A nova publicidade da marca de móveis sueca Ikea está a dar que falar. Tudo porque faz uso do humor político para vender uma estante com referências aos envelopes com mais de 75 mil euros em dinheiro que foram descobertos no escritório do ex-chefe de gabinete de António Costa.
“Boa para guardar livros. Ou 75.800 euros.” Esta é a frase do momento que aparece ao lado da imagem de uma estante da Ikea em outdoors publicitários da marca sueca em Portugal.
A frase faz referência ao dinheiro que foi descoberto no gabinete de Vítor Escária, ex-chefe de gabinete de António Costa, durante as buscas realizadas na residência oficial do primeiro-ministro no âmbito da Operação Influencer.
Este caso levou à demissão de António Costa e à convocação de eleições antecipadas para Março próximo.
Todo este contexto está a dar ainda maior relevância à publicidade e nas redes sociais, há quem note que “o Ikea também já entrou em campanha eleitoral”.
Também há quem refira que “o pessoal do marketing do Ikea não vota PS”, ou quem sublinhe que a marca sueca está “a piscar o olho ao consumidor socialista“.
E se há quem considere que é a “melhor publicidade de 2024”, também há quem antecipe que a empresa vai ser “obrigada a remover os cartazes”. Ou ainda quem ache que a publicidade até pode “arrebitar a indústria [dos móveis] de Paços de Ferreira”.
Não costumo mostrar aqui o trabalho que vou fazendo na agência, mas confesso que estou muito curioso para ver as reações a este. https://t.co/MHwa1eZ937
— luis m. jorge (@luisjorge) January 24, 2024
Por outro lado, o jornalista e escritor Frederico Duarte Carvalho questiona se “podemos acusar o Ikea de ingerência” política.
“Pode uma empresa multinacional usar os casos políticos num dos países onde tem presença para influenciar a percepção pública – por muito que isso divirta uma parte da Nação sem perceber a vergonha internacional a que ficamos expostos”, pergunta no seu perfil do X, o antigo Twitter.
Podemos acusar o Ikea de ingerência? Pode uma empresa multinacional usar os casos políticos num dos países onde tem presença para influenciar a percepção pública – por muito que isso divirta uma parte da Nação sem perceber a vergonha internacional a que ficamos expostos? https://t.co/Z6v51H52P7
— Frederico Duarte Carvalho (@fredericodc27) January 24, 2024
Ikea rejeita intenções políticas
O Ikea já comentou a campanha num comunicado enviado à SIC Notícias, justificando que “faz parte do dia-a-dia dos portugueses há 20 anos” e que gosta de “desenvolver campanhas que reflitam a vida real” do país.
“Esse foi o ponto de partida deste e de outros mupis que temos tido a circular pelas cidades nas próximas semanas”, aponta a empresa, garantindo que não tem “qualquer intenção ou propósito de contribuir, seja de que forma for, para o debate partidário e para o actual contexto pré-eleitoral que se vive no país”.
A marca sueca realça a importância do “sentido de humor” nas suas campanhas, até “como forma de aliviar a tensão de um mundo com os nervos cada vez mais à flor da pele”.
Adoro ! Parabens pela audacia e sentido de humor. Quem diz mal desta acao tem razao ! Quem diz bem… tem razao ! Considero a minha apreciacao imparcial ja que o PS é um dos partidos em que neste momento pondero a intencao de votar (tirando os extremos, nao sei ainda em quem votar).
Genial e artística. Parabéns!
Em todo o pano, pode cair uma nódoa:
Veja-se uma curiosidade histórica: “No ano de 1942 Ingvar Kamprad tornou-se membro do movimento pró-nazista Novo Movimento Sueco e, já em setembro de 1945, com dezenove anos de idade, doava dinheiro e recrutava membros para o movimento.[6] Além disso, Kamprad era amigo de Per Engdahl, líder do movimento nazista na Suécia. O envolvimento com o movimento pró-nazista Novo Movimento Sueco só foi interrompido em meados da década de 1950, cinco após a derrota e o desmantelamento do nazismo na Alemanha. A filiação nazista de Kamprad não se tornou pública senão em 1994. Após a descoberta deste fato, Kamprad desculpou-se em várias ocasiões e chegou a mandar uma carta de esclarecimento a todos os empregados do grupo IKEA.”
Ler a fonte em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ingvar_Kamprad
Nazi humor?
Carlos, e o que é que isso interessa?
Com espírito, sem dúvida.
Exatamente o mesmo espírito que procede da alteração/conversão de cartazes que hoje tem ocorrido.
Adoro!
Isto é humor. Isto é liberdade.
E há quem se demita dos cargos ou os rejeite, por meros e incomprovados indicios, é há quem não se demita e berre pela inocência.
O circo está montado.
Aguardemos.
Faltou-me acrescentar
PELA BOCA MORRE O PEIXE, Hehehe!!!!
esta pelo menos é educada. da de outra empresa que mandava “para o caralho” uma 2ª feira, pouca expressão teve em termos de manifestações dos intelectóides da nossa praça.
Parabém IKEA pelo humor.