Há uma nova explicação científica para o misterioso buraco da Sibéria

CV Bulka / YouTube

A cratera de grande dimensão que foi descoberta por pilotos russos há cerca de um ano em Yamal, na Sibéria, tem espantado os cientistas, tendo-se suposto até que teria sido causada por um meteorito. Mas, afinal, poderá ter uma origem termo-gasosa.

Uma nova expedição ao local onde se encontra este buraco misterioso, liderada pelo geólogo Vasili Bogoyavlenski, do Instituto de Petróleo e Gás da Academia de Ciências da Rússia, levou à conclusão de que o fosso foi provocado por uma explosão causada pela acumulação da excessiva pressão subterrânea.

Segundo os geólogos puderam apurar, o buraco terá assim sido causado pelo aumento das temperaturas numa zona onde o solo está habitualmente congelado.

O calor derreteu o gelo e levou à formação de orifícios com gás de alta pressão, conforme dados divulgados pela Administração da Região Autónoma de Yamal-Nenets, citados pelo RT.

A cratera tem-se enchido de água nos últimos tempos e é agora uma espécie de lago idêntico à maioria dos que existem na Península de Yamal.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa explicação! Se este buraco aparecesse nos EUA, seriam ET’S ou forças Islamitas. Daria para mais uma guerra, como eles tanto gostam!!

  2. Quanto a mim foi buraco mandado construir pelo Estaline para desaparecer com os milhões de russos que mandou abater e pelos vistos o buraco ainda poderá servir para novos lideres comunistas satisfazerem os seus prazeres.

  3. Gases…pois, já ouvi chamarem outras coisas! Na Sibéria, perto de um dos pólos gavitacionais da Terra, neste caso o Pólo Norte, seria bom de rever algumas teorias e até mesmo relatos ditos “fantásticos” de pessoas idóneas no seu saber e conhecimentos, aliás, existem bons livros sobre o tema. Experimentem pesquisar sobre a teoria da “Terra Oca”. Vão ficar surprendidos…

RESPONDER

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …

Há "incompatibilidade claríssima" no family gate, mas lei é "absurda"

Em Paris, Rui Rio deu a entender que concorda com o parecer do MP sobre as incompatibilidades familiares no Governo: A lei foi violada? Foi. É absurda? É. O presidente do PSD, Rui Rio, diz que …

Der Spiegel analisa mandato de Costa e compara estabilidade portuguesa à "aldeia de Astérix"

A revista alemã Der Spiegel" dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do "simpático Senhor Costa" e à "receita" da governação do "socialista confiável", como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa …

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre suspeitas de casos de ébola no país

A Organização Mundial de Saúde diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades de recusarem informar sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusa a Tanzânia …

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …

"Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não"

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não. Se a ex-professora universitária tivesse de …

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …