/

Caso George Floyd. Guardas prisionais negros e latinos proibidos de contactar com ex-polícia

3

(cv)

Derek Chauvin, o agente da polícia que matou George Floyd.

Oito guardas prisionais negros e latinos apresentaram uma queixa de discriminação contra as autoridades da prisão do Minnesota, nos Estados Unidos, por alegadamente terem sido proibidos de ter contacto com o ex-polícia Derek Chauvin.

De acordo com os media locais, citados pela agência EFE, as autoridades prisionais terão proibido o contacto destes oito guardas prisionais com o ex-polícia Derek Chauvin, acusado da morte do afro-americano George Floyd “por não serem brancos”.

Na queixa, apresentada, na passada sexta-feira, no Departamento do Direitos Humanos do Minesota, os guardas prisionais do condado de Ramsey alegam que, quando Chauvin chegou às instalações do centro de detenção de adultos, a 29 de maio, o superintendente ordenou que todos os oficiais “de cor” abandonassem o piso onde estaria o recluso, informou o canal local KSTP.

Os queixosos argumentam que os oficiais negros e hispânicos estão proibidos de ter contacto com o ex-polícia e foram substituídos por outros colegas.

Segundo uma reportagem do canal afiliado da cadeia ABC, um dos oficiais disse sentir-se “humilhado” e outros agentes foram vistos a chorar.

George Floyd, de 46 anos, morreu a 25 de maio, em Minneapolis (Minnesota), depois de o ex-polícia lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção, apesar de o afro-americano dizer que não conseguia respirar.

A sua morte provocou uma onda de protestos contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos e em outras partes do mundo, nomeadamente em várias cidades portuguesas.

Entretanto, a morte de outro afro-americano às mãos da polícia, Rayshard Brooks, em Atlanta, na Geórgia, fez intensificar as manifestações.

As câmaras de vídeo nas viaturas da polícia mostram que o cidadão afro-americano e os agentes estiveram a conversar calmamente durante cerca de 40 minutos. Contudo, Brooks acabou a lutar com os agentes e a fugir com o taser de um deles, apontando-o enquanto fugia. A autópsia revelou que o cidadão foi baleado duas vezes nas costas.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Latinos não brancos, de onde vem a sua origem e a sua latinagem, será que hajam povos latinos com origens americanas?

    • Pois… nos EUA baralham tudo e chamam latinos aos outros americanos!!
      A sua “latinagem” vem da língua “nativa” (espanhol, português, francês).
      Já os verdadeiros latinos (italianos, etc), por lá, são “apenas” europeus!….

  2. Nos EUA, a designação Branco refere-se a pessoas com ascendência Europeia, enquanto Latinos refere-se a pessoas com ascendência Sul e Centro Americana. Por exemplo, Portugueses e Espanhóis não são considerados Latinos, são Brancos, enquanto Brasileiros são Latinos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.