Há um petroleiro abandonado no Iémen. Derrame pode devastar o Mar Vermelho a qualquer momento

Um navio-tanque abandonado com um milhão de barris de petróleo corre o risco de derramar a sua carga tóxica no Mar Vermelho a qualquer momento.

De acordo com o Gizmodo, os especialistas estão a pedir às Nações Unidas e à sua Organização Marítima Internacional para lidar com a ameaça iminente “apesar das tensões políticas” na região, já que um derramamento de óleo teria “desastrosas consequências ambientais e humanitárias”.

Chamado Safer, o navio de 362 metros foi abandonado há vários anos no contestado porto de Hudaydah, no Iémen, que atualmente está a ser controlado pelo movimento insurgente Houthi.

A guerra civil no Iémen começou há seis anos, na qual os houthis estão a lutar contra uma coligação liderada pelos sauditas.

A empresa iemenita responsável pela Safer afirma não ter os recursos necessários para manter ou reparar a embarcação em deterioração, que atualmente está a ser usada como unidade de armazenamento e descarga.

Um derramamento de óleo nos próximos meses seria particularmente mau, segundo os cientistas, uma vez que fortes correntes de inverno no Mar Vermelho dispersariam o óleo numa área maior do que durante o verão.

Consequentemente, uma “estratégia regional deve ser elaborada para prevenção de derrames e contenção que seja específica para os ecossistemas exclusivos do Mar Vermelho, correntes de água incomuns e paisagem política”, escrevem os autores, segundo um comunicado da Stony Brook University.

O Safer tem aproximadamente um milhão de barris de petróleo, o que é mais de quatro vezes a quantidade de óleo derramado durante o desastre catastrófico do Exxon Valdez em 1989.

O navio está “encalhado e a deteriorar-se na costa do Iémen desde 2015, dando ao mundo o aviso mais avançado de todos os tempos sobre um grande derrame de óleo”, escrevem os autores. “Mas esta oportunidade única está a ser desperdiçada.”

O único desenvolvimento significativo nessa questão veio no final de novembro deste ano, quando os Houthis concederam à ONU permissão para inspecionar o petroleiro, o que deve acontecer em janeiro de 2021.

Os cientistas querem que o óleo seja removido do petroleiro antes que se espalhe no mar.

Em maio, a água do mar entrou no compartimento do motor do navio e os media locais detetaram uma “mancha de óleo” ao lado do petroleiro.

“Existem mais de 1.000 espécies de peixes nas águas costeiras do Mar Vermelho, das quais 165 espécies são encontradas exclusivamente no Mar Vermelho, com um adicional de 51 espécies restritas ao Mar Vermelho e Golfo de Aden”, disse Karine Kleinhaus, bióloga marinha da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Stony Brook University. “Quanto ao coral, existem mais de 360 espécies, e cerca de 5% delas são endémicas”.

Um derrame pode devastar a vida marinha na região, destruir a indústria pesqueira e causar estragos nas rotas marítimas, o que poderia impedir a ajuda humanitária de chegar ao Iémen.

O derrame pode ser um desastre particularmente agudo para os recifes de coral do Mar Vermelho, que são únicos por exibir a capacidade de sobreviver em águas muito quentes, ao contrário dos corais noutras partes do mundo.

“Tanto os efeitos imediatos do óleo a assentar-se nos recifes mais rasos como a mistura de elementos tóxicos com a coluna de água para chegar mais fundo resultarão na morte maciça de peixes e corais, bem como danos a longo prazo à saúde do recife”, explicou Kleinhaus . “O óleo que permanece na areia ou sedimento continuará a dosar o recife durante muitos anos sempre que for agitado”.

O recente derrame de óleo perto das Maurícias aponta para os impactos agudos que se seguem imediatamente após a um desastres destes. Porém, estudos de 2010 no Golfo do México mostram que podem durar uma década após o desastre.

Os especialistas que estão a pedir ajuda à ONU publicaram um estudo esta semana na revista científica Frontiers in Marine Science.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 07/04/2012
    Quem no universo ou galáxia quererá visitar ou coabitar o planete azul, sabendo e/ou conhecendo que este é habitado por uma espécie dominante e pensante, perverso e corrupto??
    Por cada poro do planete, respira-se um ambiente de iniquidade, desconfiança, mentira e injustiça, vivemos num mundo de tentações, promessas, desconfiança e falsidade…

    25/09/2012
    Nenhum monstro imaginado pelo homem é tão pernicioso e perigoso como os malefícios provocados por ele.

    03/12/2013
    Todo o ser vivo é possuidor do genoma 666, com a diferença de que, o homem desenvolveu capacidades, enquanto que as outras espécies se mantêm primitivas daí, o homem ser a pior espécie à face do planeta, cometendo as piores atrocidades, contribuindo assim para a auto destruição.

RESPONDER

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …