Há famílias norte-americanas a lutar para comprar um bem essencial (menosprezado por muitos)

Meses depois do início da crise pandémica, há várias famílias norte-americanas a lutar para pagar as contas de energia. Durante as ondas de calor, que podem mesmo ser mortais para idosos ou crianças, esta é uma grande preocupação.

Sanya Carley e David Konisky, professores na Universidade do Indiana, nos Estados Unidos, realizaram uma investigação na qual constataram que 13% dos inquiridos não conseguiram pagar uma fatura energética no mês anterior. Além disso, 9% receberam um aviso de corte e 4% tiveram o seu serviço interrompido.

Segundo o The Conversation, mais de metade dos estados norte-americanos proibiu temporariamente as concessionárias de interromper o fornecimento de energia, mas, se extrapolarmos os resultados, significa que aproximadamente 800.000 famílias de baixo rendimento tiveram cortes na eletricidade.

O problema pode piorar à medida que a economia se afunda. Quando as famílias não se podem dar ao luxo de manter as luzes acesas, aquecer ou arrefecer as suas casas, elas sofrem física e mentalmente. Os riscos incluem exposição à humidade e mofo; práticas perigosas, como o uso de fogões para aquecer o ambiente; e stress, ansiedade e depressão.

Antes de 2020, previa-se que a insegurança energética piorasse devido ao aumento dos custos da energia, juntamente com ondas de calor mais frequentes e períodos de frio devido às mudanças climáticas. Agora, a pandemia de covid-19 apresenta um desafio sem precedentes.

Há, ainda, muitas famílias que lidam com a realidade do desemprego, também potenciado pela crise sanitária. Para essas pessoas, o problema ganha outra dimensão, já que têm, muitas vezes, de escolher entre cobrir os custos de energia ou outras despesas.

Os professores universitários defendem que os Governos e as organizações – públicas, privadas e sem fins lucrativos – podem ajudar financeiramente as famílias vulneráveis ​​e pequenas empresas, através, por exemplo, da expansão do Low-Income Home Energy Assistance Program, ou LIHEAP.

Na ótica de Carley e Konisky, os Governos também devem considerar aumentar o financiamento do Programa de Assistência à Climatização do Departamento de Energia. Este programa representa uma solução de longo prazo que pode ajudar as famílias de baixo rendimento a economizar dinheiro com contas de energia, reparando e atualizando os principais componentes.

Reconhecer que a energia é uma necessidade humana, básica e essencial é o primeiro passo, rematam.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …