//

Há um petroleiro abandonado no Iémen. Derrame pode devastar o Mar Vermelho a qualquer momento

1

Um navio-tanque abandonado com um milhão de barris de petróleo corre o risco de derramar a sua carga tóxica no Mar Vermelho a qualquer momento.

De acordo com o Gizmodo, os especialistas estão a pedir às Nações Unidas e à sua Organização Marítima Internacional para lidar com a ameaça iminente “apesar das tensões políticas” na região, já que um derramamento de óleo teria “desastrosas consequências ambientais e humanitárias”.

Chamado Safer, o navio de 362 metros foi abandonado há vários anos no contestado porto de Hudaydah, no Iémen, que atualmente está a ser controlado pelo movimento insurgente Houthi.

A guerra civil no Iémen começou há seis anos, na qual os houthis estão a lutar contra uma coligação liderada pelos sauditas.

A empresa iemenita responsável pela Safer afirma não ter os recursos necessários para manter ou reparar a embarcação em deterioração, que atualmente está a ser usada como unidade de armazenamento e descarga.

Um derramamento de óleo nos próximos meses seria particularmente mau, segundo os cientistas, uma vez que fortes correntes de inverno no Mar Vermelho dispersariam o óleo numa área maior do que durante o verão.

Consequentemente, uma “estratégia regional deve ser elaborada para prevenção de derrames e contenção que seja específica para os ecossistemas exclusivos do Mar Vermelho, correntes de água incomuns e paisagem política”, escrevem os autores, segundo um comunicado da Stony Brook University.

O Safer tem aproximadamente um milhão de barris de petróleo, o que é mais de quatro vezes a quantidade de óleo derramado durante o desastre catastrófico do Exxon Valdez em 1989.

O navio está “encalhado e a deteriorar-se na costa do Iémen desde 2015, dando ao mundo o aviso mais avançado de todos os tempos sobre um grande derrame de óleo”, escrevem os autores. “Mas esta oportunidade única está a ser desperdiçada.”

O único desenvolvimento significativo nessa questão veio no final de novembro deste ano, quando os Houthis concederam à ONU permissão para inspecionar o petroleiro, o que deve acontecer em janeiro de 2021.

Os cientistas querem que o óleo seja removido do petroleiro antes que se espalhe no mar.

Em maio, a água do mar entrou no compartimento do motor do navio e os media locais detetaram uma “mancha de óleo” ao lado do petroleiro.

“Existem mais de 1.000 espécies de peixes nas águas costeiras do Mar Vermelho, das quais 165 espécies são encontradas exclusivamente no Mar Vermelho, com um adicional de 51 espécies restritas ao Mar Vermelho e Golfo de Aden”, disse Karine Kleinhaus, bióloga marinha da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Stony Brook University. “Quanto ao coral, existem mais de 360 espécies, e cerca de 5% delas são endémicas”.

Um derrame pode devastar a vida marinha na região, destruir a indústria pesqueira e causar estragos nas rotas marítimas, o que poderia impedir a ajuda humanitária de chegar ao Iémen.

O derrame pode ser um desastre particularmente agudo para os recifes de coral do Mar Vermelho, que são únicos por exibir a capacidade de sobreviver em águas muito quentes, ao contrário dos corais noutras partes do mundo.

“Tanto os efeitos imediatos do óleo a assentar-se nos recifes mais rasos como a mistura de elementos tóxicos com a coluna de água para chegar mais fundo resultarão na morte maciça de peixes e corais, bem como danos a longo prazo à saúde do recife”, explicou Kleinhaus . “O óleo que permanece na areia ou sedimento continuará a dosar o recife durante muitos anos sempre que for agitado”.

O recente derrame de óleo perto das Maurícias aponta para os impactos agudos que se seguem imediatamente após a um desastres destes. Porém, estudos de 2010 no Golfo do México mostram que podem durar uma década após o desastre.

Os especialistas que estão a pedir ajuda à ONU publicaram um estudo esta semana na revista científica Frontiers in Marine Science.

Maria Campos, ZAP //

1 Comment

  1. 07/04/2012
    Quem no universo ou galáxia quererá visitar ou coabitar o planete azul, sabendo e/ou conhecendo que este é habitado por uma espécie dominante e pensante, perverso e corrupto??
    Por cada poro do planete, respira-se um ambiente de iniquidade, desconfiança, mentira e injustiça, vivemos num mundo de tentações, promessas, desconfiança e falsidade…

    25/09/2012
    Nenhum monstro imaginado pelo homem é tão pernicioso e perigoso como os malefícios provocados por ele.

    03/12/2013
    Todo o ser vivo é possuidor do genoma 666, com a diferença de que, o homem desenvolveu capacidades, enquanto que as outras espécies se mantêm primitivas daí, o homem ser a pior espécie à face do planeta, cometendo as piores atrocidades, contribuindo assim para a auto destruição.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.