Guterres pessimista sobre fim da guerra. “Russos e ucranianos acreditam que podem ganhar”

9

André Kosters / Lusa

O ex-primeiro-ministro e atual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres manifestou pessimismo sobre o final a curto prazo da guerra na Ucrânia e exortou a China a restaurar as condições para que os direitos humanos da comunidade muçulmana uigur sejam respeitados.

“Os russos e os ucranianos acreditam que podem ganhar a guerra. Não vejo qualquer possibilidade, a curto prazo, de uma negociação séria”, disse numa entrevista à RFI o diplomata, que reconheceu que o objetivo é procurar alternativas para atenuar as consequências de uma guerra que deverá durar muito tempo.

Falou, por exemplo, na aceleração das exportações de cereais e fertilizantes ucranianos e russos porque há países que estão a passar por dificuldades, especialmente em África.

Em relação à vala comum com 440 sepulturas descobertas na sexta-feira na cidade ucraniana de Izium, na região de Kharkiv, Guterres disse esperar que o Tribunal Penal Internacional possa investigar para apurar responsabilidades.

Depois de ouvir o relatório tornado público pela alta comissária para os Direitos Humanos, Michele Bachelet, que foi muito crítica quanto às políticas do governo chinês na região de Xinjiang e do grupo étnico uigur, Guterres apelou a Pequim para “restabelecer as condições” para que este grupo étnico “possa ter” os seus direitos humanos “respeitados”.

“Ainda mais importante é que esta comunidade possa sentir que a sua identidade cultural e religiosa é respeitada e que tem condições para participar na sociedade [chinesa] como um todo. Espero que esta questão, que penso ser essencial, seja resolvida”, disse Guterres.

Lusa //

9 Comments

    • Pela sua ordem de ideias seria preferível que a Ucrânia se rendesse e passasse a fazer parte da Federação Russa…
      Este é o momento em que TODOS teremos de fazer esforços no sentido de pôr no devido lugar quem é criminoso e quer fazer vale a sua posição pela força. Se isso não for feito, estes ou outros, continuarão no futuro. Há que deixar um aviso bem claro. E a UE tem estado irrepreensível nesta matéria. Parabéns! O Putin claramente não esperava esta resposta. Nem sonhava com ela. Apostava na tradicional indecisão europeia e na incapacidade de se unirem em uníssono. Foi preciso a Ucrânia para isso acontecer.

      Olhe… o que acha da ideia do seu vizinho lhe invadir a casa à força e lhe dizer que a partir desse momento passa a ser dele e que a Ana até poderá lá viver desde que se submeta às leis do seu vizinho?!
      É que se não fizer nada, (seja a Ana ou alguém), é natural que, gozando de impunidade, esse vizinho possa alargar os seus interesses a todos os outros imóveis das redondezas. E tudo será dele. Mesmo contra a vontade de todos os habitantes da zona.
      Não seja egoísta e sobretudo tão imediata no seu pensamento. Muitos dos problemas que temos no Mundo resultam precisamente dessa forma de ver os problemas: EU e AGORA.

      • É exactamente isso o que se está a passar com a agressão à UCRÂNIA; portanto, há a obrigação moral de lhe prestar todo o auxílio para ela se poder defender; e, se necessário for, aumentar essa ajuda para ela levar a guerra até ao interior da própria Rússia…!!!

  1. Bem pode o Guterres e outros pregarem em favor dos uigures, a China está-se marimbando.
    Quanto à guerra da Ucrânia, esta ainda vai durar uns meses e não vai ficar resolvida. Mesmo que dentro de poucos meses haja um cessar-fogo, o problema vai permanecer, como acontece na ex-Jugoslávia ou entre a Arménia e o Azerbaijão: Russos e Ucranianos passaram de irmãos a inimigos com contas a ajustar e territórios em disputa. As tensões vão permanecer e mais lutas virão nas próximas décadas, mesmo mudando as lideranças.

  2. J. Galvao, fofinhos nao me vou cansar de vos entusiasmar a pedira PAZ, muitos fofinhos transpiram odio, mesmo a quem tem o direito de e na forma que entender, sem ofender, claro, eu também sou de opinião que entre marido e mulher nao se meta a colher, os fofinhos deveriam ter em atençao que o problema deste ” casal ” Róssia e Ucrânia ja começou a muitos anos e este ator / presidente foi instruído por e para servir os americanos, que pretenderam colocar Bases militares junto as fronteiras da Russa, como alias vinham fazendo com outros Países recentemente criados oriundos da URSS, e assim vender o seu produto ( leia-se armamento e dominar o mundo ate entao democrático ) ora meus fofinhos se os vossos vizinhos plantassem uma palmeira ou outras arvores que viessem fazer sombra e lixo e destruíssem os vossos alicerces das vossas piscinas , muros e casas, os fofinhos gostariam e nao reclamavam ???, pois é fofinhos o direito a PAZ é para todos, neste caso ainda tem sobrado para nós.

    • Esclareça lá quem atacou quem! Isso se entretanto não o levarem para o Júlio de Matos e o internarem.
      O fofinho confunde tirania com liberdade. Os povos devem ser livres de optar pelas suas convicções. E se a vontade de um povo não é a de estar com um tirano parece-me perfeitamente natural. Já o seu comentário parece-me doentio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.