Há um bebé gigante à espreita por cima do muro de Trump

O artista francês JR materializou na fronteira com os Estados Unidos, no município mexicano de Tecate, a obra que idealizou durante um sonho: a fotografia gigante de um bebé, com cerca de 20 metros de altura, que espreita por cima do muro que divide os dois países.

O artista e fotógrafo francês JR mostrou ao mundo no Instagram a sua mais recente instalação. No muro que divide os Estados Unidos e o México, há agora fotografia de grandes proporções fotografia de um bebé quje espreita por cima da estrutura, “um símbolo das muitas perguntas que uma criança pode colocar a propósito da separação”.

A instalação foi apresentada poucos dias depois de Donald Trump ter suspendido o programa DACA, que protegia 800 mil jovens sem documentos que chegaram aos EUA em criança, mas o artista não faz qualquer associação com o assunto.

E não foi preciso muito tempo para a obra, que ficará exposta durante um mês, começar a provocar reacções, tendo rapidamente viralizado nas redes sociais.

“Como artista, considero fantástico o facto de a peça ter surgido no momento em que provoca mais diálogo. Mas a ideia é lançar perguntas, não tenho as respostas”, diz o artista.

“Começámos a procurar a melhor localização na fronteira em maio”, explicou ao El País  representante do artista, Marc Azoulay.

Enrique Achondo, bebé de um ano de idade que o artista conheceu e lhe fez lembrar o sonho que tinha tido, é o “gigante” que espreita por cima do muro entre os Estados Unidos e o México.

“A arte existe para ser interpretada. Os migrantes que veem o mural interpretam tudo o que está a acontecer: a dor, a tristeza, o desespero que identificam na cara inocente do bebé. Sinto que é nesse momento que faço exclamações”, sublinha Lizzy Higareda, a mãe do bebé que serviu de inspiração ao artista francês.

ZAP // Euronews / El País

 

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Perdeu uma ocasião de estar quieto, não mexer. É ridículo dar-se ao trabalho de escrever e publicar um disparate. Je pense donc je suis. Pense!

    • Oh Tiago os portugueses emigram desde que existem! Isto para colocar as coisas num patamar que você possa associar imediatamente à realidade desfocada em que se move. Mais: os Estados Unidos foram erguidos à conta do exterminio ou quase dos locais e da emigração massiva de europeus, asiáticos, africanos (esses à força para trabalho escravo) etc. etc.
      Desde o Paleolítico que as migrações são parte do deambular da humana gente. Mas isso já é exigir muito a quem nem do agora percebe nada.

      • O facto de os portugueses terem um tradição emigratória não torna a imigração (não confundir com emigração) um direito humano…

        Pondo as coisas em termos que qualquer pessoa entende: não é justo obrigá-lo a receber em sua casa quem não quer; mas o que não pode é impedir um adulto que viva em sua casa de sair. Traduzindo isto para a escala de um país: não pode impedir pessoas de emigrar (como fizeram os países socialistas), mas não tem a obrigação de aceitar todos os imigrantes que atravessem as suas fronteiras.

  1. “…muro de Trump…” – Ignorância ou Indução à Ignorância?
    O desprezível muro fronteiriço EUA – México não é ideia, nem obviamente obra de Trump, nem sequer dos “republicanos”. O “muro”, mais exactamente “Barreira EUA – México”, começou a ser construído em 1994 – durante o mandato de Bill Clinton! É “supra-partidário”, é pura e simplesmente um exemplo do retardamento mental do “white trash, rednecked, average USAmerican”!

  2. Perdeu uma ocasião de estar quieto, não mexer. É ridículo dar-se ao trabalho de escrever e publicar um disparate. Je pense donc je suis. Pense!

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …