, afinal, poderá ter uma origem termo-gasosa.

Uma nova expedição ao local onde se encontra este buraco misterioso, liderada pelo geólogo Vasili Bogoyavlenski, do Instituto de Petróleo e Gás da Academia de Ciências da Rússia, levou à conclusão de que o fosso foi provocado por uma explosão causada pela acumulação da excessiva pressão subterrânea.

Segundo os geólogos puderam apurar, o buraco terá assim sido causado pelo aumento das temperaturas numa zona onde o solo está habitualmente congelado.

O calor derreteu o gelo e levou à formação de orifícios com gás de alta pressão, conforme dados divulgados pela Administração da Região Autónoma de Yamal-Nenets, citados pelo RT.

A cratera tem-se enchido de água nos últimos tempos e é agora uma espécie de lago idêntico à maioria dos que existem na Península de Yamal.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa explicação! Se este buraco aparecesse nos EUA, seriam ET’S ou forças Islamitas. Daria para mais uma guerra, como eles tanto gostam!!

  2. Quanto a mim foi buraco mandado construir pelo Estaline para desaparecer com os milhões de russos que mandou abater e pelos vistos o buraco ainda poderá servir para novos lideres comunistas satisfazerem os seus prazeres.

  3. Gases…pois, já ouvi chamarem outras coisas! Na Sibéria, perto de um dos pólos gavitacionais da Terra, neste caso o Pólo Norte, seria bom de rever algumas teorias e até mesmo relatos ditos “fantásticos” de pessoas idóneas no seu saber e conhecimentos, aliás, existem bons livros sobre o tema. Experimentem pesquisar sobre a teoria da “Terra Oca”. Vão ficar surprendidos…

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …