/

Há mais 2.041 casos de covid-19. Internamentos continuam a subir

Giuseppe Lami / EPA

Portugal regista, este domingo, mais 2.041 casos de infeção pelo novo coronavírus, não havendo mortes a registar nas últimas 24 horas.

Os dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que há mais 2.041 infeções, totalizando 889.088 infetados desde o início da pandemia em Portugal. Sem novos óbitos a notar, o país continua com 17.112 mortes no total.

Em contrapartida, o boletim da DGS informa que há mais 655 pessoas que recuperaram da doença nas últimas 24 horas. Assim, há mais 1.386 casos ativos no território nacional, de um total de 38.124. Além disso, há 58.300 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

O número de internados continua a aumentar, sendo que este domingo contam-se 567 pacientes internados em hospitais (+24), dos quais 128 estão em unidades de cuidados intensivos (+6).

Os especialistas receiam que a subida dos internamentos ponha em causa a capacidade de resposta aos doentes não-covid. Em Lisboa, está-se perto desse limite.

“Ao ritmo atual de novas infeções, poderemos atingir esse limite já no final da primeira semana de julho. O nosso plano, para não perturbar a restante atividade, é transferir doentes para outras regiões”, diz ao semanário João Gouveia, coordenador da Resposta Nacional de Medicina Intensiva.

Em todo o território nacional, o SNS tem capacidade para ter um total de 245 doentes em cuidados intensivos sem comprometer a restante atividade hospitalar. Portugal está neste momento a quase metade desse limite.

O boletim da DGS revela que a região de Lisboa e Vale do Tejo volta a ser a que registe um maior aumento nos casos. São mais 928 infeções nas últimas 24 horas, um número superior às 564 registadas no Norte, às 171 registadas no Centro, às 63 registadas no Alentejo e às 252 registadas no Alentejo. Na Região Autónoma dos Açores há mais 52 casos, enquanto na Madeira há mais 11 casos.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.