Há três portugueses na corrida ao prémio de Melhor Autarca do Mundo

CML

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Os presidentes das Câmaras de Lisboa, de Cascais e de Braga integram a lista de 81 nomeados ao prémio de Melhor Autarca do Mundo. Fernando Medina, Carlos Carreiras e Ricardo Rio correm contra os autarcas de cidades como Londres, Roma, Milão e Atenas.

O prémio “World Mayor” é uma distinção atribuída pela The City Mayors Foundation, uma fundação que junta municípios de todo o mundo, e visa destacar o trabalho feito pelos presidentes de Câmara com melhor desempenho ao serviço das suas cidades e vilas.

Assim, os presidentes da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, de Cascais, Carlos Carreiras, e de Braga, Ricardo Rio, juntam-se a nomes como Sadiq Khan, mayor de Londres, e Giuseppe Sala, autarca de Milão, na disputa pelo galardão.

A forma como os autarcas têm gerido a pandemia de covid-19 contribuiu para esta eleição, deixando Ricardo Rio “muito satisfeito” por integrar o “leque restrito” de nomeados, no âmbito de uma iniciativa que “valoriza o papel dos autarcas no desenvolvimento das suas comunidades”, como destaca em declarações à Lusa.

“Se seria sempre uma grande honra, este ano não deixa de ter um sabor especial por os critérios de análise terem incidido sobre a capacidade de resposta à pandemia e à recuperação para o futuro”, aponta ainda o autarca de Braga.

Carlos Carreiras nota que a nomeação “prestigia a capacidade de resiliência de Cascais, a determinação das suas gentes e a sua capacidade de se unir nos momentos difíceis”. Mas “é uma distinção que dispensávamos, pois significaria que não teríamos este pesadelo da pandemia da covid-19″, aponta o mesmo autarca na Lusa.

Os autarcas de Amesterdão (Holanda), Femke Halsema, de Roma (Itália), Virginia Raggi, de Atenas (Grécia), Kostas Bakoyannis e de Marselha (França), Michele Rubirola, também estão na corrida.

Outro nome que integra a lista é Arthur Virgilio Neto, prefeito de Manaus, cidade brasileira onde as reservas de oxigénio se esgotaram devido ao elevado número de casos de covid-19.

Entre os 81 nomeados, estão representados 38 países, sendo 40 da Europa, 17 da América do Norte, 12 da Ásia, 6 da América do Sul, 4 de África e 2 da Oceania.

A lista com os 20 ou 21 candidatos finais ao prémio será divulgada “na segunda metade de Janeiro”.

O galardão foi criado em 2004 para distinguir os autarcas com “visão, paixão e capacidades para tornar as suas cidades lugares únicos para se viver, trabalhar e visitar”, como apontam os organizadores.

Atribuído de dois em dois anos, em 2018, o prémio ficou nas mãos de Valeria Mancinelli, presidente da Câmara de Ancona, em Itália.

Sob a liderança de Mancinelli, “Ancona, a capital da região da costa Adriática, experimentou um forte crescimento económico“, sobretudo devido à forma como recuperou “todo o importante sector da construção naval” que “enfrentava enormes dificuldades” quando ela tomou posse, sustentam os organizadores do prémio.

Susana Valente Susana Valente, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …