Guterres vai encontrar-se com Putin em Moscovo na terça-feira

Eric Bridiers, US Mission Photo / Wikimedia

António Guterres, Secretário-Geral da ONU

O anúncio surge pouco depois de Guterres ter enviado duas cartas a Zelenskyy e Putin onde pediu para se encontrar com os líderes dos dois países nas suas respetivas capitais. O Kremlin aceitou o convite do secretário-geral da ONU.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai deslocar-se até Moscovo, onde se vai reunir com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, antes de se encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin, para procurar avançar nos esforços diplomáticos para a resolução da guerra na Ucrânia.

O encontro está marcado para esta terça-feira, dia 26 de Abril, e a notícia foi confirmada oficialmente pela conta do Twitter da Organização das Nações Unidas. Inicialmente foi noticiado que o encontro seria na segunda-feira, dia 25, mas a ONU entretanto corrigiu a data para dia 26.

Este anúncio surge pouco tempo depois de Guterres ter endereçado duas cartas aos chefes de Estado da Ucrânia e da Rússia, Volodymyr Zelenskyy e Vladimir Putin, onde apelou a que tivesse a oportunidade de se encontrar com ambos em Kiev e Moscovo, respetivamente, numa tentativa de encontrar uma solução diplomática para a guerra que se iniciou em Fevereiro.

“Neste momento de grande perigo em termos de consequências, o secretário-geral deseja discutir medidas urgentes para trazer paz à Ucrânia e o futuro do multilateralismo com base na Carta das Nações Unidas e no direito internacional”, explicou Stépgane Dujarric, porta-voz do dirigente português.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.