/

Gyökeres arrasou na estreia — mas o herói foi Paulinho

José Sena Goulão / Lusa

Que sofrimento. O Sporting fez uma primeira parte digna de fazer sonhar os adeptos, com um futebol de primeira água e um Viktor Györkeres a empolgar tudo e todos com um bis.

A formação de Rúben Amorim, porém, voltou a adormecer na etapa complementar, o Vizela chegou ao empate com golos de rajada, e não fosse Paulinho no último lance do jogo e teria sido um arranque leonino com perdas de pontos.

Que festival de Gyökeres. O atacante sueco não demorou a justificar o facto de ser a mais cara contratação de sempre do Sporting e bisou no espaço de apenas um minuto, aos 14 e 15, em ambos os casos após trabalhar muito bem na área sobre um punhado de defesas, antes de rematar com qualidade.

O ponta-de-lança era o melhor em campo ao intervalo com um extraordinário GoalPoint Rating de 8.4, com os tais dois golos, três remates enquadrados em quatro, 12 passes progressivos recebidos, oito acções com bola na área vizelense e três duelos aéreos ofensivos ganhos em três. Incrível.

O Sporting era, naturalmente, a melhor equipa, veloz, intensa, pressionante, objectiva e os números ao intervalo não deixavam margem para dúvidas quanto à justiça do resultado.

Tudo mudou no segundo tempo. O Vizela corrigiu posicionamentos, começou a realizar transições com segurança e sem que o Sporting conseguisse impedir a progressão e os lances de perigo começaram a surgir. E os golos.

Com mais bola e mais remates desde o descanso, os minhotos bisaram, também com dois golos de rajada, aos 75 e 77 minutos. O primeiro por Samuel Essende, após um erro de Adán. O segundo por Nuno Moreira.

Em Alvalade começaram a pairar, de novo, os fantasmas da irregularidade da equipa na época passada e isso sentia-se na impaciência dos adeptos.

Tal reflectia-se também na intranquilidade da equipa, que praticamente se eclipsou na segunda parte.

Tal como em 2022/23, o Sporting começou a temporada aos soluços, mas no nono minuto de compensação, Paulinho levou Alvalade ao rubro, com um pontapé que valeu três pontos.

Melhor em Campo

Que grande arranque de Primeira Liga para o atacante sueco. No espaço de apenas um minuto, Viktor Györkeres marcou dois golos de grande qualidade, a trabalhar muito bem na grande área, e deixou os adeptos leoninos de água na boca.

O GoalPoint Rating de 8.7 reflecte o bis, três remates enquadrados em quatro (todos na primeira parte), dois passes para finalização, 20 passes progressivos recebidos e 12 acções com bola na área contrária. Promete.

Destaques do Sporting

Coates 6.5

Excelente o capitão no passe, com o máximo de realizados (96) e completos (83), 13 passes progressivos, muita intervenção no jogo, com o valor mais alto de acções com bola (113), mas também três bloqueios de remate e quatro duelos aéreos defensivos ganhos em cinco.

Pedro Gonçalves 6.2

Em zonas adiantadas, “Pote” fartou-se de rematar (7), mas só enquadrou dois. Fez ainda três passes para finalização, oito acções com bola na área contrária, quatro conduções progressivas e duas super progressivas.

Trincão 6.2

Um pouco trapalhão na segunda parte, fez, ainda assim, três passes para finalização e uma condução progressiva. Em cinco tentativas de drible completou apenas uma, o que deixou os adeptos impacientes.

Diomande 6.2

Bem no passe (92% de eficácia), realizou três desarmes e ainda fez uma condução super progressiva.

Morita 6.0

O japonês esforçou-se muito, mas esteve quase ausente a nível ofensivo e não passou de quatro acções defensivas.

Daniel Bragança 6.0

Regressado aos jogos oficiais após longa paragem, o médio actuou 45 minutos e deixou bons apontamentos, com 92% de eficácia de passe e três variações de flanco.

Paulinho 5.7

Entrou aos 64 minutos, perdeu muitos duelos, mas no último suspiro resolveu o jogo.

Destaques do Vizela

Tomás Silva 7.4

Melhor elemento dos minhotos. Tomás fez uma assistência, completou três de cinco cruzamentos de bola corrida e arrasou com o máximo de desarmes (7).

Bruno Wilson 7.0

Estava a fazer um grande jogo e a secar Paulinho. Só não conseguiu tratar o atacante luso no último suspiro. Terminou com espantosas 17 acções defensivas.

Bustamante 6.8

O médio limpou o meio-campo, acumulando seis desarmes, incríveis cinco intercepções e quatro acções defensivas no meio-campo contrário.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.