Há uma quinta misteriosa no meio do caso Sócrates que não é de ninguém

Tiago Petinga / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

O Ministério Público decidiu arrestar “A Quinta dos Muros Altos”, uma propriedade de três hectares, em Sintra, sem saber quem é o real proprietário do espaço, mas desconfiando que pode ser José Sócrates, no âmbito de uma rede de esquemas em “offshores”.

O caso é reportado pela revista Visão, que realça que a quinta em causa, situada em Sintra, já esteve envolvida num escândalo com o ex-político Duarte Lima, suspeito do homicídio de Rosalina Ribeiro, a antiga secretária e amante do milionário Tomé Feteira.

Mas desde que há 20 anos o extinto jornal “O Independente” anunciou que a quinta faria parte do património não declarado de Duarte Lima, o que levou à demissão do então membro do PSD, o imóvel passou por várias mãos – e actualmente, ninguém assume a sua propriedade, nem sequer há quem saiba da chave do portão.

A Visão detalha as passagens de “testemunho” da propriedade, conhecida como “A Quinta dos Muros Altos”, que inclui seis terrenos e que foi registada pela Cosmatic Properties, uma offshore com sede nas Ilhas Virgens Britânicas.

Em 1995, os nomes de Domingos Duarte Lima e da sua sobrinha Alda Lima de Deus surgiam como os beneficiários dessa sociedade e, logo, como donos da quinta. Mas em Setembro de 1999, a Cosmatic tornou-se propriedade de Tomás Guerra Neta e de Rosa Maria de Melo e Freire Silvestre, figuras de quem não se conhece história.

Em Outubro de 2000, a Cosmatic foi adquirida pela Airlie Holdings Limited, outra offshore registada no arquipélago de Turks e Caicos, cujo beneficiário final era José Paulo Bernardo Pinto de Sousa, o primo de Sócrates.

Nessa mesma data, a sociedade passou uma procuração a favor de Paulo Guilherme, filho do construtor civil José Guilherme, cuja notoriedade advém de ter ter dado uma prenda de 14 milhões de euros a Ricardo Salgado. Mas, quando ouvido no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, Guilherme filho não reconheceu o documento.

Em Maio de 2007, o primo de Sócrates cedeu a Airlie a Joaquim Barroca, dono do grupo Lena e também arguido na Operação Marquês.

A Cosmatic e, logo, a afamada quinta, passavam assim, a pertencer a Barroca, que alegou aos investigadores do processo ter feito a compra através de Carlos Santos Silva, “a quem teria pago 1 milhão de euros, podendo vir a acrescer uma futura repartição dos ganhos caso fosse autorizada a construção de casas no terreno”, diz a Visão.

Esse suposto pagamento não foi detectado nas transferências bancárias analisadas, e, em 2011, a Câmara de Sintra chumbou a licença de construção para quatro moradias nos terrenos da quinta.

Em Abril de 2013, deu-se mais uma transferência de propriedade, com Joaquim Barroca a vender a sua parte na Airlie ao empresário Rui Mão de Ferro, outro dos arguidos da Operação Marquês, que declarou ao Ministério Público que foi meramente um intermediário a pedido de Santos Silva – versão que este nega.

Após essa data, a Visão nota que foi Santos Silva quem pagou as despesas de manutenção da Cosmatic e da Airlie, pelo que a tese dos investigadores da Operação Marquês é que também aqui, o empresário estaria a funcionar como “testa-de-ferro” de Sócrates.

Perante este cenário, a quinta que terá um valor comercial entre os 700 mil euros e 1 milhão de euros, segundo a Visão, poderá também pertencer a Sócrates.

Esta é a teoria dos investigadores da Operação Marquês, que resolveram entretanto arrestar o imóvel, depois de não terem conseguido sequer descobrir quem tem a chave para abrir o portão ou sequer quem paga a conta da luz.

ZAP //

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

  1. Já que não é de ninguém então é pertença do Estado!! Estão á espera de quê?? Que arranjem mais artimanhas, mais cabeças de ferro? Ou vão fazer outras leis p/ serem aproveitadas por este tipo de gente, como foi o caso do Salgado e do Bava?? Pensam que todos nós somos Lorpas? Nem todos… E depois ficam muito admirados pelas abstenção nas urnas! Poderá c/ tanta trafulhice, vigarice quem é que acredita ainda nos politicos? Só quem é OTARIO…

    • Não há nenhum problema, podem por a quinta em meu nome, até gosto de Sintra, já lá vivi uns 20 anos

      Ponham em meu nome, eu fico com a quinta

  2. Não sabem de quem é a Quinta mas, suspeitam que seja de Socrates????
    Estamos na mesma! Nada de novo. É mais do mesmo.
    É como diz o TSDM, não sabem de quem é? Então é de todos nós, ou seja o Estado.
    Que raio de País este, então existe uma propriedade (Quinta) e não há registos de proprietário? Cabe na cabeça de alguém? Se não sabem quem é o proprietário então porque razão suspeitam dele olha o caraças? Enfim, isto já mete é nojo.

