Guterres pode visitar Kiev e Moscovo nas próximas semanas

Faces Of The World / Flickr

O secretário-geral da ONU, António Guterres

O anúncio seguiu-se a um outro apelo do secretário-geral, para que as forças militares acordassem numa trégua de quatro dias.

António Guterres endereçou duas cartas aos presidentes ucranianos e russos a informá-los da sua intenção de se deslocar às respetivas capitais dos países, com o objetivo de tentar um entendimento entre as duas partes. A notícia foi avançada ontem por Stépgane Dujarric, porta-voz do português.

“Neste momento de grande perigo em termos de consequências, o secretário-geral deseja discutir medidas urgentes para trazer paz à Ucrânia e o futuro do multilateralismo com base na Carta das Nações Unidas e no direito internacional”, explicou.

O anúncio seguiu-se a um outro apelo do secretário-geral, para que as forças militares acordassem numa trégua de quatro dias, durante o período da Páscoa ortodoxa, na mesma altura em que a ofensiva russa no Sul e Leste do país se intensificam e mais pessoas tentam abandonar as regiões.

O objetivo das tréguas propostas tem que ver precisamente com a abertura de corredores humanitários que permitissem a saída de civis. “Estou a pedir uma pausa humanitária ortodoxa na Semana Santa para a guerra na Ucrânia”, disse Guterres, num discurso feito no exterior da sede das Nações Unidas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.