Guardia Civil inicia acção por fraude e desvio de fundos da UGT em Espanha

Oscar in the middle / Flickr

Agentes da Guarda Civil espanhola iniciaram esta terça-feira uma ampla acção com rusgas em vários pontos da Andaluzia no âmbito de uma investigação sobre alegadas faturas falsas e desvio de fundos públicos que envolvem a central sindical UGT.

Em causa está uma ordem do tribunal 9 de Sevilha e inclui rusgas a várias empresas que alegadamente emitiram faturas falsas à UGT para justificar subsídios da Junta de Andaluzia.

Várias pessoas foram já detidas durante a operação de hoje, confirmaram fontes policiais.

No passado dia 13 de maio, o procurador de Sevilha, Maria José Segarra, emitiu um decreto em que adjudicava à juíza de instrução Mercedes Alaya a investigação sobre os alegados desvios das ajudas de 49,5 milhões de euros da Fundação Andaluza Fundo de Formação e Emprego (FAFFE).

A polémica arrasta-se há vários meses e levou mesmo, em novembro do ano passado, o secretário-geral da UGT na Andaluzia (Espanha), Francisco Fernández Sevilla, a demitir-se do cargo depois de várias semanas de pressão devido à polémica por vários casos de alegadas faturas falsas e desvio de fundos públicos.

O processo está ainda em segredo de justiça, mas multiplicaram-se notícias que envolvem a UGT em casos de faturas falsas e desvio de fundos públicos destinados a programas de formação de desempregados.

Um dos casos mais polémicos diz respeito à federação da UGT na Andaluzia que alegadamente distribuiu 700 malas falsificadas na China, idênticas às de uma conhecida marca espanhola, a participantes no congresso da organização em 2009, emitindo faturas falsas que depois remeteu para o Governo regional.

As malas e canetas de outra marca, também falsificadas, foram distribuídas no IX Congresso da UGT na Andaluzia, em que foi eleito Fernández Sevilla.

Além de distribuírem cópias de malas fabricadas por uma empresa espanhola, os responsáveis da polémica decisão remeteram o seu custo (mais de 100 mil euros) à Junta da Andaluzia, com faturas falsas, aproveitando-se de fundos da União Europeia.

Para camuflar o destino real dos fundos, a UGT usou subsídios que foram dados na altura para publicidade de programas de formação destinados a desempregados andaluzes (programa Formam XXI) e outros apoios para planos de mulheres e jovens.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …