Há um bebé gigante à espreita por cima do muro de Trump

O artista francês JR materializou na fronteira com os Estados Unidos, no município mexicano de Tecate, a obra que idealizou durante um sonho: a fotografia gigante de um bebé, com cerca de 20 metros de altura, que espreita por cima do muro que divide os dois países.

O artista e fotógrafo francês JR mostrou ao mundo no Instagram a sua mais recente instalação. No muro que divide os Estados Unidos e o México, há agora fotografia de grandes proporções fotografia de um bebé quje espreita por cima da estrutura, “um símbolo das muitas perguntas que uma criança pode colocar a propósito da separação”.

A instalação foi apresentada poucos dias depois de Donald Trump ter suspendido o programa DACA, que protegia 800 mil jovens sem documentos que chegaram aos EUA em criança, mas o artista não faz qualquer associação com o assunto.

E não foi preciso muito tempo para a obra, que ficará exposta durante um mês, começar a provocar reacções, tendo rapidamente viralizado nas redes sociais.

“Como artista, considero fantástico o facto de a peça ter surgido no momento em que provoca mais diálogo. Mas a ideia é lançar perguntas, não tenho as respostas”, diz o artista.

“Começámos a procurar a melhor localização na fronteira em maio”, explicou ao El País  representante do artista, Marc Azoulay.

Enrique Achondo, bebé de um ano de idade que o artista conheceu e lhe fez lembrar o sonho que tinha tido, é o “gigante” que espreita por cima do muro entre os Estados Unidos e o México.

“A arte existe para ser interpretada. Os migrantes que veem o mural interpretam tudo o que está a acontecer: a dor, a tristeza, o desespero que identificam na cara inocente do bebé. Sinto que é nesse momento que faço exclamações”, sublinha Lizzy Higareda, a mãe do bebé que serviu de inspiração ao artista francês.

ZAP // Euronews / El País

 

12 COMENTÁRIOS

    • Perdeu uma ocasião de estar quieto, não mexer. É ridículo dar-se ao trabalho de escrever e publicar um disparate. Je pense donc je suis. Pense!

    • Oh Tiago os portugueses emigram desde que existem! Isto para colocar as coisas num patamar que você possa associar imediatamente à realidade desfocada em que se move. Mais: os Estados Unidos foram erguidos à conta do exterminio ou quase dos locais e da emigração massiva de europeus, asiáticos, africanos (esses à força para trabalho escravo) etc. etc.
      Desde o Paleolítico que as migrações são parte do deambular da humana gente. Mas isso já é exigir muito a quem nem do agora percebe nada.

      • O facto de os portugueses terem um tradição emigratória não torna a imigração (não confundir com emigração) um direito humano…

        Pondo as coisas em termos que qualquer pessoa entende: não é justo obrigá-lo a receber em sua casa quem não quer; mas o que não pode é impedir um adulto que viva em sua casa de sair. Traduzindo isto para a escala de um país: não pode impedir pessoas de emigrar (como fizeram os países socialistas), mas não tem a obrigação de aceitar todos os imigrantes que atravessem as suas fronteiras.

  1. “…muro de Trump…” – Ignorância ou Indução à Ignorância?
    O desprezível muro fronteiriço EUA – México não é ideia, nem obviamente obra de Trump, nem sequer dos “republicanos”. O “muro”, mais exactamente “Barreira EUA – México”, começou a ser construído em 1994 – durante o mandato de Bill Clinton! É “supra-partidário”, é pura e simplesmente um exemplo do retardamento mental do “white trash, rednecked, average USAmerican”!

  2. Perdeu uma ocasião de estar quieto, não mexer. É ridículo dar-se ao trabalho de escrever e publicar um disparate. Je pense donc je suis. Pense!

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …