/

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

André Kosters / Lusa

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos Açores, as urnas abrem e fecham 60 minutos depois das mesas do continente e da Madeira, devido à diferença horária de menos uma hora.

Mais de 9,3 milhões de eleitores (9.323.688 cidadãos inscritos) podem votar nestas eleições autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

As autárquicas são, de facto, três eleições em simultâneo: a cada eleitor é distribuído um boletim para eleger o presidente da Câmara do município onde está recenseado, outro para votar no presidente da Assembleia da Assembleia Municipal e um terceiro para eleger o executivo da sua Junta de Freguesia.

Serão eleitos os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal dos 308 municípios do país e os 3.091 presidentes e executivos das Juntas de Freguesia (na ilha do Corvo, nos Açores, o concelho com menos eleitores, o executivo municipal desempenha também as competências atribuídas à freguesia).

No entanto, há 22 freguesias com 150 ou menos eleitores que vão escolher os seus autarcas num plenário de cidadãos, que será agendado nos próximos dias, pelo que hoje os cidadãos destas localidades apenas votarão para os municípios.

As mesas de voto vão funcionar até às 20:00.

Onde votar?

Se ainda não sabe onde votar, há três formas possíveis de o fazer. Na primeira opção, pode aceder ao portal da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e inserir os seus dados: número do Cartão de Cidadão e data de nascimento.

Alternativamente, pode também enviar um SMS para o número 3838 com a mensagem “RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento – aaaammdd. Exemplo: RE 15039263 19960725.

Por fim, pode também ligar para a Linha de Apoio ao Eleitor (808 206 206) ou perguntar diretamente na sua junta de freguesia.

PUBLICIDADE

O que levar?

Para exercer o seu direito de voto basta estar acompanhado do seu cartão de cidadão. Se este tiver expirado desde 24 de fevereiro de 2020, lembre-se que pode continuar a usá-lo até 31 de dezembro de 2021.

Embora não seja obrigatório, recomenda-se que leve também a sua própria caneta e uma máscara de proteção individual.

Quais são os boletins?

Não estranhe que lhe sejam entregues três boletins de voto. Caso pertença a uma freguesia com mais de 150 habitantes, receberá três boletins distintos.

Um amarelo para eleger a Assembleia Municipal, um verde para eleger para a Câmara Municipal e um branco para eleger para a Assembleia de Freguesia.

  ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.