Há uma nova explicação científica para o misterioso buraco da Sibéria

CV Bulka / YouTube

A cratera de grande dimensão que foi descoberta por pilotos russos há cerca de um ano em Yamal, na Sibéria, tem espantado os cientistas, tendo-se suposto até que teria sido causada por um meteorito. Mas, afinal, poderá ter uma origem termo-gasosa.

Uma nova expedição ao local onde se encontra este buraco misterioso, liderada pelo geólogo Vasili Bogoyavlenski, do Instituto de Petróleo e Gás da Academia de Ciências da Rússia, levou à conclusão de que o fosso foi provocado por uma explosão causada pela acumulação da excessiva pressão subterrânea.

Segundo os geólogos puderam apurar, o buraco terá assim sido causado pelo aumento das temperaturas numa zona onde o solo está habitualmente congelado.

O calor derreteu o gelo e levou à formação de orifícios com gás de alta pressão, conforme dados divulgados pela Administração da Região Autónoma de Yamal-Nenets, citados pelo RT.

A cratera tem-se enchido de água nos últimos tempos e é agora uma espécie de lago idêntico à maioria dos que existem na Península de Yamal.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa explicação! Se este buraco aparecesse nos EUA, seriam ET’S ou forças Islamitas. Daria para mais uma guerra, como eles tanto gostam!!

  2. Quanto a mim foi buraco mandado construir pelo Estaline para desaparecer com os milhões de russos que mandou abater e pelos vistos o buraco ainda poderá servir para novos lideres comunistas satisfazerem os seus prazeres.

  3. Gases…pois, já ouvi chamarem outras coisas! Na Sibéria, perto de um dos pólos gavitacionais da Terra, neste caso o Pólo Norte, seria bom de rever algumas teorias e até mesmo relatos ditos “fantásticos” de pessoas idóneas no seu saber e conhecimentos, aliás, existem bons livros sobre o tema. Experimentem pesquisar sobre a teoria da “Terra Oca”. Vão ficar surprendidos…

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …