Há um bebé gigante à espreita por cima do muro de Trump

O artista francês JR materializou na fronteira com os Estados Unidos, no município mexicano de Tecate, a obra que idealizou durante um sonho: a fotografia gigante de um bebé, com cerca de 20 metros de altura, que espreita por cima do muro que divide os dois países.

O artista e fotógrafo francês JR mostrou ao mundo no Instagram a sua mais recente instalação. No muro que divide os Estados Unidos e o México, há agora fotografia de grandes proporções fotografia de um bebé quje espreita por cima da estrutura, “um símbolo das muitas perguntas que uma criança pode colocar a propósito da separação”.

A instalação foi apresentada poucos dias depois de Donald Trump ter suspendido o programa DACA, que protegia 800 mil jovens sem documentos que chegaram aos EUA em criança, mas o artista não faz qualquer associação com o assunto.

E não foi preciso muito tempo para a obra, que ficará exposta durante um mês, começar a provocar reacções, tendo rapidamente viralizado nas redes sociais.

“Como artista, considero fantástico o facto de a peça ter surgido no momento em que provoca mais diálogo. Mas a ideia é lançar perguntas, não tenho as respostas”, diz o artista.

“Começámos a procurar a melhor localização na fronteira em maio”, explicou ao El País  representante do artista, Marc Azoulay.

Enrique Achondo, bebé de um ano de idade que o artista conheceu e lhe fez lembrar o sonho que tinha tido, é o “gigante” que espreita por cima do muro entre os Estados Unidos e o México.

“A arte existe para ser interpretada. Os migrantes que veem o mural interpretam tudo o que está a acontecer: a dor, a tristeza, o desespero que identificam na cara inocente do bebé. Sinto que é nesse momento que faço exclamações”, sublinha Lizzy Higareda, a mãe do bebé que serviu de inspiração ao artista francês.

ZAP // Euronews / El País

 

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Perdeu uma ocasião de estar quieto, não mexer. É ridículo dar-se ao trabalho de escrever e publicar um disparate. Je pense donc je suis. Pense!

    • Oh Tiago os portugueses emigram desde que existem! Isto para colocar as coisas num patamar que você possa associar imediatamente à realidade desfocada em que se move. Mais: os Estados Unidos foram erguidos à conta do exterminio ou quase dos locais e da emigração massiva de europeus, asiáticos, africanos (esses à força para trabalho escravo) etc. etc.
      Desde o Paleolítico que as migrações são parte do deambular da humana gente. Mas isso já é exigir muito a quem nem do agora percebe nada.

      • O facto de os portugueses terem um tradição emigratória não torna a imigração (não confundir com emigração) um direito humano…

        Pondo as coisas em termos que qualquer pessoa entende: não é justo obrigá-lo a receber em sua casa quem não quer; mas o que não pode é impedir um adulto que viva em sua casa de sair. Traduzindo isto para a escala de um país: não pode impedir pessoas de emigrar (como fizeram os países socialistas), mas não tem a obrigação de aceitar todos os imigrantes que atravessem as suas fronteiras.

  1. “…muro de Trump…” – Ignorância ou Indução à Ignorância?
    O desprezível muro fronteiriço EUA – México não é ideia, nem obviamente obra de Trump, nem sequer dos “republicanos”. O “muro”, mais exactamente “Barreira EUA – México”, começou a ser construído em 1994 – durante o mandato de Bill Clinton! É “supra-partidário”, é pura e simplesmente um exemplo do retardamento mental do “white trash, rednecked, average USAmerican”!

  2. Perdeu uma ocasião de estar quieto, não mexer. É ridículo dar-se ao trabalho de escrever e publicar um disparate. Je pense donc je suis. Pense!

RESPONDER

Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís votados para o Nobel

A Academia de Ciências de Lisboa apontou Manuel Alegre e Agustina Bessa-Luís a possíveis candidatos para receberem o próximo Prémio Nobel da Literatura, após convite do Comité Nobel da Academia Sueca. Ainda faltam alguns meses para …

Sushi e peixe cru podem provocar “anisakiasis”

As infecções por parasitas intestinais estão a aumentar com a popularidade do sushi e os riscos do consumo de peixe cru ficaram novamente ilustrados com um caso insólito. O caso foi relatado pelo médico norte-americano Kenny Banh …

Casa dos Horrores: o pai das crianças já tinha raptado a companheira

O mundo ainda está em choque com a descoberta macabra feita pela polícia da Califórnia no passado domingo. Mas o horror vem de trás. O casal David e Louise Turpin é suspeito de manter os 13 …

Fisco espanhol acusa Shakira de fraude fiscal

O fisco espanhol pediu ao Ministério Público para acusar a cantora colombiana Shakira de fraude fiscal, que terá cometido entre 2011 e 2014, noticiou hoje o jornal espanhol La Vanguardia. A administração fiscal espanhola apresentou este …

A fórmula do plástico mais resistente do mundo continua perdida

Uma invenção revolucionária que poderia deixar o mundo mais seguro. Assim foi definido o starlite, material resistente ao fogo e a altas temperaturas, cuja fórmula permanece desconhecida - e poderá estar perdida. O material foi criado …

Não, ter plantas em casa não é prejudicial para a saúde

Desde sempre que a ideia de que ter plantas em casa é prejudicial para a saúde está enraizada na mente de todos - crença, no entanto, comprovadamente errada. A ideia surgiu pelo facto de, no processo …

Deco registou quatro queixas por dia sobre compras online em 2017

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Deco, recebeu 1.642 reclamações sobre compras feita pela internet em 2017, numa média de quatro queixas por dia, número que sobe para 8.538 no caso da rede …

Vai passar pela Terra um "arranha-céus" a 122 mil quilómetros por hora

Um "asteróide potencialmente perigoso" dirige-se para a Terra a uma velocidade de mais de 122.000 quilómetros por hora, informou a agência espacial norte-americana NASA. O asteróide 2002 AJ129 vai aproximar-se da Terra no próximo dia 4 …

Adepto condenado por morte com very-light detido no Estádio da Luz

O homem condenado há 20 anos por causar uma morte com um very-light foi detido no sábado pela PSP no Estádio da Luz, onde estava proibido de entrar na sequência de uma condenação por posse …

Condutor bêbado adormeceu ao volante... e o seu Tesla parou sozinho

Talvez no futuro os automóveis autónomos consigam levar passageiros bêbedos até casa sem colocar outras pessoas em risco, mas por agora não se pode esperar que nem mesmo um Tesla faça isso. Já é muito …