Há pelo menos 120 pessoas ainda soterradas em Taiwan

Subiu para 31 o número de mortos em consequência do terremoto deste sábado na cidade de Tainan, no sul de Taiwan, comunicaram este domingo as autoridades do Estado insular.

O abalo provocou mais de 500 feridos e calcula-se que cerca de 120 pessoas estejam ainda sob os escombros de edifícios que desmoronaram total ou parcialmente.

Cerca de 800 militares foram mobilizados para ajudar a resgatar sobreviventes do terramoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter.

O presidente da Câmara de Tainan, Willian Lai, revelou que sobreviventes e parentes relataram a ocorrência de “violações da lei”, mas não quis dar detalhes.

“Entrei em contacto com entidades judiciais, que lançaram uma investigação formal”, garantiu o autarca.

“Também solicitámos a três organismos independentes a preservação de provas durante o resgate, para que possamos ajudar os habitantes afectados, caso queiram avançar no futuro com processos judiciais”, acrescentou.

“Os construtores responsáveis, se violaram a lei, serão detidos”, adiantou ainda Lai.

Segundo a imprensa local, a empreiteira responsável pelo complexo sob cujos escombros autoridades estimam ainda haver cerca de 120 vítimas, abandonou o negócio de construção.

No passado, já tinha havido uma investigação sobre a segurança do edifício e a qualidade dos materiais utilizados.

Um habitante de Tainan com oito familiares soterrados sob o prédio afirmou que os moradores tinham apresentado reclamações acerca de defeitos na construção do edifício.

“Eles queixavam-se de que o edifício não foi bem construído, pois havia rachaduras nas paredes e azulejos caíram, depois de diversos tremores nos últimos anos.”

Taiwan fica próximo de duas placas tectónicas, sendo atingido com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999, um abalo de magnitude 7,6 causou a morte cerca de 2.400 pessoas.

ZAP / ABr / DW

PARTILHAR

RESPONDER

Desportivismo? O skate voltou a mostrar como se faz

Final da competição de parque teve mais um momento que justifica entrar nos melhores destes Jogos Olímpicos. A grande maioria dos seguidores dos Jogos Olímpicos pode estar a ver skate pela primeira vez. Nos Jogos Olímpicos …

Jovens saudáveis dos 12 aos 15 anos têm que esperar por task force para vacinação

Os adolescentes saudáveis com idades entre os 12 e os 15 anos têm de esperar pela calendarização da task force para serem vacinados contra a covid-19, não se podendo vacinar nesta fase, segundo a Direção-Geral …

Tribunal decretou insolvência da Groundforce

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa decretou esta quarta-feira a insolvência da SPdH (Groundforce), anunciou a TAP, que tinha feito um requerimento nesse sentido, no dia 10 de maio, de acordo com um comunicado. O …

"É uma questão pontual". Urgência de obstetrícia do Hospital de Setúbal encerrada por falta de médicos

A urgência de obstetrícia do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, está encerrada desde as 09h00 desta quarta-feira, situação que se irá prolongar por 24 horas, devido à falta de médicos desta especialidade, informou à …

Mulheres checas esterilizadas ilegalmente serão indemnizadas pelo Governo

Mulheres esterilizadas sem o seu consentimento receberão uma compensação por parte do governo da República Checa, medida que deverá ser aplicada após o Presidente Milos Zeman aprovar esta semana um projeto de lei. Segundo avançou esta …

Linha de fora-de-jogo vai mudar na Premier League

Esta é uma das mudanças que vão ser implementadas, na nova temporada. Os responsáveis pela arbitragem na Premier League, aparentemente, gostaram do que viram no Europeu 2020, em relação ao vídeoárbitro: parar o jogo menos vezes, …

OMS quer adiar as doses de reforço das vacinas em países ricos por causa das desigualdades mundiais

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esta quarta-feira uma moratória sobre as doses de reforço das vacinas contra a covid-19 para que os países pobres possam imunizar a sua população. A Organização Mundial …

Jovens saudáveis em ambientes de risco devem ser vacinados, defendem especialistas

Especialistas são contra a existência de um único critério, o das doenças pré-existentes, e defendem que deve ser criado um regime de "porta aberta" que permita a vacinação de todos os jovens entre os 12 …

Senhora da Graça vai poder ter público na Volta a Portugal

A 9.ª etapa da 82.ª edição da Volta a Portugal vai poder ter público na chegada ao Alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Segundo o Jornal de Notícias, o público vai voltar à …

Nova praia fluvial no Alqueva "nasce" na aldeia que deu nome à barragem

Uma nova praia fluvial já entrou em funcionamento no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros. “A …