“É como uma guerra”. Ucrânia desconfinou (e agora tem os hospitais cheios)

Alejandro Garcia / EPA

A Ucrânia começou a desconfinar com a reabertura dos transportes públicos, parques, cafés e cabeleireiros. Agora, os hospitais estão cheios e os profissionais de saúde estão a lutar contra os novos casos de covid-19

A 26 de junho, as autoridades locais da Ucrânia avisaram que poderiam ter de voltar a aplicar medidas mais apertadas para “achatar” a curva, após terem sido registados 1.109 casos de covid-19 num só dia.

O governo tinha decretado o confinamento até 22 de junho com uma flexibilização gradual que começou em 22 de maio com o levantamento de algumas restrições. No entanto, foi prolongado a 17 de junho até 31 de julho devido ao aumento de casos.

De acordo com a agência de notícias AFP, citada pelo jornal britânico The Guardian, em meados de junho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) listou a Ucrânia entre duas dezenas de países europeus que registaram uma segunda onda do vírus.

“Estamos sobrecarregados. Nas últimas 24 horas, admitimos 18 pacientes com suspeitas de coronavírus”, afirma Marta Saiko, chefe de cuidados de saúde primários no hospital de Lviv. “É como uma guerra, é muito difícil”.

O hospital tem 50 camas para suspeitos de covid-19, mas ficou cheio em três dias. “O estado médico deles é moderadamente sério ou quase grave. Um paciente morreu”, contou Saiko.

Nataliya Matolinets, chefe da unidade de cuidados intensivos, disse que o hospital começou a tratar pacientes com coronavírus porque a cidade precisa de mais camas. “Tanto a carga psicológica como a física aumentaram significativamente para os médicos e toda a equipa”, disse.

Nataliya Timko, uma das principais epidemiologistas do departamento regional de saúde de Lviv, disse que a região esperava ter mais casos na primeira onda, mas evitou essa situação graças às rígidas regras de bloqueio. No entanto, agora, “algumas pessoas esqueceram-se do bloqueio” e o vírus está a espalhar-se porque alguns estão a descartar o uso de máscaras e outras medidas de proteção.

 

A Ucrânia, com uma população de quase 42 milhões de pessoas, tem mais de 49 mil casos confirmados e cerca de 1.200 mortes por covid-19. Neste domingo registou 823 novos casos e 22 mortes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …