Guiné Equatorial está em Portugal numa missão secreta (e levou nega de Marcelo)

equatorial_guinea / Flickr

O pesidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné Equatorial está em Lisboa para “entregar uma carta secreta” às autoridades portuguesas. Marcelo Rebelo de Sousa rejeitou receber essa carta e ninguém sabe qual é o objectivo desta missão enigmática do inusitado membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

A presença de Simeón Oyono Esono, ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné Equatorial, em Lisboa, está a causar estranheza, sobretudo porque tem como “missão enigmática” a entrega de “uma carta secreta do seu Governo às autoridades portuguesas”, salienta o jornal Público.

Esono tentou entregar essa missiva a Marcelo Rebelo de Sousa, procurando encontrar-se com o Presidente da República Portuguesa, mas não foi recebido e foi direccionado para o ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva.

A questão terá sido meramente burocrática, relacionada com o protocolo habitual nestes processos diplomáticos, apurou o Público.

Certo é que ninguém sabe qual o propósito de Esono que veio a Lisboa acompanhado do antigo embaixador de Moçambique, Murade Murargy. “Não é clara a razão que junta os dois diplomatas africanos, destaca o Público, lembrando que Murargy foi secretário executivo da CPLP entre 2012 e 2016 e será, actualmente, assessor do Presidente da Guiné Equatorial.

Este dado ajuda a tecer a ideia de que Esono tem por missão garantir que a Guiné Equatorial assuma a presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2020, logo depois de Cabo Verde.

“Somos o benjamim da CPLP e como país que acaba de entrar, a Guiné Equatorial gostaria de receber uma cimeira o”, assumiu Esono aos jornalistas, falando em Espanhol, após uma visita de apenas 15 minutos à sede da CPLP, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa, cita o Público.

A entrada da Guiné Equatorial para a CPLP foi muito controversa, não apenas porque o país não tem o Português como Língua oficial, mas porque é uma ditadura, com a pena de morte em vigor, e várias críticas relativamente a violações dos Direitos Humanos. Mas é também um país rico em petróleo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …

Multimilionários refugiam-se da Covid-19 a bordo de iates

Vários multimilionários têm procurado refugiar-se da pandemia de Covid-19, que nasceu em dezembro passado na China, em alto mar, a bordo de iates de luxo. Em declarações ao jornal The Telegraph, Jonathan Beckett, executivo da …

Este mamífero consegue sobreviver a quase sete mil metros de altura

Cientistas pensam ter confirmado que um pequeno rato descoberto no vulcão Llullaillaco, nos Andes, é o mamífero que consegue viver à maior altitude já conhecida (6739 metros). Segundo o IFLScience, o Phyllotis xanthopygus rupestris foi descoberto, …

O glaciar Denman recuou quase cinco quilómetros nos últimos 22 anos

O glaciar Denman, na Antártica Oriental, recuou cerca de cinco quilómetros nos últimos 22 anos. Investigadores da Universidade da Califórnia, Irvine e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estão preocupados coma topografia exclusiva …

Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas. De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos …

Associação alerta para riscos da mudança da hora em tempos de confinamento

O presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono advertiu hoje que os efeitos potencialmente adversos causados pela mudança da hora podem acentuar-se devido ao confinamento obrigatório das pessoas na sequência da pandemia …

Governo português legaliza estrangeiros ilegais. "A prioridade é a defesa da saúde"

O Governo português decidiu regularizar os estrangeiros com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, medida em vigor desde a declaração do estado de emergência, no dia 19, e que lhes garante os mesmos …

Cirque du Soleil despediu 95% dos trabalhadores e pode ir à falência (mas vai dando shows online)

O Cirque du Soleil pode ser mais uma vítima do coronavírus. A empresa que gere o circo está a analisar a possibilidade de declarar a falência devido a dívidas avultadas e depois de ter despedido …

Ordem dos Médicos está a avaliar uso de medicamento não testado para travar Covid-19

Portugal pode tornar-se no segundo país do mundo a usar hidroxicloroquina como forma de prevenção de Covid-19. A Ordem dos Médicos (OM) estará a estudar essa possibilidade, de acordo com o Expresso. O semanário refere que …

Aumento salarial exigido por Jesus deixa renovação por um fio

A cumprir a segunda temporada no Flamengo, Jorge Jesus quer um aumento salarial. No entanto, o Flamengo não terá capacidade financeira para responder às suas exigências. A renovação do contrato de Jorge Jesus no Flamengo está …