    • É verdade Bastão. Até parece que o “socas” é o ÚNICO” malfeitor… neste Mundo!

      “Factos alternativos”:
      A extinção dos dinossauros
      A primeira Guerra Mundial
      A segunda Guerra Mundial (e a Terceira que não tarda muito)
      O Holocausto
      Todas as mortes desde o ínicio do mundo
      A fome no Mundo
      A miséria do Mundo

      … Tudo culpa do Socas.

      Os prémios Nobeis da Paz
      A liberdade
      O amor
      O bem estar
      Os nascimentos
      …A “dimimuição” do desemprego.

      Tudo ideias ou iniciativas do Passos Coelho!

      • Verdade, verdade, é que este circo está a dar dinheirinho a muita gente, essa é que é essa. Os orgãos de comunicação social têm enchido o bolso ä grande (com o pasquim CM á cabeça) com esta história, os orgãos de justiça estão fartos de passear (já lá vão 6 milhões derretidos ao erário publico), enfim, uma alegria. Resultados? Continuamos nas suspeitas, nos indicios fortes ou nada fortes, com “novas” informações relevantes, consoante o interesse manter o “passeio e a borga” á conta do orçamento….
        Vergonhoso.

  3. Calma aí!

    É minha, o meu mordomo atrasou-se um pouco, mas já entregou um maço de notas a alguns amigos das finanças e segunda-feira de manhã já estará em meu nome.

    Prometeram-me que tratariam disto no domingo de manhã, na hora de expediente logo a seguir ao preenchimentos de diplomas.

  4. A verdade (e que não preocupa o zé povinho), é que isto, é apenas a ponta do iceberg,
    do que se passa neste país (e numa boa parte do mundo)…

  5. Então não há registos da herdade? E a luz? em nome de quem é emitida a factura? Deixem-se de enrolar o povo não somos parolos como nos querem fazer.

  6. também há provas misteriosas que ninguém consegue encontrar! também há prazos que nunca mais terminam! também há “histórias” que nunca mais acabam! também há corrupção na “imprensa” e ninguém vê (quebra do segredo de justiça)!

  7. Para mim, é simples: não havendo dono declarado, estando ligada a claros casos de maningâncias fiscais dos chamados paraísos fiscais, nacionalização imediata e venda pelo seu devido valor, para arrecadar algum dinheiro para os cofres do Estado.

  8. A quinta não ficará perto de Nafarros?? É que se não for do socas é capaz de ser do outro. Fazer parte da herança!!! LADRÔES!!

  9. o grande mistério deste mistério é o mistério público, que tá cheio de goteiras num órgão que se supõe á prova de água. como se não bastasse ainda nos atira com mais esta quinta embalada nos transparentíssimos offshores. tudo isto se passa num bananal onshore plantado.

    • É verdade! O mistério público precisa lá do pintinho. Ele já tinha destruído tudo e não se falava mais no assunto…!!

  10. E o IMI?!

    Não. Não é minha, obrigada, que já basta o de cá d casa.
    Que com “registos simples” desaparecem (oh infâmia – nos CTT o computador lança automático uma hora d entrega- por isso, dizem eles “Foi entregue”), mas quando o único giro/carteiro k conhece a casa vem de “licença parental” – olhem: trás uma prenda!
    IMI – com multa!
    Essa quinta, asssssim tãooooo valiosa não paga IMI?!
    Não me digam: está isenta! O proprietário desconhecido é d baixos rendimentos!!!

    • Esta teoria é gira: tudo o que o tio de Sócrates, o primo, o amigo Santos Silva, o Barroca, etc, tiverem de património é sem dúvida de Sócrates.
      Eles até eram uns pedintes…

  11. Essa Quinta deve estar no estar no esquema de condôminos privados onde o Sócrates seu indicações ao construtor para largar fogo ao terreno que ELE depois arranjava forma de se construir a troco de um imóvel dentro do condominio

  12. Isso é que era bom !!
    A quinta é minha. Só que houve um atraso no registo, porque o Miguel Macedo e o Jarmela Palos que ficaram de tratar de tudo na Conservatoria pelos vistos tiveram um problema qualquer e ainda não tiveram disponibilidade. Uma vez que já estou a ver que existe muita gente a querer ficar com a quinta vou mas é entregar o assunto ao Vale e Azevedo. Com um bocado de sorte fico com a quinta e todo o concelho de Sintra

  13. Na foto o socas parece que está a ver o Sol aos quadradinhos. Ele já foi engaiolado? É que ontem já era tarde…!!

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …