Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

HBO

Keith Raniere na série documental da HBO, “The Vow”.

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele.

Keith Raniere, guru da seita de escravas sexuais NXIVM, foi esta quarta-feira condenado a 120 anos de prisão por um juiz de Nova Iorque, avança a Associated Press.

Raniere tem 60 anos e era o líder de um exclusivo grupo de autoajuda que contava com várias personalidades famosas. Os cursos de autoajuda duravam cinco dias e custavam 5 mil dólares.

O juiz distrital dos EUA, Nicholas Garaufis, chamou Raniere de “implacável e inflexível” em crimes que eram “particularmente flagrantes” porque tinham como alvo meninas e jovens mulheres numa conspiração de tráfico sexual que resultou na condenação de Raniere no ano passado.

O norte-americano foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele, entre as quais uma jovem de 15 anos. As jovens escravizadas eram marcadas com um ferro quente com as suas iniciais. Algumas eram exploradas financeira e sexualmente e obrigadas a submeterem-se a uma dieta baixíssima em calorias.

Várias vítimas desta seita foram ouvidas em tribunal, acusando diretamente Raniere dos crimes praticados. Ainda assim, o homem de 60 anos classificou como falsas algumas das alegações da vítimas.

“Eu acredito que sou inocente das acusações… É verdade que não sinto remorso pelos crimes que não acredito ter cometido”, disse Raniere.

O advogado de defesa procurava uma sentença a rondar os 20 anos de prisão, mas o juiz acabou por decidir uma pena bem mais pesada.

A seita NXIVM atraiu uma grande atenção mediática, culminada com duas séries documentais, uma das quais disponível na HBO, chamada “The Vow”.

Raniere foi declarado culpado em junho de 2019 de tráfico sexual, extorsão, crime organizado, ameaças e abuso de menores por um júri de Nova Iorque.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …