Guimarães 0-1 Benfica | Águias passam primeiro teste de 2020

O Benfica passou no difícil teste de Guimarães e alcançou o nono triunfo consecutivo diante do Vitória SC na Liga NOS. Mas não foi uma vitória fácil para os campeões nacionais, que sofreram para levar de vencida a armada vimaranense.

A culminar um lance que ainda contou com as participações de Chiquinho e de Pizzi, o argentino Franco Cervi apontou o único golo da partida que decorreu na noite deste sábado e que teve nas bancadas mais de 27 mil pessoas.

Foi a 12ª vitória de rajada dos homens de Bruno Lage, que agora ficarão à espera de saber qual será o desfecho do “clássico” de domingo entre Sporting e FC Porto. Por sua vez, os comandados de Ivo Vieira voltaram a perder, após sete jogos em todas as provas sem desaires.

O jogo explicado em números

  • Galvanizados pela massa adepta que preencheu as bancadas do Estádio D. Afonso Henriques, os donos da casa entraram em jogo de forma personalizada, pressionando alto a primeira fase de organização dos “encarnados”.
  • Nesta fase inicial, os vimaranenses tinham 63% da posse de bola e uma eficácia de 87%.
  • Porém, até aos dez minutos nenhum dos dois conjuntos tinha registo de remates à baliza contrária. Aos 12, Davidson assinou o primeiro remate do encontro, que saiu por cima da baliza de Vlachodimos.
  • Eficácia máxima. Aos 23 minutos, na primeira jogada da partida com princípio, meio e fim, os campeões nacionais foram letais e inauguraram o marcador.
  • Pizzi assistiu – pela oitava vez na prova – e Cervi, com um remate colocado, bateu Douglas e apontou o seu segundo golo na Liga NOS. Estava aberto o activo, no primeiro remate enquadrado do duelo.
  • Com 23 acções com bola, 15 passes – eficácia de 87% – uma falta cometida, dois cortes e uma assistência, Pizzi era o elemento em destaque dentro das quatro linhas.
  • À passagem do minuto 31, Lucas Evangelista ficou próximo do empate, mas o “guardião” do Benfica esticou-se e estragou a festa dos minhotos.
  • A equipa de Ivo Vieira voltou a ameaçar a cinco minutos do intervalo. Edwards “sentou” Ferro, rematou, Vlachodimos impediu o golo e, na sequência do lance, João Carlos Teixeira atirou por cima da baliza adversária. Um minuto depois, o “camisola 10” voltou a testar os reflexos do guardião das “águias”, que voltou a demonstrar segurança.
  • Na saída para os balneários, a vantagem era dos forasteiros, que foram eficazes e souberam finalizar a única ocasião de golo que gizaram.
  • O Vitória SC demonstrou o porquê de ter chegado a este duelo sem perder há sete jogos em todas as competições.
  • Fizeram mais remates – seis contra apenas dois do Benfica -, três tiros enquadrados contra um, mais cruzamentos (11 contra seis), mas pecaram no capítulo da eficácia. Ao intervalo, o melhor jogador era Vlachodimos.
  • O internacional grego tinha um GoalPoint Rating de 6.5, com 27 acções com a bola, dois alívios, cortando dois contra-ataques adversários, e três defesas a remates feitos já na área da equipa de Bruno Lage.
  • No recomeço, destaque para dois momentos: aos 54 minutos, Tapsoba, no coração da área, cabeceou por cima. Na resposta, dois minutos volvidos, Carlos Vinicius desferiu uma “bomba” que foi travada por Douglas.
  • Após ter comprometido, Vlachodimos redimiu-se e defendeu o remate de Lucas Evangelista. Neste momento, marcava o relógio 69 minutos.
  • A cinco minutos dos 90, Tomás Tavares subiu no terreno, centrou e Pizzi, isolado perante Douglas, não conseguiu marcar. Já em período de descontos, o guarda-redes dos vimaranenses voltou a estar em evidência, quando voou e defendeu um livre directo cobrado por Gabriel.

Hugo Delgado / Lusa

O melhor em campo GoalPoint

Numa partida de alta voltagem, o jogador que mais se destacou esteve no centro do terreno e chama-se Pêpê. O médio, que fez a formação no Seixal, brilhou no reencontro com as “águias”, terminando o jogo com um GoalPoint Rating de 7.0.

Esmiuçando os números, realçamos os seguintes dados: 101 acções com a bola, dez recuperações de posse, um remate, 88% de eficácia no capítulo do passe – 64 certos e nove falhados -, dois cruzamentos, 16 passes longos certos em 18 tentados e uma eficácia máxima nos dois dribles tentados.

Jogadores em foco

  • Taarabt 6.8 – Exibição em crescendo do marroquino. Após uma primeira parte em que não apareceu, fruto da pressão constante dos adversários, na etapa final surgiu a melhor versão do camisola 49, mais operário do que artístico com nove recuperações de posse, 51 acções com a bola, seis desarmes, uma intercepção e quatro alívios.
  • Vlachodimos 6.6 – Ia “borrando” a pintura quando aos 69 minutos não agarrou um cruzamento de Davidson, mas segundos depois deu “o peito às balas” e travou o remate de Lucas Evangelista. Tirando esse momento, exibição (quase) sem mácula do grego, que contabilizou quatro defesas e foi sempre veloz a sair da baliza quando chamado à acção.
  • Cervi 6.5 – Rafa está na recta final da recuperação, mas o internacional argentino não parece preocupado. Na noite deste sábado, voltou a rubricar mais uma exibição positiva. Além do golo, que foi decisivo, no único remate que fez, sofreu duas faltas, dois desarmes e foi sempre uma “muleta” importante para Grimaldo.
  • Edwards 6.1 – Enquanto teve “gás” foi um verdadeiro sobressalto para a defensiva “encarnada”. Ligado à corrente, o antigo extremo do Tottenham ameaçou em duas ocasiões a baliza benfiquista, e registou cinco tentativas de drible, duas com acerto. Precipitou-se um pouco no momento de decidir.
  • Rochinha 4.2 – O extremo, que também passou pela formação do Benfica, não foi feliz. Apenas esteve 15 minutos no terreno de jogo e acabou por ser expulso, por acumulação de amarelos, após entrada dura sobre Samaris.
  • Rúben Dias 4.2 – Dos 65 passes tentados, falhou dez. Dos 12 passes longos que fez, acertou apenas metade. O defesa-central teve uma das piores notas desde que está na equipa principal do Benfica.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …

Polícia do Rio de Janeiro matou cinco pessoas por dia em 2019

A polícia do Rio de Janeiro matou 1.810 pessoas em 2019, um recorde de cinco mortes por dia e um aumento de 18% em relação ao ano anterior, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP) …

Governo dedica 20 milhões do Orçamento ao combate à violência doméstica

O orçamento total para combater a violência doméstica em 2020 é de 20,3 milhões de euros, adiantou na quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência no Parlamento, Mariana Vieira da Silva, sublinhando o reforço orçamental …

Chega quer câmaras nas fardas e nos carros-patrulha

O Chega, liderado por André Ventura, apresentou um projeto de resolução a defender que os agentes das forças de segurança nacionais devem poder utilizar câmaras, que seriam introduzidas nas fardas e nos carros-patrulha. O partido liderado …

"Não tenho o apoio de Assunção Cristas", diz João Almeida

O candidato à liderança do CDS-PP defende que o partido deve, no imediato, fortalecer-se e depois participar numa "plataforma à direita" de alternativa ao PS, com o PSD, mas sem o Chega. "A alternativa à governação …

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …