Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de “caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço”.

“Expostos os motivos pessoais, egoístas e mesquinhos que ditaram os desabafos ressentidos que produziu, entendemos que deixou de ter condições políticas e éticas para se apresentar, seja onde for, como Presidente do PSD do Porto e falar em nome do Partido Social Democrata”, lê-se na carta a que o Diário de Notícias teve acesso.

Em causa está o facto deste dirigente local dos sociais-democratas do Porto ter há dias escrito no Facebook uma crítica a Rui Rio por este ter estado de férias na crise dos motoristas.

Rui Rio e o Princípio de PeterA propósito da tomada de posição da Secção do Porto de abandono das listas de candidatos…

Publicado por Hugo Neto em Quarta-feira, 14 de agosto de 2019

“Inacreditavelmente, a um mês e meio de eleições legislativas, o Presidente do PSD e o seu núcleo duro decidiram tirar férias, a meio duma crise que, empolada, aproveitada ou não, preocupa os portugueses. Já li e ouvi falar de ‘PSD em serviços mínimos’ e até de greve política. A ausência total de PSD, durante duas longas semanas num período político crítico é inaceitável e apresenta um odor demasiado forte a uma incompetente arrogância para que eu me consiga manter calado. O PSD é mais do que isto. O PSD não é isto!”, escreveu.

Revoltado com a forma como Rio lidou com o problema das listas de deputados, Hugo Neto acrescentou que Rio, neste problema como “no trabalho político diário, não podia ter desiludido mais”. “Personificação máxima do Princípio de Peter, Rui Rio, um bom autarca, com quem trabalhei na Câmara do Porto, rodeou-se de gente sem qualidade e tornou-se num Presidente do PSD sem rumo nem estratégia. E se é, hoje, quase unânime, que depois de tantos erros e passos em falso, Rio terá que sair depois de 6/10, escusava de ter escolhido a porta mais minúscula para essa mesma saída.”

“Foi com espanto e indignação que tomamos conhecimento das declarações que tornou públicas no passado dia 14 no Facebook e que, conforme era seu objetivo, tiveram larga divulgação e lhe conferiram os cinco minutos de fama que são dedicados às figuras menores que sucumbem, debandam ou renegam projetos e partidos a quem devem lealdade.”

Para os autores da carta, as declarações de Hugo Neto foram “graves e irresponsáveis” pois foram proferidas “num contexto pré eleitoral, onde se impunha lealdade institucional e uma liderança firme e mobilizada da nossa Secção do Porto e onde temos bem identificado o nosso adversário político: o Partido Socialista e António Costa!”

Assim, “caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço são características políticas e de personalidade que revelou não possuir e que ficaram evidentes tão logo se viu afastado das listas de deputados”. Ao presidente da assembleia geral da secção do PSD do Porto é deixado um apelo: “Que evoque politicamente o processo e campanha eleitorais de outubro próximo”.

Quanto ao resto, os militantes subscritores da carta “não confundem as verdadeiras prioridades políticas e o interesse nacional com pequenos ajustes de contas de listas e lugares e pretendem participar na campanha eleitoral, do lado do PSD e ao lado do seu líder Rui Rio, no combate urgente e consequente à Esquerda Socialista, Bloquista e Comunista”, já que “esse combate é que reflete a essência, a nobreza e o passado do nosso partido há mais de 40 anos”.

“Os militantes do PSD não virarão a cara ao desafio eleitoral e estarão com Rui Rio nesta campanha dura e difícil, como é apanágio do PSD”, conclui a carta.

De acordo com o DN, Pedro Duarte, Hugo Carneiro, secretário-geral adjunto do PSD e Álvaro Almeida, candidato do PSD à câmara do Porto em 2017, terão sido subscritores da carta, mas não se confirma.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Hugo Neto fez o mesmo que o actual presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, fez à Dr.ª Manuela Ferreira Leite antes das eleições que levou o secretário geral do PS Sócrates a primeiro ministro. É mais uma jogada dos “aventais” para afastar do PSD quem os incomoda, mesmo que para isso prejudiquem o partido.

RESPONDER

Lay-off simplificado estende-se a empresas de carnes e cervejas

O 'lay-off' simplificado vai voltar a estar disponível para empresas que estão a registar quebras de faturação significativas devido à pandemia, mesmo que não estejam encerradas. Segundo referiu ao ECO a Confederação do Comércio e Serviços …

Caçadores da Torre Bela não tinham de comunicar transporte de animais abatidos para Espanha

Os caçadores espanhóis não tinham de comunicar à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) o transporte das carcaças para Espanha, nem era obrigatória a presença de um veterinário na Herdade. Segundo a TSF, o esclarecimento …

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …