Há ovelhas à solta em Lisboa (e é por uma boa causa)

Um rebanho de 20 ovelhas vai andar à solta no Parque da Bela Vista, em Lisboa, no âmbito do projecto ambiental Life Lungs. A iniciativa experimental enquadra-se na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

As ovelhas já saíram da Quinta Pedagógica dos Olivais rumo ao Parque da Bela Vista e vão poder pastar à solta nesta zona da capital, embora com uma rede limitadora para não se perderem pela cidade.

É a primeira saída do rebanho, estando previsto que outras ocorram até Maio de 2021 numa iniciativa do projecto Life Lungs que é coordenado pela Câmara Municipal de Lisboa e que tem financiamento da União Europeia (UE).

O projecto tem um orçamento de 2,7 milhões de euros, sendo financiado em 55% por fundos comunitários, como nota o Expresso. Estão previstas acções até 2024.



A ideia é “associar o pastoreio de animais à manutenção dos prados biodiversos da infraestrutura verde da cidade, e assim as ovelhas alimentam-se, fertilizam o solo e contribuem para a paisagem“, explica ao semanário o vereador do Ambiente, Clima e Estruturas Verdes, José Sá Fernandes.

O vereador refere ainda que o projecto “vem cumprir uma ideia defendida pelo arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles“, recentemente falecido.

Desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa, o projecto Life Lungs visa “contribuir para a concretização da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC, 2017), particularmente ao promover a resiliência da cidade ao aumento de temperatura e escassez de água“, como se explica no site oficial da iniciativa.

O recurso às ovelhas pretender “reduzir o esforço humano e o consumo de energia associados ao corte tradicional” da relva, “permitindo, ao mesmo tempo, o aumento da matéria orgânica e da humidade relativa, contribuindo para a estabilização do solo e controlo da taxa de erosão”, explica ainda a Quinta Pedagógica dos Olivais que colabora no projecto.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …