Há substâncias que nos engordam, mesmo sem as comermos

Ehimetalor Akhere Unuabona / Unsplash

Produtos químicos chamados obesogénicos estão a contribuir fortemente para a obesidade, desregulando hormonas e afetando a microbiota intestinal.

Enquanto a obesidade é comummente associada a uma dieta pobre e falta de exercício físico, novas investigações também estão a apontar responsabilidades a produtos químicos ambientais, conhecidos como obesogénicos.

Cientistas identificaram cerca de 50 químicos, incluindo substâncias amplamente utilizadas como bisfenol A e parabenos, que aumentam o acumular de gordura e podem ser encontradas em vário objetos do nosso quotidiano, como uma simples garrafa de água, embalagens de alimentos, detergentes e cosméticos.

Os obesogénicos são capazes de aumentar o número e o tamanho das células de gordura, também conhecidas como adipócitos. Tal proliferação pode levar ao ganho de peso e doenças metabólicas associadas.

O mecanismo envolve desequilíbrios hormonais e stress oxidativo que, eventualmente, resultam no acumular de gordura em órgãos como o fígado.

Notavelmente, esses produtos químicos podem alterar a nossa microbiota intestinal, afetando processos metabólicos como a absorção de lípidos, potenciando doenças como diabetes tipo 2 ou obesidade.

Outras complicações…

A exposição a estas substâncias durante fases críticas de desenvolvimento, como estados fetais e a primeira infância, pode levar a mudanças fisiológicas duradouras, aumentando a vulnerabilidade a outras doenças.

Evitar a exposição a obesogénicos é desafiante, dada a sua presença, em grande parte dos elementos do nosso dia a dias. No entanto, certas mudanças de estilo de vida como reduzir o uso de plásticos, evitar alimentos embalados e limitar o consumo de produtos com pesticidas podem ajudar.

O The Conversation elencou algumas práticas que visam evitar o contacto com obesogénicos:

  • Não fumar;
  • Diminuir o consumo de alimentos e bebidas embalados;
  • Diminuir o uso de plásticos, assim como de certos cosméticos;
  • Limitar o consumo de alimentos com pesticidas;
  • Reciclar e reutilizar tudo o que pudermos;

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.