Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

HBO

Keith Raniere na série documental da HBO, “The Vow”.

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele.

Keith Raniere, guru da seita de escravas sexuais NXIVM, foi esta quarta-feira condenado a 120 anos de prisão por um juiz de Nova Iorque, avança a Associated Press.

Raniere tem 60 anos e era o líder de um exclusivo grupo de autoajuda que contava com várias personalidades famosas. Os cursos de autoajuda duravam cinco dias e custavam 5 mil dólares.

O juiz distrital dos EUA, Nicholas Garaufis, chamou Raniere de “implacável e inflexível” em crimes que eram “particularmente flagrantes” porque tinham como alvo meninas e jovens mulheres numa conspiração de tráfico sexual que resultou na condenação de Raniere no ano passado.

O norte-americano foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele, entre as quais uma jovem de 15 anos. As jovens escravizadas eram marcadas com um ferro quente com as suas iniciais. Algumas eram exploradas financeira e sexualmente e obrigadas a submeterem-se a uma dieta baixíssima em calorias.

Várias vítimas desta seita foram ouvidas em tribunal, acusando diretamente Raniere dos crimes praticados. Ainda assim, o homem de 60 anos classificou como falsas algumas das alegações da vítimas.

“Eu acredito que sou inocente das acusações… É verdade que não sinto remorso pelos crimes que não acredito ter cometido”, disse Raniere.

O advogado de defesa procurava uma sentença a rondar os 20 anos de prisão, mas o juiz acabou por decidir uma pena bem mais pesada.

A seita NXIVM atraiu uma grande atenção mediática, culminada com duas séries documentais, uma das quais disponível na HBO, chamada “The Vow”.

Raniere foi declarado culpado em junho de 2019 de tráfico sexual, extorsão, crime organizado, ameaças e abuso de menores por um júri de Nova Iorque.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …