Há um petroleiro abandonado no Iémen. Derrame pode devastar o Mar Vermelho a qualquer momento

Um navio-tanque abandonado com um milhão de barris de petróleo corre o risco de derramar a sua carga tóxica no Mar Vermelho a qualquer momento.

De acordo com o Gizmodo, os especialistas estão a pedir às Nações Unidas e à sua Organização Marítima Internacional para lidar com a ameaça iminente “apesar das tensões políticas” na região, já que um derramamento de óleo teria “desastrosas consequências ambientais e humanitárias”.

Chamado Safer, o navio de 362 metros foi abandonado há vários anos no contestado porto de Hudaydah, no Iémen, que atualmente está a ser controlado pelo movimento insurgente Houthi.



A guerra civil no Iémen começou há seis anos, na qual os houthis estão a lutar contra uma coligação liderada pelos sauditas.

A empresa iemenita responsável pela Safer afirma não ter os recursos necessários para manter ou reparar a embarcação em deterioração, que atualmente está a ser usada como unidade de armazenamento e descarga.

Um derramamento de óleo nos próximos meses seria particularmente mau, segundo os cientistas, uma vez que fortes correntes de inverno no Mar Vermelho dispersariam o óleo numa área maior do que durante o verão.

Consequentemente, uma “estratégia regional deve ser elaborada para prevenção de derrames e contenção que seja específica para os ecossistemas exclusivos do Mar Vermelho, correntes de água incomuns e paisagem política”, escrevem os autores, segundo um comunicado da Stony Brook University.

O Safer tem aproximadamente um milhão de barris de petróleo, o que é mais de quatro vezes a quantidade de óleo derramado durante o desastre catastrófico do Exxon Valdez em 1989.

O navio está “encalhado e a deteriorar-se na costa do Iémen desde 2015, dando ao mundo o aviso mais avançado de todos os tempos sobre um grande derrame de óleo”, escrevem os autores. “Mas esta oportunidade única está a ser desperdiçada.”

O único desenvolvimento significativo nessa questão veio no final de novembro deste ano, quando os Houthis concederam à ONU permissão para inspecionar o petroleiro, o que deve acontecer em janeiro de 2021.

Os cientistas querem que o óleo seja removido do petroleiro antes que se espalhe no mar.

Em maio, a água do mar entrou no compartimento do motor do navio e os media locais detetaram uma “mancha de óleo” ao lado do petroleiro.

“Existem mais de 1.000 espécies de peixes nas águas costeiras do Mar Vermelho, das quais 165 espécies são encontradas exclusivamente no Mar Vermelho, com um adicional de 51 espécies restritas ao Mar Vermelho e Golfo de Aden”, disse Karine Kleinhaus, bióloga marinha da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Stony Brook University. “Quanto ao coral, existem mais de 360 espécies, e cerca de 5% delas são endémicas”.

Um derrame pode devastar a vida marinha na região, destruir a indústria pesqueira e causar estragos nas rotas marítimas, o que poderia impedir a ajuda humanitária de chegar ao Iémen.

O derrame pode ser um desastre particularmente agudo para os recifes de coral do Mar Vermelho, que são únicos por exibir a capacidade de sobreviver em águas muito quentes, ao contrário dos corais noutras partes do mundo.

“Tanto os efeitos imediatos do óleo a assentar-se nos recifes mais rasos como a mistura de elementos tóxicos com a coluna de água para chegar mais fundo resultarão na morte maciça de peixes e corais, bem como danos a longo prazo à saúde do recife”, explicou Kleinhaus . “O óleo que permanece na areia ou sedimento continuará a dosar o recife durante muitos anos sempre que for agitado”.

O recente derrame de óleo perto das Maurícias aponta para os impactos agudos que se seguem imediatamente após a um desastres destes. Porém, estudos de 2010 no Golfo do México mostram que podem durar uma década após o desastre.

Os especialistas que estão a pedir ajuda à ONU publicaram um estudo esta semana na revista científica Frontiers in Marine Science.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 07/04/2012
    Quem no universo ou galáxia quererá visitar ou coabitar o planete azul, sabendo e/ou conhecendo que este é habitado por uma espécie dominante e pensante, perverso e corrupto??
    Por cada poro do planete, respira-se um ambiente de iniquidade, desconfiança, mentira e injustiça, vivemos num mundo de tentações, promessas, desconfiança e falsidade…

    25/09/2012
    Nenhum monstro imaginado pelo homem é tão pernicioso e perigoso como os malefícios provocados por ele.

    03/12/2013
    Todo o ser vivo é possuidor do genoma 666, com a diferença de que, o homem desenvolveu capacidades, enquanto que as outras espécies se mantêm primitivas daí, o homem ser a pior espécie à face do planeta, cometendo as piores atrocidades, contribuindo assim para a auto destruição.

RESPONDER

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …