Guiné Equatorial está em Portugal numa missão secreta (e levou nega de Marcelo)

equatorial_guinea / Flickr

O pesidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné Equatorial está em Lisboa para “entregar uma carta secreta” às autoridades portuguesas. Marcelo Rebelo de Sousa rejeitou receber essa carta e ninguém sabe qual é o objectivo desta missão enigmática do inusitado membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

A presença de Simeón Oyono Esono, ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné Equatorial, em Lisboa, está a causar estranheza, sobretudo porque tem como “missão enigmática” a entrega de “uma carta secreta do seu Governo às autoridades portuguesas”, salienta o jornal Público.

Esono tentou entregar essa missiva a Marcelo Rebelo de Sousa, procurando encontrar-se com o Presidente da República Portuguesa, mas não foi recebido e foi direccionado para o ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva.

A questão terá sido meramente burocrática, relacionada com o protocolo habitual nestes processos diplomáticos, apurou o Público.

Certo é que ninguém sabe qual o propósito de Esono que veio a Lisboa acompanhado do antigo embaixador de Moçambique, Murade Murargy. “Não é clara a razão que junta os dois diplomatas africanos, destaca o Público, lembrando que Murargy foi secretário executivo da CPLP entre 2012 e 2016 e será, actualmente, assessor do Presidente da Guiné Equatorial.

Este dado ajuda a tecer a ideia de que Esono tem por missão garantir que a Guiné Equatorial assuma a presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2020, logo depois de Cabo Verde.

“Somos o benjamim da CPLP e como país que acaba de entrar, a Guiné Equatorial gostaria de receber uma cimeira o”, assumiu Esono aos jornalistas, falando em Espanhol, após uma visita de apenas 15 minutos à sede da CPLP, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa, cita o Público.

A entrada da Guiné Equatorial para a CPLP foi muito controversa, não apenas porque o país não tem o Português como Língua oficial, mas porque é uma ditadura, com a pena de morte em vigor, e várias críticas relativamente a violações dos Direitos Humanos. Mas é também um país rico em petróleo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …

Sintra comemora 25 anos como Património da UNESCO com mais de 200 eventos

O município de Sintra assinala os 25 anos da elevação a Património Mundial com a realização de mais de 200 eventos, nomeadamente uma exposição que reúne obras sobre o concelho desde a antiguidade à contemporaneidade. Sintra, …