Em 2018, ficaram por pagar 12 milhões de euros em salários. É um aumento de 60% desde 2017

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) identificou 6.618 trabalhadores com salários em atraso, no valor de 11,7 milhões de euros.

É, de acordo com o Jornal de Notícias, um aumento de 59% no espaço de um ano. Acrescem ainda 3,7 milhões de euros de atraso em contribuições para a Segurança Social referentes a 5.641 trabalhadores, mais 8% do que no ano anterior.

Estes valores, que constam do mais recente relatório de atividade da ACT, decorrem de 37.482 inspeções a empresas, mais 1.406 do que no ano anterior. Abrangem mais 11% de trabalhadores, num total 319 mil.

Das inspeções realizadas em 2017 resultaram 8.665 autos de notícias e participações contraordenacionais, menos 1.714 do que no ano anterior. Por outro lado, as participações para o Ministério Público mais do que triplicaram. Destas, 11,7% foram relativas a procedimento criminal e 88,3% estavam relacionadas com utilização indevida de contratos de prestação de serviços.

Os dados estão, no entanto, longe do cenário da crise. Em 2013, segundo o JN, foi detetado um total de 36 milhões de euros e, em 2014, 20 milhões. Os valores não pararam de cair nos anos seguintes, com 10 milhões em 2015, e 7,4 milhões em 2016. Um ciclo que é interrompido em 2017, com um aumento de 59%.

A maior parte destes salários em atraso são verificados no comércio por grosso e retalho, reparação de veículos; e automóveis e motociclos, que acumulam 2,9 milhões de euros. Seguem-se os setores da eletricidade, gás e água, com 2,8 milhões de euros; e atividades artísticas e espetáculos, com 1,6 milhões.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …