Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta.

A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a dupla que viaja pelo mundo a bordo de um jipe (batizado de Gunther) e visita os lugares mais belos e remotos do planeta.

A dupla visitou a depressão de Danakil, na Etiópia, que é um dos lugares mais quentes do planeta. A área é salpicada de desertos e fontes termais. Bridget foi filmada a dar um mergulho numa piscina natural no meio de um imenso deserto de sal.

Bridget, citada pelo Daily Mail, explicou que “a depressão de Danakil é um dos locais mais quentes e mais baixos do planeta. A piscina estava a 127 metros abaixo do nível do mar e era muito, muito salgada”.

https://www.instagram.com/p/B1VumYBHKw9/

Diz-se que o deserto de Danakil, no Corno de África, é o local na Terra que melhor poderia albergar vida extraterrestre. As suas altas temperaturas, que durante o dia excedem 50ºC, e as altas concentrações de enxofre e sal que brotam da terra, tornam a área da depressão de Afar na Etiópia num lugar inóspito onde apenas os turistas mais intrépidos se atrevem a entrar.

A Depressão Danakil foi formada pela divergência de três placas tectónicas no Corno da África. É conhecido como “o berço da humanidade” após a descoberta de um fóssil do hominídeo mais antigo já encontrado – chamado Lucy – que remonta a 3,2 milhões de anos.

O que caracteriza a paisagem do deserto de Danakil é o vulcão Dallol, uma cratera localizada a 45 metros abaixo do nível do mar e cujas correntes crescentes criam fontes de enxofre e sal.

Os turistas que se atrevem a entrar nesta área perigosa devido à situação política na Etiópia vai descobrir uma paisagem impressionante onde a areia do deserto é substituída pelas fontes de enxofre e minerais que dão tons amarelos, verdes ou brancos ao terreno.

Nesta grande área da Etiópia, conhecida como “inferno na terra” e à qual a National Geographic denominou o “lugar mais cruel”, a vida parece muito complicada, mas é a terra natal dos povos nómadas Afar conhecidos pela sua capacidade de suportar o calor intenso e os ventos escaldantes e dedicados ao comércio de sal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É errado referir que Lucy é o hominídeo mais antigo já encontrado, quer no texto como no vídeo. A análise de fósseis sugere que os primeiros hominídeos surgiram em África há cerca de 7 milhões de anos, sendo os espécimes Sahelanthropus tchadensis e Ardiphitecus kabadda, o último com 5,8 milhões de anos, possíveis antecessores do Australopithecus, género ao qual pertenceu Lucy.

RESPONDER

Portugal recebe na próxima semana primeiros estrangeiros com certificado de vacinação

O ministro da Economia e Transição Digital anunciou hoje que Portugal passará na próxima semana a receber no país cidadãos estrangeiros que apresentem o devido certificado de vacinação, como recomendado pelo Conselho da Europa. A medida …

"Mourinho prefere Rúben Dias, mas Pepe é o melhor central do mundo"

Perspetiva de Jorge Andrade, na antevisão ao Europeu 2020. Costinha e Nuno Gomes também deixaram algumas previsões. Para José Mourinho, o melhor defesa-central do mundo é português. Para Jorge Andrade, o melhor defesa-central do mundo é português. …

Bónus para gestores do Novo Banco tiveram em conta “interesse público”

O bónus de 1,9 milhões de euros que foi atribuído no ano passado à equipa de gestão de António Ramalho, no Novo Banco, foi decidido pelo comité de remunerações de forma “prudente e vigilante”. A garantia …

Caudal do Tejo em níveis mínimos. Produção agrícola em risco

Os baixos caudais no Tejo estão a colocar em risco a produção agrícola em cerca de mil hectares na zona de Abrantes e Constância, tendo o representante das dezenas de agricultores afetados alertado para a …

Ratko Mladic, antigo chefe militar sérvio-bósnio

Haia confirma prisão perpétua por genocídio para o "carniceiro dos Balcãs"

O antigo general sérvio-bósnio Ratko Mladic ouviu o Tribunal Internacional de Haia, na Holanda, rejeitar o seu recurso contra a pena de prisão perpétua por genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra, no …

"Escandaloso". Rio pede explicações a Costa sobre escolhas de Pedro Adão e Silva e Ana Paula Vitorino

O presidente do PSD pediu esta terça-feira explicações ao primeiro-ministro sobre as escolhas de Pedro Adão e Silva para comissário executivo dos 50 anos do 25 de Abril e de Ana Paula Vitorino para a …

Clérigo do Irão que ajudou a fundar o Hezbollah morre de covid-19

O clérigo xiita Ali Akbar Mohtashamipour, que, como embaixador do Irão na Síria, ajudou a fundar o grupo libanês Hezbollah, morreu na segunda-feira por covid-19, aos 74 anos. Mohtashamipour, que perdeu a mão direita num atentado …

Conselho de Segurança aprova segundo mandato de Guterres à frente da ONU

O Conselho de Segurança da ONU aprovou esta terça-feira a atribuição a António Guterres de um segundo mandato como secretário-geral da organização, entre 2022 e 2026, período em que se espera se empenhe na resolução …

Em Luanda, uma doença desconhecida já matou dez crianças em menos de 15 dias

A situação foi relatada pelos coordenadores de dois bairros afetados pela doença ainda desconhecida, que as autoridades suspeitam tratar-se de febre amarela. Pelo menos 10 crianças já morreram. Uma doença ainda por identificar já matou, em …

Vacina da Janssen passa a ser dada a todos os homens com mais de 18 anos

A vacina da Janssen, que estava a ser administrada apenas a maiores de 50 anos independentemente do género, vai passar a ser administrada a todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos, do sexo …