/

Há famílias norte-americanas a lutar para comprar um bem essencial (menosprezado por muitos)

Meses depois do início da crise pandémica, há várias famílias norte-americanas a lutar para pagar as contas de energia. Durante as ondas de calor, que podem mesmo ser mortais para idosos ou crianças, esta é uma grande preocupação.

Sanya Carley e David Konisky, professores na Universidade do Indiana, nos Estados Unidos, realizaram uma investigação na qual constataram que 13% dos inquiridos não conseguiram pagar uma fatura energética no mês anterior. Além disso, 9% receberam um aviso de corte e 4% tiveram o seu serviço interrompido.

Segundo o The Conversation, mais de metade dos estados norte-americanos proibiu temporariamente as concessionárias de interromper o fornecimento de energia, mas, se extrapolarmos os resultados, significa que aproximadamente 800.000 famílias de baixo rendimento tiveram cortes na eletricidade.

O problema pode piorar à medida que a economia se afunda. Quando as famílias não se podem dar ao luxo de manter as luzes acesas, aquecer ou arrefecer as suas casas, elas sofrem física e mentalmente. Os riscos incluem exposição à humidade e mofo; práticas perigosas, como o uso de fogões para aquecer o ambiente; e stress, ansiedade e depressão.

Antes de 2020, previa-se que a insegurança energética piorasse devido ao aumento dos custos da energia, juntamente com ondas de calor mais frequentes e períodos de frio devido às mudanças climáticas. Agora, a pandemia de covid-19 apresenta um desafio sem precedentes.

Há, ainda, muitas famílias que lidam com a realidade do desemprego, também potenciado pela crise sanitária. Para essas pessoas, o problema ganha outra dimensão, já que têm, muitas vezes, de escolher entre cobrir os custos de energia ou outras despesas.

Os professores universitários defendem que os Governos e as organizações – públicas, privadas e sem fins lucrativos – podem ajudar financeiramente as famílias vulneráveis ​​e pequenas empresas, através, por exemplo, da expansão do Low-Income Home Energy Assistance Program, ou LIHEAP.

Na ótica de Carley e Konisky, os Governos também devem considerar aumentar o financiamento do Programa de Assistência à Climatização do Departamento de Energia. Este programa representa uma solução de longo prazo que pode ajudar as famílias de baixo rendimento a economizar dinheiro com contas de energia, reparando e atualizando os principais componentes.

Reconhecer que a energia é uma necessidade humana, básica e essencial é o primeiro passo, rematam.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.