Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de “caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço”.

“Expostos os motivos pessoais, egoístas e mesquinhos que ditaram os desabafos ressentidos que produziu, entendemos que deixou de ter condições políticas e éticas para se apresentar, seja onde for, como Presidente do PSD do Porto e falar em nome do Partido Social Democrata”, lê-se na carta a que o Diário de Notícias teve acesso.

Em causa está o facto deste dirigente local dos sociais-democratas do Porto ter há dias escrito no Facebook uma crítica a Rui Rio por este ter estado de férias na crise dos motoristas.

Rui Rio e o Princípio de PeterA propósito da tomada de posição da Secção do Porto de abandono das listas de candidatos…

Publicado por Hugo Neto em Quarta-feira, 14 de agosto de 2019

“Inacreditavelmente, a um mês e meio de eleições legislativas, o Presidente do PSD e o seu núcleo duro decidiram tirar férias, a meio duma crise que, empolada, aproveitada ou não, preocupa os portugueses. Já li e ouvi falar de ‘PSD em serviços mínimos’ e até de greve política. A ausência total de PSD, durante duas longas semanas num período político crítico é inaceitável e apresenta um odor demasiado forte a uma incompetente arrogância para que eu me consiga manter calado. O PSD é mais do que isto. O PSD não é isto!”, escreveu.

Revoltado com a forma como Rio lidou com o problema das listas de deputados, Hugo Neto acrescentou que Rio, neste problema como “no trabalho político diário, não podia ter desiludido mais”. “Personificação máxima do Princípio de Peter, Rui Rio, um bom autarca, com quem trabalhei na Câmara do Porto, rodeou-se de gente sem qualidade e tornou-se num Presidente do PSD sem rumo nem estratégia. E se é, hoje, quase unânime, que depois de tantos erros e passos em falso, Rio terá que sair depois de 6/10, escusava de ter escolhido a porta mais minúscula para essa mesma saída.”

“Foi com espanto e indignação que tomamos conhecimento das declarações que tornou públicas no passado dia 14 no Facebook e que, conforme era seu objetivo, tiveram larga divulgação e lhe conferiram os cinco minutos de fama que são dedicados às figuras menores que sucumbem, debandam ou renegam projetos e partidos a quem devem lealdade.”

Para os autores da carta, as declarações de Hugo Neto foram “graves e irresponsáveis” pois foram proferidas “num contexto pré eleitoral, onde se impunha lealdade institucional e uma liderança firme e mobilizada da nossa Secção do Porto e onde temos bem identificado o nosso adversário político: o Partido Socialista e António Costa!”

Assim, “caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço são características políticas e de personalidade que revelou não possuir e que ficaram evidentes tão logo se viu afastado das listas de deputados”. Ao presidente da assembleia geral da secção do PSD do Porto é deixado um apelo: “Que evoque politicamente o processo e campanha eleitorais de outubro próximo”.

Quanto ao resto, os militantes subscritores da carta “não confundem as verdadeiras prioridades políticas e o interesse nacional com pequenos ajustes de contas de listas e lugares e pretendem participar na campanha eleitoral, do lado do PSD e ao lado do seu líder Rui Rio, no combate urgente e consequente à Esquerda Socialista, Bloquista e Comunista”, já que “esse combate é que reflete a essência, a nobreza e o passado do nosso partido há mais de 40 anos”.

“Os militantes do PSD não virarão a cara ao desafio eleitoral e estarão com Rui Rio nesta campanha dura e difícil, como é apanágio do PSD”, conclui a carta.

De acordo com o DN, Pedro Duarte, Hugo Carneiro, secretário-geral adjunto do PSD e Álvaro Almeida, candidato do PSD à câmara do Porto em 2017, terão sido subscritores da carta, mas não se confirma.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hugo Neto fez o mesmo que o actual presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, fez à Dr.ª Manuela Ferreira Leite antes das eleições que levou o secretário geral do PS Sócrates a primeiro ministro. É mais uma jogada dos “aventais” para afastar do PSD quem os incomoda, mesmo que para isso prejudiquem o partido.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …