Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano.

A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados Unidos, detém alguns dos prisioneiros mais perigosos do país. Em 2012, cada prisioneiro custava cerca de 78 mil dólares por ano. Ao olhar para a Prisão de Guantánamo, os valores são estrondosamente mais elevados. O custo com cada um dos 40 prisioneiros é de 13 milhões de dólares.

As contas feitas pelo The New York Times relatam de um gasto superior a 540 milhões de dólares no ano passado com salários dos soldados, manter o tribunal de guerra e fazer manutenção e construções necessárias. A Prisão de Guantánamo é muitas vezes denunciada por alegados maus-tratos e tortura aos seus prisioneiros — alguns dos quais são acusados de serem os orquestradores do 11 de setembro.

Isolada dos Estados Unidos, no sul de Cuba, a Baía de Guantánamo conta com 1.800 soldados, ou seja, 45 por cada prisioneiro.

O próprio presidente norte-americano, Donald Trump, já reagiu à notícia, admitindo mesmo que “é de loucos” que se gastem 13 milhões por prisioneiro em Guantánamo. “Eu acho isso de loucos. Custa uma fortuna para operar”, disse.

Sem chegar a admitir encerrar a prisão, diz que iria procurar por alternativas. Pelo contrário, durante a sua campanha em 2016, prometeu manter a prisão aberta e até mandar para lá mais terroristas. “Olhe, o presidente Obama disse que a Baía de Guantánamo seria fechada e nunca o fez”, atirou.

Os membros da direção têm a sua própria capela e cinema, duas salas de jantar e uma equipa de saúde mental. Já os prisioneiros têm acesso a refeições, acesso a canais de notícias e desporto por satélite, equipamento de ginásio e consolas de jogos. Os mais bem comportados têm direito a refeições conjuntas e podem rezar em grupos. Alguns deles, de acordo com o NY Times, até podem participar em aulas de arte e horticultura.

Um relatório do Departamento da Defesa norte-americano de 2013 calculou um gasto de 454,1 milhões de dólares — menos 90 milhões do que em 2018. Na altura havia 166 prisioneiros em Guantánamo, fazendo com o que o custo por prisioneiro fosse de “apenas” 2,7 milhões de dólares.

“Acho que não há necessidade ter instalações incrivelmente caras nas residências de Guantánamo… são 40 pessoas”, afirmou o democrata Adam Smith, defensor de longa data do encerramento das instalações. “Então, em última análise, acho que eles devem ser transferidos para cá [Estados Unidos]”.

Para além dos guardas prisionais, Guantánamo tem uma unidade da guarda costeira e engenheiros da Força Aérea, médicos da Marinha, enfermeiros, técnicos psicólogos, advogados, padres, bibliotecários e jornalistas militares.

E não ficam por aqui. Há ainda linguistas do Departamento de Defesa, analistas de inteligência, consultores, profissionais de tecnologia da informação e outros funcionários do Governo. Em 2014, eram cerca de 300 funcionários na Baía de Guantánamo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …